quarta-feira, setembro 28, 2011

Filmes e Livros

Ontem estive a ver um filme fantástico, " Orar, Comer e Amar" com a Júlia Roberts e apenas posso dizer que é uma lição de vida. Cumulativamente com o livro que ontem também terminei,  " O Homem das Violetas Roxas" , posso afirmar que temos mesmo a obrigação de sairmos da nossa habitual zona de conforto e partirmos em busca da nossa verdadeira identidade e do nosso EU.
Infelizmente, a maioria das pessoas não se apercebe da escuridão em que se encontra, nem do percurso que tem que fazer. Ou seja, a vida pode ser de tal maneira opaca para a maioria das pessoas que nem têm tempo para se descobrirem, sendo também verdade que a maioria nem sabe que tem outra faceta e que deve empenhar-se no seu EU e na sua revelação.
Aconselho vivamente a ver esse filme e a ler este livro - que alias será o meu presente de  Natal para muita gente - para termos a noção do que é possível fazermos para evoluir e nos conhecermos.
No filme é através do locais e viagens e pessoas que ela se vai descobrindo e identificando com o seu próprio EU, apagando fantasmas e deixando vir à superfície as suas melhores qualidades e uma salutar forma de estar na vida e de a viver.
No livro, é outro processo de descoberta do passado que vai permitir a Dinah crescer, amadurecer e principalmente conhecer-se e saber o seu real papel neste mundo e na vida.
Formas distintas de alcançar o objectivo de nos conhecermos e sobretudo de inferiorizarmos a nossa mudança. Iniciei este meu percurso há uns anos e neste tempo, mudei muita coisa e percebi muitas mais, na certeza de que ainda me falta bastante para alcançar uma maior paz de espirito e uma melhor compreensão pessoal e do mundo que me rodeia.
De qualquer forma, a angustia em que vivia, a depressão que sentia, bem como a ausência de interesse pela vida e por mim próprio, quase que desapareceu. E quando digo quase, sei perfeitamente neste momento  o que me desestabiliza e muitas vezes consigo já lidar com essas situações duma forma completamente diferente do passado. Creio que na altura em que estiver estabilizado do ponto de vista financeiro e que tiver a viver a minha reforma, serei certamente um homem diferente e mais feliz.
A vida tem-me ensinado muita coisa e sobretudo a viver o dia a dia, duma forma atenta e responsável, tentando em cada dia dar o meu máximo e contribuir também para o bem estar do colectivo e de quem comigo se relaciona. É muito importante DAR, percepcionar as outras pessoas e tentar chegar a elas, contribuindo para que o seu dia possa  ser melhor e importante. Para isso, é preciso tão pouco! Apenas o nosso empenhamento e a nossa vontade sincera e verdadeira!
Será que consigo mesmo transmitir esta minha mudança aos outros e a quem lida comigo ou viverei nessa ilusão e no fundo em nada contribuo para o bem estar dos que me são queridos!?
Também ontem tive a primeira surpresa desagradável no consultório devido a uma atitude do SL e pelo seu comportamento e maneira de ser, que tem que ser mudada e principalmente, tenho que marcar a minha posição e até a minha noção de independência, para que fique claro que, em qualquer altura, poderei sair para outro lado se não esto sem reunidas as condições acordadas e justas. Sei que terei lugar em qualquer consultório da zona e certamente que serei aceite de braços abertos por outro colega, dadas as minhas circunstâncias !
Um grande e sentido SORRISO, com muita energia positiva e entusiasmo pela vida, pelas pessoas e por este Universo onde estamos inseridos.

Sem comentários: