domingo, setembro 18, 2011

De Novo em Casa

De novo em casa, porque viemos ontem de Sesimbra ao fim da tarde, visto termos marcado ontem uma rodada de póker em casa de amigos.
Estivemos naquela tranquilidade todo o dia, entre a piscina e o dormitar, e com bastante falta de vontade, saímos pelo fim da tarde. Como estava imenso transito, levámos bastante tempo a chegar a casa dos nossos amigos.
É um grupo que se conhece desde a faculdade e que desde o nascimento dos filhos, se tem distanciado um pouco porque alguns deles têm um conceito bastante redutor do seu papel educacional. Ou seja, vivem e agem exclusivamente em função das crianças, não lhes dando grande margem de manobra e até, fazendo com que sejam anti-sociais. Como tenho dois filhos, sei que se pode fazer diferente e com bons resultados, pelo que me faz bastante impressão este comportamento, que até considero doentio.
Alguns deles, desde que se tornaram Pais, parecem ter desistido de ter vida própria e identidade, apagando-se completamente e focando os seus objectivos e quotidianos única e exclusivamente nos filhos.
São maneiras de estar na vida e no mundo que não têm mesmo nada a ver comigo e sinceramente, ontem penso que todos se aperceberam da certa inutilidade destes encontros que parecem ser uma imposição para alguns. Lá conseguimos jogar um bocadinho e pela primeira vez, neste grupo, fui o vencedor desta noite, ganhando o prémio existente. Estava com sorte !



De repente, lembrei-me deste ícone de Roma, que é a Fonte de Trevi, apinhada de gente e que é obrigatório, não só visitar, como também lançar uma moeda para que regresse a Roma outra vez. E também para dar sorte como em todos os lados em que existe esta tradição.
Mas voltemos à nossa realidade e ao nosso quotidiano, estando de novo com alguma angústia pelo desenrolar desta nova etapa e pelo primeiro embate sério que penso irá haver, com consequências que quero serem boas, realistas e adequadas para ambas as partes.
Hoje quero ver se vou buscar coisas, livros e outros ao meu antigo consultório para começar a arrumar assuntos e a definir as coisas, para poder "partir" para outras ocupações e projectos. Tenho sobretudo que me acalmar, habituar-me a esta nova situação e viver um dia de cada vez sem estar permanentemente em stress e angustiado como pareço andar permanentemente. Pior ainda é sentir-me menos bem e sem grandes motivos para ficar bem. Felizmente que consigo identificar as causas, esperando poder corrigir parte delas brevemente esta semana.
Para já, fica o SORRISO possível, com a energia existente e a enorme vontade de utilizar todo o potencial do Universo em que vivemos e  nos movimentamos para poder viver melhor, DAR ainda mais e receber tudo aquilo que desejo e quero!

Sem comentários: