quinta-feira, outubro 28, 2010

Suspense

Ontem estive a ficar progressivamente mais depressivo com as sucessivas notícias e comentários à ruptura das negociações entre os principais  partidos, ficando cada vez nais convicto de que o principal problema neste momento é o sr eng Socrates, pela sua inflexibilidade, teimosia e irracionalidade.
Ao fim da manhã soube-se deste desfecho e imediatamente as consequências surgiram, com baixa das bolsas e subida dos juros da dívida, como era de esperar. Vive-se uma irrealidade total e estamos perante a prova cabal de que não temos estadistas como deve ser, mas apenas politiqueiros inconsequentes a brincar com o País e com as pessoas.
O ambiente é incrivelmente estranho, parecendo que estamos em fim de época e de "dinastia", sendo preciso uma enorme regeneração de hábitos, pessoas e mentalidades. é altura de aparecerem novos políticos, edoneos, sérios e capazes de se sacrificarem ppor Portugal, de modo a porem este País na ordem e em condições. Tem forcosamente que se fazer qualquer coisa para nos tirar deste imenso pantano em que estamos e que nos vai afundar todos e tudo, com as enormes consequências para a vida de todos nós.
Sinto diariamente a apreensão das pessoas e a enorme contracção que estão a fazer, porque não sabem o que as espera no futuro, encontram-se desanimadas e confusas porque as notícias são de mal a pior
A derrapagem dos dinheiros públicos foi brutal, demonstrado que este governo é duma incompetencia a toda a prova e dando razão ao PSD quando exige um acompanhamento sério e total da execução das finanças públicas. A verdade é que parece vivermos uma irrealidade total, que se está a transformar num pesadelo contínuo e sem saída.
Estou preocupadissimo e enervado com tudo isto porque estou a ter consciencia das consequencias imediatas desta falta de perspectiva e de futuro das pessoas, que estão completamente frustradas e desanimadas, reflectindo-se no seu dia a dia e na retracção dos seus gastos.
Temos que ter outras ambições, outros horizontes e principalmente outros políticos e dirigentes capazes de nos levar a bom porto e por bons caminhos. Estamos entregues a uma elite política de incompententes e de pessoas que só pensam em termos partidários.
Do irrealismo do BE e do PCP, à esquizofrenia do primeiro ministro, passando pelos ziguezagues do PSD e pelos excessos do CDS - sendo todavia o mais coerente, quanto a mim - não temos quem faça frente a esta situação dramática e mesmo o PR actual pouco ou nada faz para a resolução deste problema. Quando na sua recandidatura pergunta o que seria de Portugal sem ele, fico espantado como seguir esse caminho, uma vez que estando o País como está, será que ele pensa que efectivamente fez o que poderia ter feito e da maneira como o deveria ter feito ?? Estranho esse raciocínio porque  todos, mas todos, têm culpas e bastantes pelo estado a que isto chegou e agora somos todos nós que vamos pagar - e muito - este estado ruinoso em que deixou cair o País.
Hoje o sr primeiro ministro deve vir com a reprimenda ouvida do conselho europeu e dos alemães e talvez se convença que tem que fazer um acordo e ser mais humilde ou então ir-se embora e deixar outro no seu lugar a governar. Podia meter baixa ou dar parte de "louco" porque não é dificil aceitarmos isso, numa pessoa que é um mentiroso compulsivo e completaente fora da realidade que todos nós sentimos.
Como já deu para ver, estou completamente perplexo pelo evoluir dos acontecimentos e todos os programas que vi e ouvi ontem deixaram-me ainda mais atónito, porque a situação é verdadeiramente assustadora e com a agravante de a partir de 2014 termos novas bombas relógios para dar cabo das nossas contas, se lá chegarmos, porque começamos a pagar a sério toda esta loucura das parcerias público privadas. Adorava ter um consultório nesse regime, porque quando tudo corre bem, fica-se com os lucros, mas se há problemas, então o estado paga e fica com os prejuízos. Grande negócio.
Hoje é dia de jantar com o Francisco e de tentar saber porque anda ele tão nervoso e agressivo, como tenho reparado. Será pelos exames, por amores não correspondidos, pelo computador que avariou ?? A verdade é que também não tem grande iniciativa para a vida e parece que está sempre á espera que se resolva os problemas. tem que andar mais para diante e tentar levar as suas ambições sempre em frente e para isso precisa de energia e de força. Talvez seja só imaturidade e isso certamente que também contribui...
Fica um enorme SORRISO misturado com uma pequena réstia de angústia, que normalmente se vai dissipando ao longo do dia, tanto mais que, felizmente, este mês de Outubro já está fechado e com sucesso. Assim sejam os restantes meses.... tenhamos FÉ na força deste enorme e misterioso UNIVERSO.



Sem comentários: