sexta-feira, outubro 08, 2010

Mais ansiedade

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" Fernando Pessoa.
Vou lendo por aí algumas máximas que acho fantásticas, como esta que li hoje no facebook. Na verdade, é a intensidade do momento e a sua completa vivência que têm realmente importância e que guardamos na memória ou nos sentidos.
Tenho guardados momentos fugazes que, tendo durado pouco, foram inesquecíveis e ficarão para sempre comigo tal a intensidade com que foram vividos e os sentimentos envolvidos.
É preciso é saber aproveitar a vida e os momentos que ela nos oferece, porque devemos ter o discernimento de saber viver e de estar neste mundo. Como dizia a minha querida avó Eduarda - sempre lembrada - não custa viver, mas sim saber viver. e também é bem verdade isto que a minha avó dizia. Avó de quem me lembro constantemente e bastante pela sua força, presença e importância que teve na minha vida.
Hoje, 6ª feira, acordei com uma grande ansiedade sem saber exactamente o motivo, a não ser este vazio que sinto e que ao logo da noite me foi acordando e preocupando. Penso que tenho que ir fazer umas consultas de psicoterapia para ficar mais descontraído e relaxado porque na verdade vou acumulando tensões que tenho alguma dificuldade em libertar e este clima de grandes problemas financeiros, deixa-me profundamente preocupado. E então depois de ouvir certos programas fico quase em estado de choque, como acontece às 5as feiras com o Marques Mendes seguido da Quadratura do Círculo, em que fico com a sensação de que somos um caso perdido e que nada há a fazer para corrigirmos a nossa rota de colisão. Parece que vamos todos explodir e a caminho da completa e total miséria. Estou seriamente preocupado com estes dias e ainda mais com o futuro. Mas vamos com calma e tenhamos FÉ e FORÇA para enfrentar estes dias.
Mais uma vez parece-me que estou a viver uma época que não me diz nada e para a qual tenho cada vez menos força anímica e vontade de prosseguir, porque gostava de estar numa fase de pré-descanso e de estar a preocupar com o meu bem estar e vida de reforma e não ter que me preocupar com este presente tão duro e problemático. É essa a minha grande angústia neste momento, ter que fazer pela vida e continuar uma vez mais a ter que fazer face a este quotidiano, como sempre tenho feito desde que me conheço e desde os meus tempos de estudante de medicina. Por isso, vamos à luta...
Estamos quase a entrar em fim de semana, tendo amanha um almoço na Ericeira e um jantar em Lisboa, ainda a confirmar. Quero ter tempo para pensar e para reflectir acerca de eventuais mudanças a fazer e a introduzir no consultório para uma melhor adaptação aos tempos que correm. Ainda não sei o que vou mesmo fazer para tentar acompanhar estes tempos o melhor possível e não ter problemas, que felizmente ainda não existem.
Fica aqui o meu SORRISO possível para hoje, com a certeza de que vou tentar ser POSITIVO com muita FORÇA e ENERGIA, aproveitando todas estas forças cósmicas que nos envolvem.





Sem comentários: