A palavra de ordem de hoje é, uma vez mais, ANGÚSTIA... não consigo dormir e descansar em condições, vendo as horas a passar e sem ter um sono verdadeiramente relaxado e descontraído.
Fui na semana passada ter com uma das minhas medicas que me prescreveu um medicamento novo que pouco ou nada me faz, porque não me proporciona um sono seguido e relaxante. Hoje fui ter com a minha outra medica e querida amiga e chegámos à conclusão que estamos em situações semelhantes nesta fase da vida.
Ou seja, quando pensávamos que a partir dos 50 iríamos descansar mais e trabalhar menos, gozando algumas regalias e benesses, acontece-nos precisamente o contrario e não só temos que trabalhar mais, como vemos os rendimentos a diminuir. Além disso temos e queremos continuar a contribuir para a desenvolvimento dos nossos filhos e por isso temos que procurar soluções e caminhos para isso.
É opinião unanime de todos os colegas com quem falo, esta dualidade de ter de trabalhar bastante mais para se ter sensivelmente o mesmo ou um pouco menos, mas com poucas perspectivas de futuro e sem saber exactamente se iremos ou não ter as nossas reformas e as tais regalias de que estávamos à espera.
Constatei que a TM, minha medica e amiga, sente exactamente o que e sinto e tem as mesmas angustias e duvidas que eu tenho e que certamente muitos de nós também têm, porque dependemos do mercado e do consumo das pessoas e essa vontade e possibilidade de consumir tem vindo a diminuir drasticamente. Vamos a ver como se vão processando os meses seguintes e como é que nos vamos aguentando!
Estas segundas feiras são sempre acompanhadas desta angustia e dificuldade em iniciar mais uma semana, se bem que tenha começado com a boa noticia da aceitação da candidatura do meu filho, a programa a que se candidatou.
Faltando uma etapa importante - a entrevista - a verdade é que aceitaram o seu CV, a sua experiência e o seu empenho, pelo que agora resta aguardar pelo desempenho na entrevista e pela resposta ao pedido da bolsa. Como eu, penso que ele também tem a sua estrelinha da sorte, pelo que acho que, se tudo correr como é expectável, ele tem a vida organizada e feita desde que a aproveite e se empenhe total e integralmente. E ele é capaz.... está a lutar pela concretização dos seus sonhos e a transforma-los em realidade como sempre lhe disse para fazer e empenhar-se!
Falta-me a força anímica para ir trabalhar, mas é evidente que terei que ir e fazer o meu melhor porque não adianta rigorosamente nada fugir dos problemas e deste quotidiano rotineiro e cansativo que vamos tendo. Preciso de preencher este meu imenso vazio e de me ocupar com mais alguma coisa que me faça sentir ainda valido e capaz, porque efectivamente ainda o sou e quero continuar a ser mais alguns anos!
Um enorme SORRISO dirigido principalmente aos meus filhos que se encontram "ocupados" a realizar os seus SONHOS e a transformá-los em realidade. Sempre os incentivei nesse sentido e nesse aspecto sinto-me bastante feliz por encontrar em ambos a força, a inteligência e a sensibilidade para se empenharem nos seus objectivos e rumos.
Pe. João
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário