sexta-feira, outubro 01, 2010

Filhos

Finalmente chegamos a 6ª feira, início de fim de semana prolongado e de passeio. Amanha vamos até Braga passar dois dias, regressando na 2ª para termos o feriado de 5 de Outubro para descansar em casa. No caminho paramos na Figueira para tomar café com alguns dos amigos, que conhecemos nestas férias e com quem estivemos em Óbidos há pouco tempo.
Apesar de não ter dormido seguido, acho que me sinto repousado e descansado, ainda para mais sabendo que vou ter uns quantos dias de folga. Mas ando ligeiramente agitado e preocupado com o evoluir da situação, apesar de felizmente até à data tudo se ter sempre resolvido como deve ser e favoravelmente e mesmo o passado mês de Setembro que parecia ter sido fraco, acabou por ser compensador e permitiu ficar bem descansado. Hoje no primeiro dia do mês parece haver algumas urgências e movimento, o que é francamente bom e me deixa optimista. Cada vez mais penso que nesta imensa troca de energias em que vivemos, temos que saber dar e aproveitar aquilo que nos é dado, vivendo cada dia de cada vez e o melhor possível, tentando fazer o nosso melhor e empenhando-nos bastante.
Ontem terminei o dia com as consultas de dois grandes - e bons - amigos e foram momentos descontraídos e agradáveis, porque muitas vezes o facto de tratar amigos, e quanto mais amigos mais o sinto, deixa-me apreensivo e discretamente nervoso porque colide um pouco com o meu espírito profissional e é por isso que quando são coisas mais complicados ou eventualmente mais dolorosas ou traumáticas optar por enviar para os colegas que trabalham comigo. É por isso que não trato os meus filhos por não conseguir mesmo. Sempre fui assim e neste momento estou pior nesse aspecto, porque me sinto mais "agarrado" às pessoas, pelo que muitas vezes fico apreensivo com algumas consultas e alguns actos médicos e espero que os meus verdadeiros amigos compreendam isso.
Ontem estive a jantar com o meu filhote mais novo e (quase) pela primeira vez, me fez confidências acerca da sua vida privada e falámos abertamente desses assuntos, pelo que fiquei extremamente contente por, também com este filho, ter conseguido estabelecer uma relação de verdade e de grande afecto. Estou cada vez mais orgulhoso dos meus filhos e da sua maneira de estar na vida e no mundo, só querendo para eles, como é evidente, o melhor possível. Ontem o Francisco confirmou também que está no melhor curso de economia do País, porque a Universidade Nova foi considerada uma das melhores 400 universidades do Mundo e o curso dele - economia - o melhor do País e com maior facilidade de colocação no mercado de trabalho.
O Pedro segue também com excelentes resultados que também tem a ver com a estabilidade afectiva em que se encontra e que contribui bastante para estar tranquilo e conseguir-se dedicar completamente aos estudos e à Faculdade, que termina em Dezembro, seguindo-se aquilo que ele conseguir arranjar, que acredito seja o melhor possível dados os imensos contactos que ele tem. Espero que tudo corra o melhor possíevel e que ele consiga já para o ano encontrar ocupação e começar a singrar verdadeiramente na vida, da forma que ele ambiciona. O problema é a grande ambição dele, mas talvez isso o impulsione a procura mais e melhor até encontrar o que verdadeiramente deseja e merece.
Tenho a sorte de ter dois filhos maravilhosos e fantásticos, que continuam a ser a razão da minha vida e que espero poder ver singrar na vida e serem tudo aquilo que querem e e merecem, com a ajuda que eu lhes puder dar e todo o meu apoio. Sei que "só" para ter dado origem a estes dois seres, mereceu ter vindo a esta vida e a este tempo, deixando a minha marca forte e profunda em ambos, pois tenho a certeza de que também eles têm um grande orgulho em mim e comigo têm uma relação excelente. Penso saber (quase) tudo acerca deles e principalmente o Pedro não consegue esconder-me grande coisa, quer seja negativo ou positivo pois tem essa personalidade e felizmente também o Francisco também já está a contar-me vários aspectos, sem sentir aquela necessidade de eu o amar e gostar dele, porque agora ele sabe que isso é uma realidade e que é muito sentido. Durante muito tempo, sei que ele tinha dúvidas acerca do nosso relacionamento, mas agora e felizmente está superado e como digo, a nossa relação está cada vez mais forte e salutar. SORRISO imenso e cheio de sol.
Entretanto o País continua na ressaca da apresentação de mais um austero e severo pacote de austeridade na expectativa de ter o o último, com a total descrença - assim o espero - neste governo e sobretudo neste primeiro ministro. Como dizia ontem o Lobo Xavier na quadratura do círculo, este tempo será conhecido como o tempo da bancarrota Sócrates e infelizmente a teimosia e a falta de visão do sr engenheiro conduziu-nos uma vez mais a este imenso apertar do cinto, com as consequencias que iremos ver.
MAs é fim de semana, faltam apenas umas ( 8 )quantas horas para entrarmos de fim de semana prolongado pelo que com um grande SORRISO cheio de FÉ, de ENERGIA e de FORÇA vamos conseguir levar por diante este mês e aproveitar cada vez mais e melhor o enorme potencial deste Universo em que vemos e estamos inseridos porque temos a capacidade de o sentir e potenciar.



Sem comentários: