quinta-feira, julho 21, 2011

(Mais) Um Dia

Mais um dia de semana, uma quinta feira que promete ser muito pacifica e calma, porque está muita gente de férias e sem necessidade de ir ao dentista.
Felizmente que tenho tudo mais ou menos dentro do previsto e que é o penúltimo mês em que tenho que me preocupar com pagamentos, ordenados, subsídios e afins porque em Setembro essa parte estará totalmente entregue ao dono do novo consultório. Graças a Deus !
De qualquer forma, à medida que se aproxima a data da mudança e que esta fica cada vez mais real, também fico um pouco mais apreensivo, na medida que é a primeira vez que trabalho, na privada, para outrem, apesar de considerar este como o meu consultório, tais as regras e clausulas existentes.  De qualquer modo, a relativa perda de independência é compensada pela completa falta de responsabilidades com que fico, porque continuarei a trabalhar como o faço, a ganhar em percentagem e ainda um ordenado como director clínico sem a factura pesada e mensal.
Ainda este mês, são ordenados, subsídios, pagamentos por conta, taxa de manutenção da ERS - que existe precisamente para nos cobrar taxas e pouco mais - e todas as demais despesas inerentes ao funcionamento dum consultório. Por isso, achei e continuo a achar que o negócio é bom para ambas as partes.
Independentemente desta mudança iminente, mas para a qual ainda falta muita coisa a fazer, tendo a impressão de que o SL não tem a noção completa da aceleração que é preciso fazer para estar tudo pronto a tempo, tanto mais que estamos em pleno período de ferias, pelo que será preciso agir mais e rapidamente. Mas também este processo é mais com ele do que comigo, uma vez que ele tem os seus próprios timings e não está habituado - ainda - a delegar funções e tarefas.
Li algures no Facebook, esta máxima :"Ante o frio, faz com o coração o contrário do que fazes com o corpo:despe-o./Quanto mais nu mais ele encontrará o único agasalho possível-um outro coração" (Mia Couto)
Achei bem bonito e demonstrativo da necessidade que todos temos de AMAR e ser AMADOS, uma vez que é inerente a todos os seres humanos a capacidade de AMAR e por isso, quanto mais abertos estivermos, mais conseguimos agarrar tudo aquilo que nos é dado. É o constante fluir entre DAR e RECEBER que tanto tenho falado nestes comentários e que, se estivermos bem conscientes desse facto, muito mais poderemos aproveitar o nosso quotidiano e presente, com uma maior realização e felicidade pessoal.
Ainda não sei o programa deste fim de semana, porque ou iremos até Sesimbra ou eventualmente a Sto André, se chegar à conclusão de que deveremos ir e que os prós são mais do que os contras. Tinha consciencializado que nunca mais lá iria por motivos vários, mas pelas circunstâncias presentes e por atenção a uma pessoa, talvez me convença a lá ir, mas apenas com ida no sábado e regresso no mesmo dia ou domingo à tarde. Logo vejo...
Quero recordar aquela casa e quinta como o meu mundo de adolescência e jovem adulto e associa-la a boas emoções, excelentes momentos e melhores sentimentos e não recordar com uma imagem negativa pelos factos recentes e muito menos associados à minha irmã mais nova.
Não o merece, nem será assim pelo que prefiro guardar todas as imagens - felizes e plenas - do que alterá-las neste presente, tanto mais que, felizmente, tenho uma VIDA cheia e realizada, o que nem toda a gente poderá dizer, porque vivem numa completa frustração, desanimo e negativismos.
Repito ter consciência da SORTE que tenho, pela minha relação, pela minha família, pelos meus filhos e pelos meus amigos, que me preenchem o meu espaço e a minha vida. Não preciso de muito mais a não ser manter este rumo e estas benesses, que também fiz por ter.
Infelizmente não me é possível escrever muito mais abertamente neste espaço, porque é publico e susceptível de outras interpretações, mas cada vez mais penso e sinto que tudo aquilo que se faz nesta vida, se "paga" na integra ou nesta vida ou noutras que eventualmente tenhamos, para quem acredita nisso. Acredito que somos nós que escolhemos a nossa família e que está nas nossas mãos a nossa vida e o nosso destino. Há quem o faça e há, infelizmente, quem nem saiba o que é a vida.Como diz o poeta " é em nós que é tudo!"
A sabedoria do Universo é infinita e temos que saber "ler" os acontecimentos e os factos do quotidiano e sobretudo saber, em cada altura, aquilo que devemos fazer, dar e positivar para que o quotidiano e a vida nos Sorria sempre e da melhor forma.
Nem sempre é fácil este equilíbrio na vida, mas se mantivermos um SORRISO luminoso e positivo é bem mais fácil estarmos neste presente e neste enorme círculo que é este Universo. Força e Energia positiva é o necessário para mantermos o nosso SORRISO.



Sem comentários: