terça-feira, outubro 05, 2010

Feriado

Dia 5 de Outubro, mais um feriado comemorativo da implantação da República. Concordando com o Miguel Sousa Tavares peso que é mais um feriado inútil, de paragem e de falta de produtividade.
É evidente que vivemos num regime republicano; devo dizer que tenho uma costela monárquica, porque acho que um Rei constitucional e uma monarquia consolidada seria muito melhor para o País e para todos, uma vez que não estaria nem sujeito a calendários eleitorais nem a influências partidárias, pois o rei seria uma pessoa isenta e acima de todas e quaisquer querelas e interesses partidários. Todas as monarquias europeias estabilizam os respectivos países e até fazem com que haja maior desenvolvimento e progresso. Penso que se deveria fazer um debate nacional acerca disso quando saíssemos deste imenso aperto em que estamos, uma vez que é evidente que não é agora uma prioridade nacional.
Comemoram-se hoje os 100 anos da implementação da república, havendo a ideia de que os primeiros tempos dessa mesma república teriam sido fantásticos e excelentes, o que é contraditado pela análise desses tempos porque o regime era muito mais fechado e autoritário do que a monarquia deposta, pelo que em 1926 houve nova revolução para terminar essa mesma republica e iniciar-se o longo período de ditadura.
Gostava hoje de ir visitar a presidência da republica mas não sei se tenho a vontade necessária para sair de casa e ir para uma fila, que deve estar grande, para visitar o palácio de Belém. Mas provavelmente vou tentar...
Ontem quando estavámos a vir para Lisboa pela A17 e A8 estava a pensar na inutilidade de tanta auto-estrada, porque o transito era diminuto e portanto sem compensar certamente o investimento feito. Devemos ser o país com maior rede de autoestradas, porque por exemplo na Irlanda, onde estivemos há uns tempos, apenas existem duas ou três autoestradas porque o investimento foi canalizado para outras coisas. Mas adiante que hoje não é dia para falarmos destas coisas mas apenas para enaltecermos o espírito lusitano e os nossos feitos, que logicamente também os temos.
Apercebi-me também que não quis ir até à Galiza porque estou ligeiramente sentido com o meu manito, pela sua atitude actual de não querer vir até Lisboa e estar com a Mãe porque não percebo esse comportamento, uma vez que a nossa Mãe está com quase 90 anos e portanto tem-se que dar o devido desconto. E está muito triste por ele não lhe ligar e estar com ela como é evidente. Não sei que mais
Sinto-me tranquilo e pacífico neste diz 5 de Outubro, sem vontade de coisa alguma ã não ser acabar um dos livros que estou a ler, a história ( romanceada ) de Catarina de Bragança casada com Carlos II de Inglaterra no século XVII. É curioso ler o espírito da época e mesmo com todo o romance misturado, dá para perceber as nuances dessa época e as evoluções havidas. Actualmente estou neste tipo de leituras, com muitas biografias históricas lidas e para ler.
Vou arranjar-me com um enorme SORRISO cheio de preguiça enérgica e vontade de nada fazer, o que também é bom de vez em quando.

Sem comentários: