sexta-feira, maio 11, 2012

Relações Filhos e Pais

Finalmente sexta-feira, dia de inicio de fim de semana, sem agenda no consultório e tarde livre, que vou aproveitar para dar umas voltas. Têm sido dias bastante preenchidos, mas como diz o ditado " com muita parra e pouca uva", ou seja, muitos doentes, muitas coisas rotineiras, mas poucos (bons) trabalhos de Prótese fixa, implantes ou até ortodoncia. Nota-se uma retracção enorme nas pessoas, com uma manifesta falta de capacidade económica ou então por receio do futuro. Ainda ontem tive uma doente que nunca teve problemas económicos a referir que tinha um decréscimo de cerca de 25% nos seus rendimentos, o que é bastante significativo. De qualquer forma, podemos estar satisfeitos por continuar a ter a agenda preenchida e até, como aconteceu esta semana, ter que trabalhar mais duas manhãs, o que é bom como é evidente. Espero apenas que surjam mais coisas de laboratório, mais trabalhos porque apenas e só com consultas normais não conseguimos manter o que queremos. Uma vez mais e felizmente que mudei de consultório e de condições porque, sinto que neste momento, teria muito mais dificuldades se ainda estivesse no meu espaço, na medida em que as imposições e obrigações legais aumentam constantemente e as receitas vão diminuindo progressivamente. Estou com bastante receio dos meses do verão que são habitualmente muito fracos e este ano provavelmente irão ser ainda piores. E tanto mais que agora não consigo controlar tão bem as entradas e saídas de pagamentos e de trabalhos!  Mas mantenhamos o optimismo e a confiança no futuro e aguardemos que tudo corra o melhor possível e duma forma satisfatória para todos  nós e em especial para todos aqueles que me rodeiam e de quem eu gosto. As relações humanas e familiares são, na verdade, bastante complexas e então as relações entre mães e filhos têm contornos complicados e difíceis, principalmente se não houver uma abertura de espírito e uma grande franqueza. Vou tendo conhecimento de casos destes e, dentro das minhas possibilidades, tento intervir e apaziguar mas também me é muito difícil aperceber-me de todos os factores e sobretudo abordar determinados temas e factos. Mas preocupa-me o estado de espírito das pessoas e  uma vez mais não sei muito que mais poderei fazer, tanto mais que se trata dum dos melhores amigos. De qualquer forma e dentro das minhas possibilidades, tentarei estar mais presente neste pequeno/grande diferendo, que no fundo tem como base vivências distintas e actualidades diferentes que nem sempre são compreendidas. Como se sabe, as minhas próprias relações com os meus filhos atravessaram momentos bem difíceis, se bem que actualmente as possa considerar extremamente positivas, mesmo que sinta a existência de vários "obstáculos" e certos "ressentimentos" por parte do meu filho mais velho, que tem e deve libertar-se mais e seguir o seu caminho, da forma que entender ser a mais correcta. Sei que lhes dei as ferramentas possíveis e agora compete a ambos, aproveitar essas mesmas ferramentas e seguir o seu caminho e rumo o melhor que puderem. Tenho a certeza de que ambos conseguirão atingir os seus objectivos e ficarem muito bem na vida. É um dos meus desejos mais profundos e queridos. Esta semana decorre uma iniciativa, a Lisboa restaurante week, durante a qual muitos restaurantes têm ementas a preços fixos ( 20 euros ), com a qualidade habitual e por isso hoje vamos jantar a um desses, tendo reserva na Casa Galega, que foi a terceira opção escolhida porque os espaços aderentes costumam ficar cheios num instante. Gosto bastante deste restaurante, que fica em Paço de Arcos e espero que hoje corresponda às expectativas. Fica um enorme SORRISO cheio de vontade de prosseguir este caminho de auto-conhecimento e de amadurecimento, no sentido de nos fortalecermos e assim podermos contribuir dentro das nossas limitações para uma melhoria deste mundo em que vivemos e estamos inseridos. Se pudermos como o nosso SORRISO mudar, para melhor, um ínfimo grão se areia desta imensa engrenagem em que estamos, então posso ficar satisfeito por ter conseguido alguma coisa e concluir que esse dia em que contribui positivamente para alguma coisa, é um dia de SORRISO e de satisfação pessoal e colectiva.

Sem comentários: