sexta-feira, outubro 15, 2010

Filhos

Ontem fui jantar com os meus filhos e uma vez mais, é fantástico estar com eles e constatar as enormes diferenças existentes entre eles. São dois seres maravilhosos, com a sua idiossincrasia e personalidade própria, que me continuam a deixar maravilhado pela sua evolução e crescimento próprios. O mais velho tem amadurecido e crescido fantasticamente nestes últimos anos e está uma pessoa consciente, realista e totalmente diferente do que era há bem pouco tempo e que tantos e tantos problemas me deu. Ainda me lembro muito bem das muitas vezes em que me fez chorar amargamente e de todos os disparates e erros cometidos.
Ao ir para fora, ao viver sozinho e sobretudo ter estado 6 meses no Rio de Janeiro fizeram dele um jovem adulto, no qual me revejo bastante e de quem me orgulho cada vez mais. Tanto mais que é o mais parecido comigo.
O mais novo, está numa fase de descoberta e duma certa rebelião, com as certezas próprias da idade e sem conseguir perceber ou entender que os conselhos dados são para sua aprendizagem e crescimento. Felizmente que tem também um fundo fantástico e penso que também ele terá a sua fase de amadurecimento e de crescimento na altura própria.
Acho que como despertou mais tarde que o irmão para a vida social, afectiva e comunitária está um pouco deslumbrado com todo o mundo que o envolve e daí a explicação para estar um pouco disperso, sendo ainda uma pessoa fruto destes tempos, pouco conectada com a política e com os factos da sociedade e do mundo. É próprio da idade e também desta geração que parece pouco interessada em participar na vida colectiva e mais embrenhada nas suas questões de grupo, de convívio e vivendo a sua sexualidade em pleno.
De qualquer forma, são duas pessoas que têm o seu crescimento próprio e que actualmente não me dão quaisquer problemas e antes pelo contrário são e continuam a ser a fonte da minha vida e a minha principal razão de ser e de estar neste quotidiano, com vontade de prosseguir e de lutar pela nossa melhoria ou pelo menos pela manutenção das condições actuais.
É sempre um jantar diferente quando estou com eles os dois, dada a pouca frequência que o Pedro está em Portugal e ontem fomos ainda visitar a minha Mãe que ficou super contente por ver os netos e principalmente o Pedro que vê tão pouco. É a lei da vida e felizmente que tenho a sorte de ter dois filhos que sei que me adoram e que têm um relacionamento excelente comigo e que, malgré tout, são muitíssimos bem formados e pessoas que, tenho a certeza, serão capazes de construir o seu futuro e a sua vida como9 querem e desejam, assim saibam aproveitar as oportunidades e tudo aquilo que o Universo lhes pode trazer, desde que também saibam dar, condição essencial para se poder receber.
Tenho mesmo que retomar a minha análise porque sinto falta dessas reflexões e desse desbravar de caminhos e de descobertas, uma vez que estou novamente a sentir-me muito ansioso e angustiado, sabendo apesar de tudo identificar a(s) causa(s) para esse estado de alma, que é precisamente a incerteza de todo este quotidiano e a dificuldade cada vez maior de fazer face a todas as dificuldades e encargos financeiros que tenho neste momento, que vão progressivamente diminuindo e desaparecendo nos próximos anos até que ficarei livre de todos os encargos actuais. O que me dá uma relativa tranquilidade desde que consiga manter sob controle apertado todas as despesas, por causa da previsível baixa de receitas.
Com estas medidas orçamentais é evidente que os próximos anos irão ser mesmo muito complicados, pelo que temos que redimensionarmo-nos e gerir o melhor possível o lado profissional e pessoal.
Hoje recebi uma´nova proposta no SAMS que tenho que analisar e ponderar muito bem,pois implica perder muitas das regalias que tenho, mas em contrapartida começar a fazer aquilo de que mais gosto, ou seja, prótese fixa. À primeira vista será uma proposta a recusar com alguma pena, mas talvez ainda peça a opinião do advogado para ver se haverá alguma forma de me proteger legalmente de modo a não perder os direitos adquiridos ao longo destes 20 anos que trabalho para o SAMS. Vamos a ver...
Já estou no consultório, para uma 6ª feira calma de trabalho e já na mira de ir para Sesimbra hoje e no fim de semana, com a ida da minha irmã e cunhada no sábado, para almoçarem connosco. É uma forma de lhes demonstrar o meu carinho e gosto de estar com eles neste novo local que considero cada vez mais como um refúgio e onde me sinto muito bem e em PAZ.
Com isso no pensamento, fico com o meu  SORRISO interior, cheio de vontade de realizar obra e ter um presente com ENERGIA, FORÇA e LUZ
PS: hoje faz anos a minha irmã P, que infelizmente continua de relações cortadas comigo por assuntos antigos e do quotidiano. Tenho imensa pena mas é a vida e contra preconceitos é muito difícil lutar. De qualquer forma, um excelente dia de aniversário.

Sem comentários: