sexta-feira, setembro 30, 2011

(Outra) Sexta-Feira

Chegámos à ultima sexta feira deste mês de setembro e tenho um dia cheio. Primeiro SAMS, de seguida consultório, uma vez que tenha trabalho e marcações, praticamente toda a tarde. Tenho apenas um pequeno espaço a seguir ao almoço para poder descansar um pouco e aguentar a tarde. 
Estou a acordar sistematicamente pelas seis e tal da manhã, completamente sem sono e pronto para me levantar e começar o dia. Não sei o que se passa porque neste momento e no dia 30 de setembro, constato que as coisas correram relativamente bem, com a concretização de grande parte dos meus objectivos.
 A verdade é que chego cansado e com sono bem cedo, pelo que me tenho deitado relativamente cedo e talvez por isso também acorde a estas horas.
Ontem foi um dia intenso de consultório, cheio de consultas e sem tempo para respirar, mas ao mesmo tempo divertido e com bom ambiente! Este consultório tem alguns problemas de funcionalidade e de disposição das coisas, porque foi arquitectado por pessoas que não percebem deste assunto e por isso a algumas coisas que estão profundamente erradas e outras que terão que se ir modificando com o tempo. Também vai ter que haver uma maior aceitação e naturalidade no funcionamento da clinica e sobretudo perceber-se que, nestes tempo que correm e na crise em que estamos, muito bem tem corrido no que diz respeito ao volume de consultas e negócio.
 Neste fim de semana, vamos ter um jantar de irmãos em casa, para dar andamento ao jantar mensal dos irmãos, rotativamente em casa de cada um de nós. Temos que estreitar o convívio e manter mais pontes entre todos, com um reforço do contacto e do convívio. Cada vez acho mais importante esta faceta da minha vida e esta aproximação à minha família mais chegada, na certeza de que é e será sempre com ela que poderemos contar.
No domingo vamos continuar com a nossa mudança de ambiente no salão para que, com esta alteração, nos possamos sentir melhor e mais confortáveis. A primeira parte ficou excelente, tendo logo dado outra dimensão ao espaço, que ficou mais composto, mais amplo e mais bonito. Talvez também mais de acordo com o nosso espirito e maneira de estar actual.
Estamos quase no fim da manhã, tendo estado na consulta de ortodoncia a dar andamento ao meu próprio tratamento, que está a correr  bem mais depressa do que era expectável. E felizmente que assim é!
Um enorme e sentido SORRISO com a vontade de entrar rapidamente em fim de semana e com muita energia e entusiasmo pelos programas que vamos ter.

quinta-feira, setembro 29, 2011

Madrugada

Acordei pelas 06.30 da manhã, completamente sem sono, pelo que me levantei e aqui estou em frente ao computador a (não) meditar na vida e a passar os olhos pelos mails, pelo facebook e pelo blogue a ver se me dá novamente o sono.
Não tenho, hoje e agora, qualquer preocupação em especial porque felizmente estou a conseguir adaptar-me bastante bem a esta enorme mudança e principalmente a ter grande parte dos resultados que previa. Vamos a ver com a continuação do tempo...
Nestes últimos dias, tenho acordado relativamente cedo sem motivos aparentes, pelo que também depois do jantar começo a ficar com um sono imenso. Deve ser da idade esta alteração do ritmo de sono... mas espero não passar agora a acordar a estas horas, porque não dá jeito nenhum !
Lá consegui dormir um pouco mais e acordar a horas mais decentes, apesar destas "aventuras" me deixarem um pouco cansado e atordoado. Mas sinto-me bem agora...
Estamos numa normalidade de semana e de dias e curiosamente, ando com muito mais vontade de trabalhar do que andava, porque me sinto muito mais liberto e despreocupado, podendo entregar-me totalmente aos doentes, ao diagnóstico e ao tratamento e não à gestão e orientação geral, que, pelos vistos era o que me aborrecia mesmo, aliado aos eternos problemas dum consultório e às despesas crescentes do mesmo. Tenho-me sentido mais liberto e sobretudo mais atento a pormenores clínicos, que é no fundo o que me atrai e continua felizmente a atrair. Também nesse aspecto, acho que foi uma boa aposta, desde que tudo continue a correr como até aqui, com uma integração suave e uma aceitação de parte a parte. Esperemos é que o staff aguente esta transição e consigamos manter tudo como está, porque se houver alterações é grave mesmo e não sei bem o que farei.
Mas esperemos que tudo corra pelo melhor e que progressivamente tudo se componha e se realize normal e eficazmente. Na verdade, parece continuar sempre a haver alguma coisa para me preocupar, mas vou ter que intervir e rapidamente para que não haja mais saídas de pessoas, porque senão fico numa situação deveras complicada.
Mais um dia aparentemente cheio no consultório, porque felizmente temos conseguindo ocupar os dias, apesar da evidente diminuição de trabalhos fixos e mesmo de removíveis. As pessoas, neste nível, vão fazendo os seus tratamentos mas sem se aventurarem muito em grandes despesas ou projectos; mesmo assim estamos a conseguir resultados muito aceitáveis e esperemos que se mantenha, pelo menos, assim. O ideal seria melhorar mais e melhor. Mas tenhamos esperança e acreditemos que a minha boa sorte de sempre me continue a acompanhar e a permitir a realização de todos os meus projectos e sonhos.
Ontem foi dia de jantar com o Fran; jantámos muitissimo bem uma sopa de cogumelos, seguida dum robalo no pão que estava uma delicia. Ele esteve a estudar um bom bocado e depois foi para casa do amigo continuar o estudo, uma vez que tem o seu primeiro teste hoje.
Um enorme SORRISO cheio de esperança e optimismo na vida e nas pessoas, sabendo que estamos todos inseridos num mesmo círculo e interdependentes.













quarta-feira, setembro 28, 2011

Filmes e Livros

Ontem estive a ver um filme fantástico, " Orar, Comer e Amar" com a Júlia Roberts e apenas posso dizer que é uma lição de vida. Cumulativamente com o livro que ontem também terminei,  " O Homem das Violetas Roxas" , posso afirmar que temos mesmo a obrigação de sairmos da nossa habitual zona de conforto e partirmos em busca da nossa verdadeira identidade e do nosso EU.
Infelizmente, a maioria das pessoas não se apercebe da escuridão em que se encontra, nem do percurso que tem que fazer. Ou seja, a vida pode ser de tal maneira opaca para a maioria das pessoas que nem têm tempo para se descobrirem, sendo também verdade que a maioria nem sabe que tem outra faceta e que deve empenhar-se no seu EU e na sua revelação.
Aconselho vivamente a ver esse filme e a ler este livro - que alias será o meu presente de  Natal para muita gente - para termos a noção do que é possível fazermos para evoluir e nos conhecermos.
No filme é através do locais e viagens e pessoas que ela se vai descobrindo e identificando com o seu próprio EU, apagando fantasmas e deixando vir à superfície as suas melhores qualidades e uma salutar forma de estar na vida e de a viver.
No livro, é outro processo de descoberta do passado que vai permitir a Dinah crescer, amadurecer e principalmente conhecer-se e saber o seu real papel neste mundo e na vida.
Formas distintas de alcançar o objectivo de nos conhecermos e sobretudo de inferiorizarmos a nossa mudança. Iniciei este meu percurso há uns anos e neste tempo, mudei muita coisa e percebi muitas mais, na certeza de que ainda me falta bastante para alcançar uma maior paz de espirito e uma melhor compreensão pessoal e do mundo que me rodeia.
De qualquer forma, a angustia em que vivia, a depressão que sentia, bem como a ausência de interesse pela vida e por mim próprio, quase que desapareceu. E quando digo quase, sei perfeitamente neste momento  o que me desestabiliza e muitas vezes consigo já lidar com essas situações duma forma completamente diferente do passado. Creio que na altura em que estiver estabilizado do ponto de vista financeiro e que tiver a viver a minha reforma, serei certamente um homem diferente e mais feliz.
A vida tem-me ensinado muita coisa e sobretudo a viver o dia a dia, duma forma atenta e responsável, tentando em cada dia dar o meu máximo e contribuir também para o bem estar do colectivo e de quem comigo se relaciona. É muito importante DAR, percepcionar as outras pessoas e tentar chegar a elas, contribuindo para que o seu dia possa  ser melhor e importante. Para isso, é preciso tão pouco! Apenas o nosso empenhamento e a nossa vontade sincera e verdadeira!
Será que consigo mesmo transmitir esta minha mudança aos outros e a quem lida comigo ou viverei nessa ilusão e no fundo em nada contribuo para o bem estar dos que me são queridos!?
Também ontem tive a primeira surpresa desagradável no consultório devido a uma atitude do SL e pelo seu comportamento e maneira de ser, que tem que ser mudada e principalmente, tenho que marcar a minha posição e até a minha noção de independência, para que fique claro que, em qualquer altura, poderei sair para outro lado se não esto sem reunidas as condições acordadas e justas. Sei que terei lugar em qualquer consultório da zona e certamente que serei aceite de braços abertos por outro colega, dadas as minhas circunstâncias !
Um grande e sentido SORRISO, com muita energia positiva e entusiasmo pela vida, pelas pessoas e por este Universo onde estamos inseridos.

terça-feira, setembro 27, 2011

(Mais) Um Dia

Outro dia de semana, sem novidades ou estórias. Ontem tive um dia de consultório meio chato, por não aparecer nada de interessante e pela disposição que era má. Agora percebo que basta uma pessoa mal disposta para todo o ambiente se alterar profundamente e isso não pode ser.
À noite, fomos tomar café a casa da T/C, para poder conversar com o meu irmão e pedir-lhe a opinião acerca de algumas coisas que me andam a preocupar e que gostava que ele pudesse ter alguma intervenção, que eu, infelizmente, não posso ter. Vamos a ver os resultados destas intervenções.
Quanto ao consultório, tudo se vai processando calma e pacificamente e, até à data sem grandes ondas ou conflitos, havendo apenas necessidade de limar determinadas arestas e comportamentos para não haver qualquer tipo de problema.
Não me apetece hoje fazer grandes comentários; estive de manhã a fazer contas e a arrumar assuntos e felizmente também nesse aspecto tudo se parece encaminhar razoavelmente e até ao fim do ano espero ter tudo definitivamente saldado e arrumado.
Esperemos que o dia corra bem e que se consigam concretizar os nossos objectivos e interesses, para que o nosso SORRISO possa ser ainda maior e melhor, com mais força e energia para DAR e assim também poder receber.




segunda-feira, setembro 26, 2011

Reflexões de 2ª Feira

Novamente segunda feira, inicio de semana e principio do fim de mais um mês!
Ao contrário do que é habitual, sinto-me bem disposto e enérgico, com vontade de progredir e de trabalhar.
Foi pena o fim de semana ter siso assombrado por questiúnculas sem importância, mas que começam a fazer parte dum comportamento que, mais do que desagradar, me magoa imenso e me faz entristecer bastante.
Sei que deve estar associado a todo um processo de mudança e transformação, mas a verdade é essas atitudes e maneiras de estar actuais me atingem bastante e como tal também deveriam ser pensadas e evitadas. Tenho receio de que a continuação deste modo de ser possa alterar e destruir sentimentos e relações, o que não queria mesmo nada.
A minha sala ficou bem bonita e diferente, parecendo ter ganho outra dimensão, pelo que quando a mudança estiver completamente realizada, devo pensar que estamos noutra casa e numa nova cada.
Ontem estive bastante tempo a teclar com o Pedro, que tem e deve habituar-se ao quotidiano e perceber que vencer na vida tem etapas e percursos que a maior parte das vezes não dependem de nós. Ou seja, tem que estar preparado para a maneira de ser das pessoas que não são, normalmente, altruístas e capazes, pelo que muitas vezes temos que "engolir" atitudes e factos. Por outro lado e neste mundo em que vivemos, e em que a concorrência é imensa e o desemprego uma enormidade, ele tem que perceber que a progressão é mais lenta e que é exigido mais empenho e trabalho. Ficámos de ver a hipótese de visitarmos o Fran que do ele estiver em Israel e fazermos umas ferias em conjunto. Espero que se possa concretizar este nosso desejo.
"O principal obstáculo à nossa mudança está em nós próprios" foi uma frase que tirei do livro "O Homem Das Violetas Roxas", que estou a gostar imenso, não só porque está escrito duma maneira muito fluida e solta, como principalmente tem muito a ver com o meu percurso actual e a descoberta do nosso EU e do nosso verdadeiro ser. Comparo bastante o velho Abel à MB e percebi agora porque a Carmo quis que fosse ela a introduzir o livro.
Repreendo da leitura que houve uma enorme e profunda mudança na Carmo, confirmando o que ela disse na altura, porque todo o livro é precisamente a descoberta de quem somos e a eterna busca da nossa ALMA. Estou a gostar imenso deste livro e penso que muitos de nós que estamos neste "novo" processo de descoberta  nos vamos sentir bastante identificados com o tema e as personagens.
Nesta ultima segunda feira de setembro e primeiro deste outono, vamos, como sempre, progredindo no tempo e na nossa descoberta, na certeza de que devemos DAR o que soubermos e tivermos para que também possamos receber o que queremos. No essencial, queremos AMOR, PAZ e a possibilidade de termos uma vida boa e capaz, bem como os que nos são queridos.
Todos queremos, em maior ou menor grau, essa vida e a melhor forma de estar neste Universo, em que estamos inseridos e que nos regula a vida, mas também de acordo com a forma como estamos despertos e sabemos interagir.
Para este dia, um especial SORRISO cheio de vontade de ficar diferente e de buscar mais além e mais longe, na descoberta permanente do meu EU!

domingo, setembro 25, 2011

Domingo

Estivemos o dia todo de ontem em mudanças e transformações porque na verdade uma pequena coisa que parecia tão simples, levou todo esse tempo porque teve que se fazer algumas adaptações: Felizmente que o resultado final desta primeira parte das transformações é francamente positivo e abonatório.
Hoje estivemos a dar umas voltas; primeiro El Corte Inglês, já nas compras para um jantar que teremos em casa no próximo sábado e onde encontrámos uma atendedora de vinhos muito simpática, de seguida Ikea para ver se víamos um pequeno móvel de complemento ao que ontem se instalou, não havendo o que se pretendia pelo que comprámos uns quantos complementos para marcar a diferença. Almoçamos no h3 do Central Park e passámos ainda por casa da MB para lhe instalar um programa de que ela necessita para a sua actividade.
Chegámos cansados e estive a dormir até agora, quase seis da tarde, altura em que completo este comentário.
Estou triste por algumas atitudes e sobretudo, formas de agir e de falar, que não consigo alterar e que me magoam bastante, uma vez que não têm qualquer razão de ser e começam a ser uma constante e uma caracteristica que me desagrada e magoa imenso. Foi pena ter-se acabado o fim de semana assim, mas a verdade é que me sinto em baixo com essas atitudes e formas de estar. Mas é a VIDA...
Um enorme SORRISO neste fim de tarde de domingo, de preparação para mais uma semana de trabalho e de reforço dos nossos objectivos.

sábado, setembro 24, 2011

Sábado

Ontem ao fim da tarde, fomos ao lançamento dum livro na casa do Alentejo. A MB veio buscar-me e seguimos para Lisboa, com bastante tempo e descanso.
O espaço é já conhecido e tenho pena que esteja tão degradado, visto ser um palácio bem bonito e o lançamento foi uma surpresa para mim.
A escritora chama-se Carmo Miranda Machado e o livro "O Homem das Violetas Roxas". A casa estava cheia, tivemos um pequeno recital - péssimo - as palavras do editor e depois a apresentação do livro pela MB, que falou durante uns 15 minutos e que foi fantástica. Conseguiu, apenas com um pequeno desvio, seguir o que tinha escrito e viu-se a enorme cultura e conhecimentos que tem e que fazem toda a diferença.
Melhor ainda foram as palavras da Carmo de agradecimento à MB, que foram duma elevação, reconhecimento e beleza que me fizeram quase chorar. Agradeceu-lhe no fundo a sua transformação na pessoa que é actualmente e a ter consciência nas coisas que realmente importam. Talvez por isso este livro seja tão impressivo....
Foi bom ouvir ambas e sobretudo sentir que foi uma homenagem justa e sentida à MB, que apenas sentiu profundamente a ausência de quem lhe é tão querida, mas que infelizmente não é capaz de ter gestos tão simples e humanos, como ir acompanhar a Mãe a um momento tão especial. Lamentável, mas de acordo com todas as suas atitudes!
Fomos depois jantar ao restaurante Flores do Bairro Alto Hotel, aproveitando a semana dos descontos em vários bons restaurantes. Localização fantástica do hotel - em plena praça do Camões espaço razoável a faltar alguma nota mais saliente, comida aquém das expectativas , mas um atendimento de cinco estrelas, sem falhas e impecável. Na verdade todo o staff é muitíssimo bom ,tendo tido a curiosidade de saber das habilitações próprias, que eram evidentemente da escola de hotelaria de Lisboa ou do Estoril. Sente-se a diferença....
Hoje estamos em mudanças e finalmente retirei tudo o que havia de pessoal e de documentos do consultório, tendo-os já arrumados na arrecadação do novo espaço. Também trouxemos o móvel do meu escritório para o adaptar na sala, mas parece ter altura excessiva. Vamos a ver se é possível a adaptação. Se não for, fico com uma neura desgraçada porque vai ser preciso fazer umas bases novas e isso vai certamente demorar e ficar caro.
Quando cheguei agora a casa e depois de ter estado parte da manhã a “internetar”, fiquei sem acesso e munido da maior das paciências, tive que ligar para as avarias da TV cabo, actual ZON.
E espanto dos espantos, não só fui atendido num instante e com toda a correcção, como sendo necessária a intervenção duma equipe técnica no local, essa mesma intervenção ficou marcada para HOJE, sim hoje, pelas 14.30…. Será possível que a ZON tenha mudado assim tanto ou sinal dos tempos, há menos trabalho ou eles tiveram mesmo de mudar por causa da concorrência?
Seja o que for, a verdade é que fiquei positivamente surpreendido pela evolução na prestação dos serviços, uma vez que há uns anos esta intervenção duraria muitos dias e estaria sem Internet durante esse mesmo tempo.
Sinais do tempo e da concorrência, que obriga a um atendimento eficaz, correcto e rápido, de modo a fidelizar os clientes... mas o melhor é que fui eu que desliguei o cabo que está por detrás do armário que vamos mudar e por isso fiquei sem acesso. :)
Portanto, nota positiva máxima para a ZON neste particular, esperando que os serviços funcionem sempre com esta correcção e eficiência.
Vou agora almoçar, regressando daqui a pouco quando já tiver net – espero – e poder publicar o comentário de hoje.
Já  com o problema do acesso da net resolvido por meios próprios e muito fáceis, recebi um telefonema da ZON a comunicar que, por problemas técnicas, não era possível a deslocação da equipe hoje e às horas combinadas, ficando adiada a visita dessa mesma equipe para amanhã, domingo.
Elogiei cedo de mais, a actuação da ZON e o que me pareceu fantástico na altura, demonstrou agora ser a prática de sempre, mas mais refinada. Marcam a vinda da equipa que depois é desmarcada por motivos técnicos e assim corre tudo pelo melhor, porque assim há, com certeza, menos reclamações. São os serviços que temos.
Estamos com um problema de altura nas nossas mudanças que, espero, possa ser resolvido a contento e se consiga mesmo pôr esta nova estante na sala, porque não só gosto muito dessa mesma estante, como é o início da mudança da sala e como sinalizador tem que sair bem.
Um enorme SORRISO cheio de optimismo e esperança na resolução deste problema, na certeza de que conseguiremos superar mais um fim de semana, cheios de força e de energia positiva.















sexta-feira, setembro 23, 2011

Outra 6a Feira

Sexta feira, dia de madrugar no SAMS e de entrar depois em fim de semana, uma vez que não trabalho à tarde!
Vou dar umas voltas e depois assistir ao lançamento dum livro, na casa do Alentejo, no qual a MB vai fazer a introdução! Devemos depois ficar a jantar por Lisboa.
Este fim de semana vamos começar as alterações na nossa casa, com mudança de disposição do mobiliário, para tornar a casa melhor, mais agradável e sobretudo com mais lugares sentados. Sabe bem fazer alterações, quer a nível pessoal quer a nível domestico porque significa vitalidade, energia e vida.
Felizmente que continuamos nesta onda positiva, de bem estar no quotidiano e a começar a notar as diferenças de não ter responsabilidades directas na gestão do consultório, nem as despesas inerentes.
É curioso que comecei a escolher material que é necessário para o consultório e apesar de ser comedido e cuidadoso, tive quase pela primeira vez a noção da diferença efectiva e real de não ser já o responsável pelos pagamentos. E foi uma sensação muito boa.
Sinto que assim que tiver arrumado tudo aquilo que tenho pendente e com o que tenho feito, incluindo o arrendamento, posso ficar tranquilo e a gozar o que chamo a minha pré reforma, se bem que ainda tenha que trabalhar bastante.
Não tenho novidades especiais, nem estórias para contar visto a minha vida estar bastante limitada ao consultório e este mês ser o da mudança e adaptação a uma nova realidade. Posso confirmar que quase tudo tem corrido muitíssimo bem e se assim continuar, confirmar ter feito mesmo bem.
Fica um grande e luminoso SORRISO para o dia de hoje com muita energia e vontade de seguir por este caminho duma nova ALMA e da reconstrução do meu EU.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Novo Dia

Os dias vão passando e felizmente que este meu novo estado de ALMA se vai mantendo com energia e firmeza. Como já sei e confirmo a mudança dum estado meio comatoso para um estado positivo, aberto e confiante faz toda a diferença, com melhores resultados e sobretudo melhor vivência.
Tenho umas voltas a dar, como ir ao antigo consultorio falar com a minha inquilina ( sabe bem ser senhorio!) e depois ao actual para ver uma nova máquina que parece fazer coisas maravilhosas. Vamos a ver....
Mais logo escreverei mais um pouco mas para já, apenas um grande SORRISO cheio de energia, força e vontade de VIVER!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Novo Animo

Meio da semana, energia positiva e mudança completa de espírito. Como diz o meu grande amigo MS, as minhas alternâncias de humores são muitas e complexas, mas a verdade é que também estou sujeito a muitas pressões e variações ao longo do dia, das semanas e principalmente todo este clima negativa e notícias más vão fazendo o seu percurso no interior das pessoas e agravando o clima geral.
Ou seja, temos que reagir ao pessimismo e à generalização da crise porque também nesta fase pode e há certamente tempo para novas oportunidades e para mantermos o nosso caminho, se for feito com racionalidade e bom senso. Contenção nas despesas, redução de supérfluos e reorganização das nossas contas é o caminho, com a certeza de que iremos chegar a bom termo e conseguirmos levar por diante o projecto de vida que queremos.
O facto de estar a encontrar pessoas no meu caminho, com maneiras de pensar diferentes da generalidade não é um acaso, mas sim um aviso para também eu seguir esses caminhos e progredir no meu crescimento e consolidação do meu EU. Tenho que manter-me nesta linha positiva e deixar que o tempo passe, acreditando que a minha boa estrela e "sorte" que sempre me acompanhou, vai continuar a existir e que não posso, de forma alguma, desistir da VIDA como o estava a fazer. E isso assustava-me imensamente porque acho que ainda tenho muito para DAR e fazer e sobretudo quero ver a evolução dos meus filhos e também gozar a minha reforma, na qual penso cada vez mais.
Espero que este estado de espírito e sobretudo de ALMA se mantenha e consolide ao longo dos tempos, de modo a poder abstrair-me mais do quotidiano e dos encargos que tinha e que muitos desapareceram e concentrar-me cada vez mais na minha evolução e crescimento pessoal e interior, porque é isso que vai fazer cada vez mais a diferença .
Um sentido SORRISO por este dia e principalmente pela mudança de Alma e de convicção da VIDA, neste eterno rodopiar do Universo onde estamos inseridos.
PS: um especial abraço ao meu grande e verdadeiro amigo MS, de quem me vou sentindo cada vez mais perto, apesar de nos vermos há algum tempo!

terça-feira, setembro 20, 2011

Alternativas

Mais um dia desta semana e deste mês, que nunca mais acaba para podermos passar a outro nível, assim o espero.
Não tenho grandes novidades e principalmente vontade de escrever. Curiosamente, pareço andar nova fase estranha e a reencontrar pessoas que não vejo há anos e que de repente descubro grandes afinidades.
Agora retomei, via mail, o contacto com uma ex aluna de quem gostava bastante pela sua excentricidade e percurso de vida e que actualmente não só se dedica à medicina dentária como também está a fazer um curso de psicologia transpessoal. Acho fantástico como várias pessoas com percursos totalmente distintos convergem para as mesmas áreas e procuram respostas em fontes e caminhos alternativos.
Parece mesmo que muita gente procura outras respostas e caminhos, por estar farta do habitual e principalmente por se chegar à conclusão que estamos bloqueados e sem respostas válidas sem ser procurando outras vias e alternativas.
O que me assusta um pouco nestes outros rumos, é a coincidência das previsões de maus tempos durante uns anos, do aprofundar da crise e de quase um crash financeiro do mundo. Isso é bastante perturbador e altamente preocupante, porque eu sinto precisamente isso neste rumo que o Mundo está a tomar e a transformar-se. O que seremos daqui a uns tempos e que caminho levamos se continuarmos neste rumo ? Em que é que nos transformaremos ?
Perguntas e interrogações que deveriam preocupar toda a gente lúcida e decidida a mudar muito deste mundo que tem mesmo que ser mudado e rapidamente, antes que atinjamos o momento de implosão e destruição completa desta sociedade em que nos encontramos. Felizmente que estou numa progressão diferente e a com outras ambições, mas preocupa-me bastante o futuro dos meus filhos  e a evolução desta sociedade em que nos encontramos. Esperemos que as previsões não estejam totalmente certas e que pelo menos depois do tal ano de 2014/15, tudo esteja diferente e melhores para que todos nós consigamos ter uma vida efectiva e de acordo com tudo aquilo que desejamos e queremos.
Um enorme SORRISO cheio de energia e de força, mas também de alguma apreensão e angústia que me tem acompanhado nestes últimos tempos e que está relacionado com a mudança e com os tempos que estamos a viver!



















































































































segunda-feira, setembro 19, 2011

Inicio de Semana

Nova semana de trabalho, depois dum fim de semana pacifico e sem grandes novidades.
Ontem fomos dar uma volta ao Corte Inglês, fizemos umas compras de supermercado e vimos as novidades de inverno, de que não gostei de grande coisa, mas a verdade é que não preciso de nada mesmo.
Reparei ontem no supermercado a uma coisa que nunca tinha visto por lá que foi as pessoas perguntarem o preço dos artigos expostos antes de os adquirirem, o que talvez demonstre que também aquela classe media e media alta que consumia, começa também a fazer contas e a retrair-se nos seus consumos! Sinal dos tempos que atravessamos e da crise que atinge tudo e todos, como se começa a constatar.
Mas não comecemos negativamente a semana e pensemos positivo e com esperança nos dias próximos e no nosso futuro individual e colectivo, porque a verdade é que também te pensamento constante de desgraça é altamente prejudicial. Recebi um email muito engraçado acerca disto mesmo e das mudanças erradas de atitude que conduzem elas sim a uma maior crise. Tendo produtos de qualidade e serviços condizentes., não devemos, nem podemos alterar essa mesma qualidade porque então isso vai afastar os compradores e provocar então mesmo a derrocada dos negócios. 
Ou seja, deve-se manter o que está bem, o que tem qualidade, tentando reduzir custos e economizando no que for possível. Numa palavra, racionalizar o que existe e continuar a oferecer qualidade.
Ontem estivemos a ver um programa que começou na TVI, que é a dita casa dos segredos e que é significativo do mundo em que vivemos e em que estamos inseridos. As personagens seleccionadas, as suas vidas e maneiras de estar vão preencher muitas e muitas horas de televisão e de completa estupidez, uma vez que é um programa que não acrescenta nada de nada e pouca ou nenhuma utilidade tem, a não ser a obnubilação das pessoas, distraindo-as dos seus quotidianos!
No sabado estivemos a rever um filme acerca da Maria Antonieta; é impressionante perceber o autismo em que aquela corte e realeza vivia, completamente afastada da realidade, sem qualquer discernimento e ainda por cima, mas aconselhada e acompanhada. O resultado final é o sabido, mas talvez SE houvesse uma melhor interpretação da realidade e outra maneira de proceder, não tivesse havido revolução francesa e o mundo seria hoje totalmente distinto. 
O "SE" é sempre uma grande incógnita e permite uma serie de hipóteses, mas a verdade é que SE soubéssemos sempre o resultado das nossas acções individuais ou colectivas tudo seria completamente diferente. Mas felizmente que não conseguimos ver o futuro, uma vez que a aparente imprevisibilidade do mesmo obedeces, quanto a mim, a uma eterna ordem deste Universo aonde nos movemos e que sabiamente, comanda os nossos destinos e vidas. 
Como tenho escrito, vivemos neste ciclo de DAR e RECEBER, de captar energias e de uma completa amalgama de factos, acontecimentos e pessoas por onde vamos continuamente circulando. Parece confuso, mas é a minha convicção profunda neste momento.
Um enorme SORRISO de inicio de semana e de vontade de conquistar cada vez mais o nosso pleno lugar neste Universo, contribuindo para nos tornarmos colectivamente melhores e mais positivos.

domingo, setembro 18, 2011

De Novo em Casa

De novo em casa, porque viemos ontem de Sesimbra ao fim da tarde, visto termos marcado ontem uma rodada de póker em casa de amigos.
Estivemos naquela tranquilidade todo o dia, entre a piscina e o dormitar, e com bastante falta de vontade, saímos pelo fim da tarde. Como estava imenso transito, levámos bastante tempo a chegar a casa dos nossos amigos.
É um grupo que se conhece desde a faculdade e que desde o nascimento dos filhos, se tem distanciado um pouco porque alguns deles têm um conceito bastante redutor do seu papel educacional. Ou seja, vivem e agem exclusivamente em função das crianças, não lhes dando grande margem de manobra e até, fazendo com que sejam anti-sociais. Como tenho dois filhos, sei que se pode fazer diferente e com bons resultados, pelo que me faz bastante impressão este comportamento, que até considero doentio.
Alguns deles, desde que se tornaram Pais, parecem ter desistido de ter vida própria e identidade, apagando-se completamente e focando os seus objectivos e quotidianos única e exclusivamente nos filhos.
São maneiras de estar na vida e no mundo que não têm mesmo nada a ver comigo e sinceramente, ontem penso que todos se aperceberam da certa inutilidade destes encontros que parecem ser uma imposição para alguns. Lá conseguimos jogar um bocadinho e pela primeira vez, neste grupo, fui o vencedor desta noite, ganhando o prémio existente. Estava com sorte !



De repente, lembrei-me deste ícone de Roma, que é a Fonte de Trevi, apinhada de gente e que é obrigatório, não só visitar, como também lançar uma moeda para que regresse a Roma outra vez. E também para dar sorte como em todos os lados em que existe esta tradição.
Mas voltemos à nossa realidade e ao nosso quotidiano, estando de novo com alguma angústia pelo desenrolar desta nova etapa e pelo primeiro embate sério que penso irá haver, com consequências que quero serem boas, realistas e adequadas para ambas as partes.
Hoje quero ver se vou buscar coisas, livros e outros ao meu antigo consultório para começar a arrumar assuntos e a definir as coisas, para poder "partir" para outras ocupações e projectos. Tenho sobretudo que me acalmar, habituar-me a esta nova situação e viver um dia de cada vez sem estar permanentemente em stress e angustiado como pareço andar permanentemente. Pior ainda é sentir-me menos bem e sem grandes motivos para ficar bem. Felizmente que consigo identificar as causas, esperando poder corrigir parte delas brevemente esta semana.
Para já, fica o SORRISO possível, com a energia existente e a enorme vontade de utilizar todo o potencial do Universo em que vivemos e  nos movimentamos para poder viver melhor, DAR ainda mais e receber tudo aquilo que desejo e quero!

sábado, setembro 17, 2011

Sabado em Sesimbra

Ontem jantámos pacificamente em Lisboa, a festejar o aniversario do RL, num restaurante engraçado, mas sem grande história, tendo vindo de seguida para Sesimbra, onde estamos agora. Vamos regressar ainda hoje porque temos um compromisso logo à noite!
Na semana que entra, vai haver a primeira prova de fogo no consultório porque quero mudar algumas premissas para permitir algumas trocas, o que está estabelecido contratualmente. Vamos a ver como é superada esta primeira prova, que poderá definir o nosso relacionamento futuro.
Confirma- se o arrendamento do imóvel do meu ex consultório, com a sorte de ficar praticamente tudo como está, sendo apenas necessários pequenos retoques, dos quais ficarão os futuros inquilinos responsáveis, tendo em troca um certo período de carência de renda a definir.
Agora ao sol e na piscina, um enorme SORRISO com uma enorme calma e descontração, neste local cheio de paz e energia positiva

sexta-feira, setembro 16, 2011

Sexta feira

Mais uma vez último dia da semana, com trabalho no consultório para variar... também algum cansaço, mais motivado pelo stress e pelas mudanças do que propriamente pelo trabalho porque, infelizmente, o mês está francamente calmo e em baixo.
Era para irmos para Sesimbra hoje, mas temos o jantar de aniversário do nosso grande amigo RL, que fez anos ontem e portanto depois de fazermos umas pequenas alterações no meu gabinete no consultório, vamos amanhã de manhã.
Continuo sem grandes novidades e apenas á espera que tudo se estabilize e que a novidade dos primeiros tempos se esfume e que a rotina tome conta do consultório. tenho notado que conseguimos criar um clima excelente no consultório e a que a escolha da minha assistente de gabinete foi bastante acertada, tal como eu previa. Tendo trabalhado tantos anos na CIMO, com as pessoas que tão bem conheço, só podia ser uma excelente profissional, se bem que se note que esteve parada algum tempo. Mas tenho a certeza de que rapidamente ficará completamente integrada e apta. Tem outra vantagem que também aprecio que é o facto de ser muito discreta, pouco falador e altamente empenhada e interessada. Creio que se criou um grupo interessante e com muito potencial. Nestes dias têm surgido pequeníssimos nadas com o SL, de resolução fácil e rápida mas que por vezes me deixam uma sensação algo amarga por já não ser totalmente independente. Mas é a vida... e se for sempre assim, é sinal de que tudo corre bem e que a escolha foi bastante acertada. Estamos na fase de acertar detalhes e de interagirmos no mesmo espaço e dentro das nossas competências, pelo que e ao fim destes primeiros quinze dias, posso dizer que o saldo é francamente positivo.
Politicamente tudo continua na mesma e ontem, 5ª feira, foi como habitualmente, noite de comentários politicas. Os do Marques Mendes foram positivos e de certo modo, elogiosos para o governo e a situação, corrigindo a ideia de que estaria contra o caminho seguido. A verdade é que neste momento vamos tendo conhecimento dos cortes que vai haver, diluindo-se assim a ideia dos sucessivos e constantes aumentos de impostos, com o obrigatório emagrecimento do estado. Quanto à quadratura do círculo, vou tendo cada vez menos paciência para os ouvir porque estão numa fase de dizer mal de tudo e de todos, sendo todos desalinhados em relação ao status quo, com o Lobo Xavier a ser mais realista.
Penso que os vou deixar de ouvir, porque é um programa que deixou de ter grande interesse.
Um enorme SORRISO, cheio de energia e de força positiva para este dia de trabalho e de início de fim de semana, que terá sol e calor.







quinta-feira, setembro 15, 2011

Mais do Mesmo

Continuação duma semana de Setembro, com pouco movimento e pouca gente, mas de qualquer forma na continuação deste projecto em que me encontro com total empenhamento.
Como nota positiva, o facto de ter alugado já o meu ex-consultório para um centro de estética, numas condições excelentes, desde encarregarem-se das obras, com o respectivo período de carência, até quererem muitas das coisas existentes, como alarmes, ar condicionado, parte do mobiliário, etc, o que faz com que a mudança possa ser mais rápida e eficaz.
Pelo menos isso, é já uma ajuda e uma receita constante para ajudar nesta fase e por isso, espero que a partir de Outubro comece a ficar com as contas mais equilibradas para podes finalmente ficar mais descansado e tranquilo neste meu quotidiano.
Ontem fomos jantar ao Mensa e estava vazio, apenas serviram o nosso jantar e nada mais. Vão mudar-se para Oeiras, em Outubro, para o Palácio Egipto perto de casa dos nossos amigos Ruivos, num espaço maior, com maior visibilidade e espero mais sucesso.
Para já, vamos continuando na nossa vida, tentando controlar esta angústia existencialista e viver um dia de cada vez e o melhor possível. Tenho mesmo que  me adaptar às novas circunstâncias e saber viver de acordo com elas. Felizmente que há muitos aspectos positivos e sinto que, depois de passado esta fase de adaptação, ficarei melhor e mais confortável sem as preocupações diárias que tinha relacionados com a gestão quotidiana.
Por hoje, nada mais senão deixar o meu SORRISO habitual, hoje especialmente dedicado ao meu grande amigo RL, que cumpre hoje o seu aniversário, bem como a minha amiga FP, que também hoje faz anos. Para ambos um enorme PARABÉNS, com tudo o que o Universo possa dar.




quarta-feira, setembro 14, 2011

20o Aniversário

Quarta feira, dia em que o Fran faz 20 anos. Parece impossível ter já passado todo este tempo, porque ainda tenho bem presente o nascimento dele, os seus primeiros tempos que foram bem atribulados e difíceis.
O Fran teve que fazer uma exsanguinea transfusão, ou seja, uma transfusão quase total quando nasceu e por isso um dia ao chegarmos ao hospital para o visitar, vimos um bebé rodeado de médicos, e pensei " coitado!" ... quando vi que era o meu filho, tive um enorme choque e lembro- me que nos fartámos de chorar, quer eu quer a Mãe como é evidente. Felizmente que tudo acabou em bem e agora temos um rapazão, extraordinariamente bem formado, lançado na sua vida e cheio de interesse e de capacidades. Tenho tido muitas e boas surpresas com este meu filho, que tem sabido conquistar- me todos os dias duma forma extraordinária e que me tem ensinado muita coisa.
Para ele, muitos e muitos Parabéns e sobretudo quero desejar- lhe toda a sorte do mundo, com os votos de que transforme todos os seus sonhos em realidade e que consiga fazer da sua vida,   a concretização de todos os seus sonhos. Sei que tem todas as capacidades e todo o potencial para o fazer, pelo que, na posse do máximo de ferramentas que lhe possa dar, certamente que saberá construir a sua vida com muito sucesso e sobretudo ser FELIZ e sentir- se REALIZADO.
Bem hajas, meu querido filho, por tudo aquilo que me tens dado e pelo muito que ainda havemos de viver e de partilhar.
Meio desta segunda semana deste mês de setembro, mês de mudança e adaptação a toda uma nova situação que, para já, está a processar-se normalmente, com uma enorme crise aliada ao inicio do ano lectivo, que é sempre complicado. Mas nesta nova parceria, devo preocupar-me essencialmente com o decorrer das consultas e dos médicos e tentar fazer o melhor que posso e sei, com a garantia de fazer o máximo que puder. Começo a ficar mais tranquilo neste dia porque penso que poderei chegar ao fim deste mês, com o que pensava fazer normalmente e sendo assim ter mais ou menos satisfeitos os objectivos pretendidos.
Hoje vou jantar com a "minha criança" e a Mãe para festejarmos os. 20 anos e estarmos juntos, não tendo ainda conseguido falar com ele, porque deve estar a dormir profundamente depois de ter ido festejar a entrada do dia 14.
Um enorme SORRISO especialmente dedicado ao meu filho e cheio de energia e de optimismo no seu futuro e na VIDA. 

terça-feira, setembro 13, 2011

Mais um Dia

Mais um dia e depois da ansiedade e angústia de ontem, hoje sinto-me bem mais tranquilo e descansado, sem ter havido grandes alterações, mas apenas a constatação de que tudo se resolve e segue o seu caminho.
Tenho que continuar a seguir o que digo, como seja, viver o presente e desfrutar de tudo o que esse mesmo presente tem para oferecer, porque não adianta mesmo nada estarmos a preocuparmo-nos com antecedência e sobretudo a criar uma dinâmica negativa e perturbadora.
Também a consulta com a nova assistente correu muitíssimo bem, com a certeza de que sendo uma pessoa que já conhecia e sabedor dos antecedentes, não poderia ser doutra forma. Por isso, é um assunto que também correu bem e que espero esteja arrumado, porque infelizmente a Inês sempre se vai embora amanhã.
De qualquer forma, está um mês super fraco e sem qualquer trabalho em condições pelo que espero que a partir de Outubro, as coisas melhorem e haja não só mais doentes, como sobretudo mais e melhores trabalhos, porque senão não sei como vai ser !
Mas não nos antecipemos aos tempos porque como sempre e esperamos mesmo que se confirme, alguma coisa há-de aparecer e fazer o mês. Sempre assim tem sido e espero que assim continue, apesar da adversidade dos tempos e da séria crise em que estamos mergulhados.
Como plano principal deste último trimestre, fica mesmo a procura de algo de voluntariado para poder ocupar algum do tempo livre que tenho e estar mentalmente preenchido com outras realidades e outros problemas. É a minha prioridade nos próximos tempos...
Fica o meu habitual SORRISO com optimismo e força de vontade para mais um dia, aparentemente fraco, mas nunca se sabe o que nos espera e pode ser hoje o dia da volte face deste mês, porque há sempre um dia que melhora francamente a situação.



segunda-feira, setembro 12, 2011

Nova Semana

Outra segunda feira, outro inicio de semana e a neura habitual! Cada vez me custam mais estes inícios de semana e neste momento o impacto da mudança começa a ser real e pesado, uma vez que sempre estive habituado a ser o responsável e sobretudo a ter uma entrada diária de liquidez. E agora vou ter que me habituar ao combinado e viver de acordo com isso. E é isso que neste momento me está mesmo a preocupar.
Nesta crise imensa é natural que as consultas diminuam e acrescidos a esse facto, tem havido inspecções a diversas clinicas com pedidos exigências diversas e quanto a isso, estou convencido que iria ter que fazer muitas alterações físicas do espaço e não tenho já paciência para tal. Da analise da situação, continuo convencido do que fiz, mas agora preciso de tempo para me habituar e para adaptação a esta nova realidade. Ainda por cima, hoje vou ter uma nova assistente e novo método de trabalho. Mais uma coisa para me habituar e ter que adaptar.
Ontem, o Fran esteve a jantar lá em casa e depois estivemos a ver um filme engraçado e com algum fundo. Viu- se bem! 
Ele vem muito bem disposto e optimista, cheio de planos e sobretudo bastante centrado no seu Erasmus, a realizar perto de Telavive, Israel. Não me agrada mesmo nada este destino, mas foi o que ele escolheu e já está inscrito!
Pouco mais tenho para comentar ou contar, porque não tenho novidades nem nada de especial a escrever, sobretudo com este estado de espirito em que me encontro e que tenho rapidamente que resolver. Estava a pensar falar com a FL   e eventualmente ir a uma consulta dela. Logo vejo mais adiante!
Fica o SORRISO possível desta segunda feira e deste mês de setembro, no qual o meu Fran fará 20 anos daqui a uns dois dias, parecendo ter nascido ontem! É a lei da vida.
Um grande SORRISO na tentativa de melhorar francamente esta disposição existente e na busca de mais energia e mais força!

domingo, setembro 11, 2011

Diversos dum Domingo

Ontem fui presenteado com um quadro dum pintor de que sempre gostei e admirei, que esteve em casa do meu Pai e actualmente estava com a MB. Ela resolveu presentear-me e dar- me o tal quadro .
Mas depois da conversa havida, fiquei hesitante em aceitar, mas ainda bem que o trouxe porque gosto bem dele.
Hoje estamos em Fátima, a almoçar no tia Alice com os nossos grandes e melhores amigos. Tenciono ainda ir ate ao santuário da Fátima porque é um espaço de intensa religiosidade e de FÉ e não só preciso de reflectir, como de estar num local sagrado.
Ontem estivemos a ver um filme muito curioso acerca duma hipotética mulher que terá chegado a Papa no século IX; para além da eventual veracidade do facto, o filme retrata bem a realidade da época, como viviam e sobretudo como eram tratadas as mulheres, proibidas de aprender a ler e a escrever. Daí Joana se ter disfarçado de rapaz para conseguir prosseguir os estudos e depois de varias vissucitudes, ter atingido o papado! Verdade ou ficção?
Entretanto, passámos já pela nova igreja ( basílica, catedral?) de Fátima, que estava bastante preenchida de gente, bem como o santuário. Desta vez, reparei e gostei bastante da cruz que está à entrada, bem como da estátua de João Paulo II e também não gostei do crucifixo existente no interior da igreja, por não o perceber e achar a figura muito estranha.
Da outra vez que lá estive, tinha sentido algo de indefinido que, desta vez, não senti de forma alguma. Talvez por ser dia, por estar muita gente ou por outros factores que não o proporcionaram.
Vamos agora a caminho de casa, tendo chegado à conclusão que para o ano por esta altura, teremos já mais dois seres, a Beatriz e o filho/a dos C, que aguardam a sua terceira criança e cuja gravidez já é evidente.
Um enorme SORRISO com algum sono e necessidade de fazer a minha sesta que será certamente feita no caminho de Lisboa, para retemperar forças e energias.
PS: dormi todo o caminho, tendo adormecido praticamente á saída de Fátima e acordado na CRIL e quase na entrada da A5. Antes de vir para casa, passámos ainda por casa da MB para lhe darmos um leque que lhe trouxe de Verona.

sábado, setembro 10, 2011

Sábado

Novamente no fim de semana, com um sábado cinzento e felizmente, com menor temperatura, o que parece que se vai manter.
Chegámos ao final da primeira semana da mudança e apreciação geral, posso dizer que me agrada o espaço, o ambiente e principalmente a atitude e comportamento do SL, que era o que eu tinha mais receio. Tem-me feito bastante confusão não ter a responsabilidade total do consultório e ainda a não entrada diária de receita, a que estava habituado. Em contraponto, não há também a despesa diária que havia, pelo que no geral tudo se equilibra. E ainda mais equilibrado ficará quando finalmente ficar tudo devidamente resolvido do anterior consultório, pelo que a partir do próximo ano deverei mesmo sentir uma efectiva e real diferença. Pelo menos, assim espero!
Fim de semana sem programas especiais a não ser irmos amanhã almoçar a Fátima, ao Tia Alice que a nossa querida amiga CP descobriu recentemente e como vai estar por perto, devido a um casamento que tem hoje, resolvemos então ir ter com eles e lá almoçar.
Hoje vamos apenas dar umas voltas e mais tarde ir a casa da MB levar-lhe uma coisa que ela nos pediu e pouco mais. Por causa disso, troquei o jantar com o Fran, agendado para hoje, que fica para amanhã, domingo e assim estaremos mais descansados.
Nestas voltas que já demos, passámos pelo meu ex-consultório e parece que já tenho o consultório apalavrado e arrendado, com a vantagem de quase não serem necessárias obras porque vão querer tudo praticamente como está! Vou poupar nas obras.... e arrumar este assunto.
É por estas e por outras que me lembro sempre do que me disse o astrólogo Hórus, aonde fui com a MB há mais de 35 anos e que me disse o seguinte: " Não se preocupe,nem precisa de voltar porque durante a sua vida tudo lhe vai surgir na altura e timings certos, como deseja e como necessita, que é o que está escrito nas suas mãos" . E a verdade é que, desde sempre, quase tudo me acontece nas alturas certas e com uma bastante sorte.
Este, a concretizar-se, é mais um caso a confirmar essa previsão porque estava a ficar preocupado com a falta de candidatos e estava a ter que fazer uma série de pagamentos que assim ficam assegurados sem ter que me preocupar em demasia.
Por isso, estou satisfeito e contente, depois de ter ficado ligeiramente deprimido por ter estado no meu ex consultório, a ver as coisas que lá ficaram e resolver como ficariam as coisas. De facto, o Universo dá-me muitas vezes o que eu preciso de receber e acredito cada vez mais nesta reciprocidade de DAR e RECEBER, que também é outro aspecto que me tem acompanhado nestes últimos tempos.
A vida é algo em constante movimento e transformação, pelo que temos que deixar que ela decorra na sua naturalidade e da sua forma, porque dessa maneira conseguimos atingir os nossos objectivos duma forma mais tranquila e principalmente, VIVER a vida duma forma mais correcta e natural.
Ficamos por isso com um imenso SORRISO, na certeza de que a VIDA é para ser sentida e vivida o melhor possível, tendo em atenção permanente o ciclo do Universo e das pessoas, neste imensa reciprocidade de trocas.



sexta-feira, setembro 09, 2011

Aditamento

PS: felizmente que ainda há momentos simpáticos e pessoas muito agradáveis que vamos encontrando quando menos esperamos. Estava a almoçar quando necessitei de ir buscar o jarro de agua a outra mesa e o senhor que lá estava começou a meter conversa e a brincar, duma forma que me deixou mesmo bem disposto. Também quando estava a sair do SAMS fui encontrando diversas pessoas com quem fui trocando palavras de circunstância, mas sempre som aquele SORRISO que considero indispensável e que faz toda a diferença. Ainda  na garagem a senhora que ia à minha frente e que não conhecia, cumprimentou- me igualmente com um enorme SORRISO. 
São pequenos nadas que fazem a diferença e como tenho dito estes pequenos gestos e SORRISOS conseguem transformar o dia duma pessoa. Lembro- me sempre do dia em que tive essa percepção, ao sorrir e acenar para uma idosa sentada a tomar sol em arroio os ou outra terra semelhante no Alentejo, há alguém anos. É sempre possível melhorar a vida do nosso semelhante com estes pequenos gestos e se possível com o nosso melhor SORRISO, mesmo que estejamos no pior dos nossos dias.
Iniciei este blogue por esses dias, com a intenção de contribuir de alguma forma para a mudança de comportamentos e para dar corpo a esta minha ideia de que um SORRISO pode fazer toda a diferença no nosso dia e nas nossas relações !
Espero e gostaria de ter, de alguma forma, contribuído já para uma mudança nos comportamentos dos que me lêem, tendo a certeza de que pelo menos, eu tento cada vez mais ter um SORRISO, uma palavra amável ou um gesto diferente para quem  comigo convive e se cruza. Não só nos sentimos melhor connosco próprios como principalmente poderemos fazer toda a diferença para o nosso semelhante.

Fim de Semana

Uma semana passada e cá estamos quase em fim de semana, uma vez que não trabalhamos da parte da tarde.
Cada vez mais a situação política e económico-financeira do País e do Mundo é complicada, difícil e extremamente delicada porque parece que estamos num beco sem saída e sem soluções viáveis à vista.
De todos os lados, surgem problemas, dividas, recessão e crise, sentindo- me um grão de areia apanhado nesta engrenagem e sem hipótese de assumir o controle do meu destino colectivo ou mesmo pessoal. Estamos de tal forma interligados e unidos que, qualquer transformação algures, se reflecte de imediato a nossa lado e na minha área, estamos particularmente expostos a todas as mudanças e quebras de consumo.
As estatísticas revelam um quadro assustador e os noticiários começam a assemelhar- se a relatórios diários de despedimentos e encerramentos de fabricas ou outros empreendimentos, que nos dão uma imagem super negativa da nossa realidade. Há dias em que é assustador ouvir as notícias e em complemento as entrevistas feitas ao nosso ministro das Finanças são opacas e difíceis de perceber pelo comum dos mortais. Tudo se justifica com o manifesto assinado e com o empréstimo concedido mas a verdade é que começo a concordar quando se diz que a cura vai matar o doente. Já estamos "enterrados" em impostos e em pagamentos diversos, sendo já difícil pagar mais e colectar mais porque o que vai acontecer é precisamente uma maior evasão fiscal e por isso menos rendimentos.
Cada vez é mais difícil encontrar vias de crescimento e de evolução, mantendo-se e aumentando cada vez mais as despesas fixas de qualquer negocio!
Há uma contracção enorme no consumo individual como era de esperar, sem qualquer tipo de investimento e de criação de emprego, pelo que o resultado final é o empobrecimento colectivo e a falta de vontade e de animo de prosseguir. Estou francamente descrente do nosso futuro e isso também me levou a aceitar esta mudança porque me pareceu e ainda parece ser uma certa proteção contra o actual estado de coisas. É mais fácil, nesta fase, tentar ultrapassar a crise com fusões e alianças porque nos torna mais fortes e aumenta  a rentabilidade pelos menores custos e pela racionalização dos meios.
Tem sido uma manhã complicada e só agora retomo a escrita, depois duma reunião com a minha gestora da AXA que me fere ter tido uma quebra de 50%, pelo que o caso vai grave.
Mesmo assim fiquemos com o nosso SORRISO com optimismo e força para este fim de semana que começa agora


quinta-feira, setembro 08, 2011

Outro Dia

Vamos progredindo no tempo e na semana e vai-se consolidando e entranhando a mudança que, sinceramente, está a correr francamente melhor do que estava à espera e felizmente que assim é !
A partir da semana que vem vou tratar mesmo de me ocupar nos meus tempos livres, procurando algo que me agrade, em que possa ser útil e aproveitar a minha energia e empenho canalizando-as para quem necessitar.
Na verdade, tenho que diversificar a minha actividade e sobretudo procurar novos pontos de apoio, para alavancar a minha vida doutra forma, agora que começo a ficar mais solto profissionalmente. Por isso, é necessário começar a procurar e a mexer-me, o que vou fazer a partir da semana que vem, quando começar a ter mais energia e vontade. Mas desta vez tem mesmo que ser e fazer algo que me motive e cative.
Não tenho novidades, nem nada de especial para contar apenas o normal desenrolar dos dias e do que temos que fazer. A verdade é que, desde sempre, o mês de Setembro é um mês difícil e complicado porque é a vinda das ferias, a reentrada na escola e todas as actividades daí inerentes, pelo que as pessoas parecem ter menos disponibilidade para médicos, mas mesmo assim vamos conseguindo manter o nosso ritmo.
Este fim de semana vai ser tranquilo, tendo apenas combinado um almoço no Tia Alice em Fátima com amigos, aproveitando então para ir de novo ao santuário de Fátima, sentir aquela belíssima catedral e procurar inspiração.
Um enorme e positivo SORRISO, cheio de vontade de novidades e de novos rumos na vida, com muita FÉ e ENERGIA




quarta-feira, setembro 07, 2011

Mais um Dia

Mais um dia, a meio da primeira semana de trabalho pós ferias e da mudança. O saldo está a ser positivo, se bem que a angustia seja bastante e permanente porque não deixo de estar preocupado e ansioso com muita coisa. 
A integração até está a ser mais fácil do que esperava e a reacção das pessoas francamente positiva e agradável porque na verdade agora estamos num consultório construído de raiz e não uma adaptação dum espaço habitacional para consultório, pelo que forçosamente o resultado  final tem que ser bem melhor. Para além de que é um espaço novo e a inaugurar!
Também é verdade que não tendo que orientar o consultório, nem me preocupar com assuntos de gestão, me sobeja mais tempo que necessito absolutamente de preencher. Recomecei a ver projectos de voluntariado para me ocupar e poder ser útil às pessoas e à sociedade, havendo muitos projectos no concelho de Oeiras. Também há sempre a hipótese de Banco Alimentar contra a Fome, que aceita voluntários e participação.
Hoje cá estou no SAMS, na rotina habitual, indo depois também como de costume até ao consultório trabalhar um pouco, hoje sem grandes complicações e sem grande interesse! Logo veremos o que vamos fazer em concreto.
Tenho mesmo que vencer este estado de espirito que é recorrente neste mês de Setembro, como me recordaria a minha Fernandinha, que deve estar mesmo bem nas suas ferias espanholas por La Manga e Granada. Tenho mesmo saudades dela.
Fica para já um grande SORRISO, com a vontade de mais energia e de mais força positiva neste imenso Universo em que nos movimentamos.

terça-feira, setembro 06, 2011

Reflexões

Ontem foi o primeiro do resto da minha vida.... ou seja, ontem comecei a trabalhar na Ocludent, nas novas condições e instalações. Para minha surpresa, senti-me muitíssimo bem no espaço e não estranhei a falta de janelas e de luz natural, porque na verdade, penso que estamos bem integrados.
Estou na mesma apreensivo e preocupado pela forma como as coisas vão decorrer, mas se for como até agora, penso que tudo se passará bem e positivamente.
Tenho pensado bastante se foi uma boa escolha e se negociei correctamente e a conclusão a que chego é que há mais factores positivos do que negativos e sobretudo, o fiz numa perspectiva de futuro porque, mais cedo ou mais tarde, teria que reformular completamente o consultório, novos equipamentos, etc e já não me sinto com força anímica para grandes alterações, pelo que aqui posso continuar a minha vida profissional, enquanto outros se preocupam com as novidades e com os problemas. Apenas quero fazer o suficiente para as minhas necessidades e isso é algo que vou ver nos próximos tempos.
Para a semana, também vai haver alterações de pessoal porque a Inês tem mesmo que se ir embora por motivos pessoais e sendo assim, alterou-se um pouco a estrutura do consultório e contratou-se uma nova assistente para o meu gabinete, que por acaso já trabalhou comigo na CIMO o que torna mais fácil  a integração.
O SL parece-me, até à data, uma pessoa pacífica e sobretudo colaborante e interessada em que tudo corra bem, pelo que também isso me deixa bastante mais descansado e tranquilo, porque era um dos aspectos que me preocupava mais.
Mas deixemos o tempo correr e sobretudo continuemos a trabalhar e a tentar superar a crise que estamos a atravessar, com os menores danos possíveis, porque o principal é manter a rentabilidade aliada a uma renovação de doentes e a uma entrada permanente de pessoas novas para podermos ter sempre movimento.
Quanto ao resto, está tudo calmo e sem grandes stresses, com ambos os filhos de férias e na praia, a descansarem e um, num break do trabalho e outro a preparar-se para as aulas que devem iniciar-se em breve.
Novidades não tenho mesmo, porque nesta reentrada de férias está tudo pacato e tranquilo, porque apesar da crise, dos constantes aumentos e das previsões sombrias, a apatia é generalizada porque me parece que toda a gente tenta "sobreviver" e passar o melhor possível, porque nem todas as famílias têm o nível que a minha tem, como pude constatar no almoço de domingo, em que a conversa tida nem parecia dum país em crise e em que, felizmente, todos estão bem e recomendam-se. Infelizmente há muita gente com sérias dificuldades e com problemas pelo que podemos ficar felizes por estarmos todos bem.
Um grande SORRISO para mais um dia, tentando ter a máxima energia e força para enfrentarmos este dia e todos aqueles que ainda temos pela frente até chegar a novo fim de semana e aos dias de lazer.










segunda-feira, setembro 05, 2011

Reinício na Mudança

Hoje não só é segunda feira - o pior dia da semana - como é o reinício das lides profissionais, pelo que hoje estamos duplamente aborrecidos e mesmo com o espirito negativo.
Tive um sono agitado, com um acordar permanente a partir das seis da manhã, com pensamentos avulsos estranhos e desordenados que não percebi nada e me deixaram cansado e um pouco desorientado!
Depois de um constante sobressalto de acordar e dormitar, chegou finalmente a hora de me levantar e eis- me no SAMS, a fazer pela vida e a iniciar de facto a minha labuta profissional.
Hoje vai ser o primeiro dia desta minha nova etapa e confesso que estou bastante optimista, apesar de também estar um pouco apreensivo porque vamos ter que adequar comportamentos e maneiras de estar e isso será talvez o mais difícil de fazer. Mas como tenho uma enorme margem de manobra e no fundo, muita coisa continuará a depender de mim, estou certo que vamos continuar a encontrar o tal ponto de equilíbrio que temos tido.
Tenho sentido que, profissionalmente, estou numa recta final dessa mesma actividade e também por isso me decidi por esta mudança e integração noutro espaço com iniciativa e uma outra maneira de estar. Por outro lado, quero pensar que daqui a uns ( poucos) anos me retirarei de vez da actividade privada, mantendo talvez por mais uns anos, estas manhãs no SAMS para me manter mais ocupado e mais ocupado. Logo se verá!
Ontem fiquei preocupado com a MB porque na sua busca incessante na explicação de situações que a afligem, vai a extremos - como sempre aconteceu- e acredita naquilo que quer acreditar e que acha que é a verdade. E tantas vezes a realidade é bem mais simples e fácil,  mas custa- lhe a aceitar. E neste caso concreto que não posso especificar mais, tenho a convicção que nada mudará porque a verdade é que as pessoas são como são e se não têm e nunca tiveram, força anímica e energia para os desafios da vida, será assim que irão continuar.
Ontem estive no 64a aniversario de casamento dos meus tios, num almoço em ca da minha prima Cristina e com toda a família. Foi um almoço extremamente agradável, mas um pouco demorado, pelo que foi praticamente todo o dia! Mas é  sempre bom estar em família e numa conversa fácil e descontraída! Felizmente que  as relações familiares estão excelentes e que parece termos atingido um bom equilíbrio entre todos, com respeito mutuo e entendimento!
Neste 5 de setembro, primeiro dia de muitos mais nesta nova etapa, fica o meu grande SORRISO, com a certeza de que com energia, força, empenho e sobretudo capacidade de DAR o nosso máximo conseguiremos alcançar todos os nossos objectivos e fazer da nossa Vida aquilo que queremos e desejamos. Um SORISO especial neste dia também especial!

domingo, setembro 04, 2011

Domingo

Resolvi hoje colocar algumas das muitas fotos que tirámos no nosso periplo italiano. Desta vez e ao contrário do que é habitual, foram centenas as fotos que temos, como recordação dos muitos passeios que demos. também publiquei algumas no facebook.
Viemos ontem à noite de Sesimbra, depois dum dia pacifico e relaxante, passado em grande parte ao sol, na berma da piscina. Apesar de não estar muito bom para tomar banho, estava perfeito para estarmos ao sol a descansar e descontrair.
Hoje é o último dia destas férias de verão e vou ao almoço dos 64 anos de casamento dos meus tios Lourdes e Alfredo, que será em casa da minha prima Cristina. Como é lógico, eles fazem questão de comemorar este aniversário porque não só é uma marca importante para eles, como principalmente significa que estão vivos e de saúde, que é o mais importante.
Assim juntam a familia mais chegada, irmã ( a minha Mãe), filhos, sobrinhos, netos e o bisneto que já têm e faz-se a comemoração do dia.... os meus tios estão muitissimo bem, assim como a minha Mãe que em Novembro fará os seus 90 anos de vida!
Amanhã inicia-se um novo ciclo da minha vida e neste momento estou bastante optimista e com pensamentos positivo porque estou convencido que vai ser muito bom para todos e principalmente vou poder ter mais descanso e sossego no meu dia a dia, desde que consiga realizar o que preciso e quero para manter o meu nível e as minhas necessidades.
Não ligo muito a futebol, mas gosto de seguir a selecção nacional e fico contente quando ela ganha e vence os obstaculos. Não será o empenho do tempo de Scolari, que efectivamente conseguiu galvanizar o País, mas continuo a ter um carinho pela selecção. Não percebo por isso a atitude do jogador que abandonou essa mesma selecçao, numa atitude irresponsável, de ciúmes e caprichosa. Estes jogadores de alto nível consideram-se umas primas donas e não têm a humildade de aceitarem o que é decidido pelo treinador, pelo que considero esta atitude inadmissível e que deveria ser sancionada. Mas à boa maneira portuguesa, parece que nem vai haver participação deste facto, nem o consequente castigo, pelo que, uma vez mais, o crime compensa.
E pelo que vi, li e ouvi foi apenas uma questão de ciúmes e de achar que tinha sempre o direito de ser titular, o que nem sempre é possível, dependendo do critério do treinador. É pena, tanto mais que aparentemente o jogador em causa tem sido considerado um dos melhores do mundo e uma pessoa pacata. Casos do futebol !!!
Por cá, começa a haver um coro de críticas ao governo, pela sua inabilidade politica na comunicação e principalmente pela falta de medidas concretas no corte de despesas, com o constante aumento de impostos, à imagem e semelhança do sr engenheiro, de má memória, que neste momento se deve estar a rir e a pensar do que se livrou !
Esperemos que o governos começe a ter outra estratégia e não desbarate o seu estado de graça tão cedo, antes de ter tomado as medidas mais importantes e convenientes. Que mude de estratégia comunicacional e que começe efectivamente a cortar nas chamadas gorduras do estado, que era o seu discurso quando estavam na oposição. Ainda acredito neste governo, mas têm que, rapidamente, mudar e fazer algo diferente!
O meu habitual SORRISO, hoje de transição entre as férias que já foram e a nova fase de trabalho que se vai iniciar, com energia e bastante força. Acredito cada vez mais nas imensas trocas existentes neste Universo em que vivemos e que ao DAR, temos sempre que RECEBER o correspondente.


Fotos das Férias

Veneza
Burano, uma das muitas ilhas da lagoa de Veneza

À chegada de veneza... primeiro passeio !

Na Torre de Pisa, que fazia parte do nosso imaginário e agora é já uma vivência maravilhosa !

Praça de Sao Marcos... Veneza

A beleza da Ponte Vecchio em Florença

O Coliseu de Roma

A vista da Praça de Sáo Pedro em Roma, do cimo da Basilica com o mesmo nome



Vaticano visto do Castelo de São Angelo

Passeio na Villa Burghese, em Roma

Maquete do Museu do Vaticano

Na casa da Julieta, em Verona

Arena de Verona, palco do festival de ópera, onde queremos ir em 2012