segunda-feira, junho 06, 2011

(Ainda) Eleições

No rescaldo das eleições, apenas posso comentar que se virou uma pagina da nossa história recente e que a mudança se fez duma forma democrática e civilizada.
Confesso que, perante as sondagens que iam sendo feitas, tava um pouco apreensivo porque não davam esta vitoria expressiva ao PSD, nem a derrota ao engenheiro, que era merecida e justa.
Quem nos conduziu a esta "desgraça" não podia, de forma alguma, permanecer no centro do palco e deveria retirar- se como ele fez, apesar de deixar o caminho aberto para a sua candidatura às presidenciais.
Esperemos que agora e rapidamente seja formado o novo governo, que se inicie o novo ciclo e que, principalmente, se veja a diferença na pratica política e na forma de lidar com a causa publica. Espero que os lideres das formações vencedoras se consigam entender rapidamente e dar corpo a um governo capaz, sólido e sobretudo competente, porque é o que nos precisamos.
Penso que ontem houve inegavelmente um vencedor - Pedro Passos Coelho - e dois grandes derrotados,  o senhor engenheiro e o BE, que não soube assumir plenamente o seu desaire eleitoral.
Quanto ao PCP, foi igual a si mesmo e o CDS, apesar da subida e dos votos obtidos, ficou aquém do que se julgaria possível, os 13%, mas foi também um vencedor na medida em que faz a maioria de governo que é necessária nesta fase da vida de Portugal.
A demissão de Sócrates, apesar de desejada, não era expectável pelas sondagens, pelo que soube muitíssimo bem esse aspecto da noite, mas pareceu- me, pela sua face, que ate estava aliviado por sair e ficar longe do governo. O que não me espanta dada a dificuldade e até o desespero que deve ser governar nestas circunstâncias.
De qualquer forma, MUDANÇA e nova esperança no País e no seu rumo, que se espera seja melhor, mais próspero e mais capaz de enfrentar as tempestades que vamos ter. 
Agora é preciso trabalhar mais, poupar mais e sobretudo mudar a mentalidade que temos de que tudo nos é devido e que não há obrigações, porque assim como temos benesses também temos obrigações para com o País e por isso mesmo devemos empenhar-nos individual e colectivamente pelo bem comum e pelo progresso deste País, que é o nosso.
Segunda feira, o dia da semana de  que menos gosto e que mais me custa, principalmente nesta altura em que me vou sentindo mais cansado e mesmo a precisar de ferias. Esta semana é uma semana curta por causa do feriado de dia 10 , depois daqui a uma semana mais uma tentativa de se iniciar o julgamento - espero que seja desta- e mais uns dias de ferias em Sesimbra. Esperemos que esteja bom tempo e que possamos iniciar a nossa temporada de sol e bronze.
A vida continua, neste novo clima de Mudança e de optimismo, com esperança redobrada e mais força e energia, necessário para vencermos esta difícil e importante etapa do nosso País e do nosso futuro colectivo. Como dizia um presidente dos USA, precisamos de ter a consciência do que podemos fazer pelo nosso País e empenharmo- nos em fazermos mais e melhor.
Com um grande SORRISO será mais fácil trabalhar e atingirmos os nossos objectivos, que têm e devem ser cada vez mais ambiciosos e plenos, para termos um futuro risonho, luminoso e cheio de Força. Neste Universo imenso em que nos movemos, a nossa energia e o nosso empenho fará toda a diferença na conquista do que pretendemos e desejamos. 
Neste primeiro dia de Mudança, que se trabalhe mais e melhor, com mais empenho e vontade para que o nosso futuro colectivo possa beneficiar todos e cada um de nós em particular.

Sem comentários: