domingo, junho 19, 2011

Last Day

Como me deito cedo, também me levanto cedo e por isso consigo estar numa enorme calma na piscina, a apanhar sol e a banhar- me diversas vezes. Aproveito para meditar na vida, pensar em muita coisa e reflectir em muitas outras, na certeza de que são momentos muito relaxantes e agradáveis .
Last day.... Hoje, domingo, temos que retomar a Lisboa, para recomeçarmos a vida de trabalho, se bem que e felizmente esta semana é mais curta por causa de (outro) feriado. Será bom rever esta questão dos feriados e das pontes que custam milhões ao País, sendo lógico juntá-los aos fins de semana para evitar precisamente as pontes ou mesmo eliminar alguns destes dias feriados, que já pouco significado têm para a maioria das pessoas. Por exemplo, o 5 de Outubro, dia da instauração da republica faz sentido ? O 1 de Dezembro, fim do domínio espanhol em Portugal, também faz alguma lógica a não ser para ser feriado e podermos não fazer nada ? 
Se pensarmos nos milhões de euros perdidos, nas muitas horas de trabalho desperdiçadas, talvez comecemos a encarar estas pequenas coisas doutra forma, de maneira a rentabilizarmos a nossa vida colectiva e a produzirmos mais e melhor. Será uma das muitas reformas a fazer, impopular e desgastante para qualquer governo, mas necessária como muitas outras tendo em vista a rentabilidade do País.
Vou pensando nessas e noutras coisas enquanto estou estendido na piscina, sozinho - porque tudo dorme nesta casa - a bronzear- me e a banhar- me. E que bom que hoje está, com mais calor e menos vento.
Ontem, enquanto um estudava e o outro arquitectava uma cozinha, verifiquei que estou já mesmo noutra fase da vida, que é manter o que tenho e pensar na reforma ou pelo menos em trabalhar menos. Na verdade tenho esta ( ultima) mudança profissional, que não vai alterar muito o meu quotidiano, a não ser na diminuição de responsabilidades e de problemas, pelo que também será benéfico, pelo que posso, neste momento, descontrair mais e gozar, relaxadamente, a vida sem preocupações acrescidas. Claro que esta imensa crise me tem que preocupar porque se reflecte nos consumos das pessoas, mas espero que se vá mantendo como tem estado, o que já é francamente bom.
Tenho reflectido imenso na nossa vida, nas oportunidades que temos e na forma como desfrutamos estes dias, devendo ter a consciência plena de que pertencemos a uma minoria que tem esta qualidade de vida. Por isso, nos dias menos bons temos a obrigação de recordar estes momentos e relativizar o negativo que tivermos pela frente. 
Estes dias permitiram também um "reencontro" e um reforço da relação, o que nem sempre é possível na correria do quotidiano sem que, muitas vezes, não há tempo para conversar e esclarecer o que vai acontecendo. É bom... e ainda mais tendo o Fran connosco, a estudar e a preparar-se para os exames.
Posso, por tudo isto, dizer que sou uma pessoa feliz e em paz comigo própria, sempre na busca do meu EU e da alteração permanente de antigos registos, que me marcaram durante muito tempo e que agora fazem parte do passado. O presente e o futuro é feito de optimismo, positivismo e alegria por sermos quem somos, estarmos com quem estamos e termos os filhos,  família e os (verdadeiros) amigos que temos. Isso é uma benesse conquistada e que queremos continuar a ter.
Assim conseguimos manter o nosso SORRISO cheio de força e de energia, nestes dias cheios de sol e de luz, na certeza de que " é em nós que é tudo" !

Sem comentários: