segunda-feira, outubro 18, 2010

Rescaldo

Uma vez mais, o fim de semana em Sesimbra fez maravilhas porque me sinto relaxado, descontraído e confiante. Aquele ar, aquele ambiente, o convívio entre as pessoas e até o reforçar dos laços afectivos deixam-me muito tranquilo e preparado para mais uma semana de stress e de luta constante com esta realidade dura e muitíssimo preocupante.
Ontem foi mesmo um domingo de carregar baterias e energias, com pequenas sestas, intercaladas com leituras, pequenas conversas e séries várias, pelo que foi mesmo um fim de semana tranquilo e repousante.
Hoje cá estamos de novo nesta semana de trabalho, a sentir-se já a diminuição de marcações aqui no SAMS, que aparentemente ainda não se sente, felizmente, no consultório mas que tenho mesmo que definir estratégias e novas abordagens para estes tempos diferentes e de luta séria e complicada. Não quero nem vou entrar em grandes conflitos internos, mas apenas readequar as minhas necessidades a esta "nova" realidade e tentar atravessar este novo longo ano de 2011 o melhor possível e sem sofrer grandes consequencias, o que confesso ser bem difícil e complicado. MAs tenhamos FÉ e energia para andar em frente e acreditarmos nas nossas capacidades e força para vencermos todas as adversidades, com este espírito e esta paz.
Nem que tenha que me refugiar mais e mais em Sesimbra e em comunhão com aqueles ares e aquela imensa tranquilidade, ganhar alento para estes dias e para as lutas que se avizinham, de modo a vencer mais esta etapa e mais este percurso da minha vida.
É mais um episódio da minha vida, como tantos outros que pareciam ser o fim do mundo e que depois deram resultados diversos, conduzindo-me ao que hoje sou. Desde a ida para Abrantes, pela obstinação dum professor da faculdade, a posterior vinda para Lisboa, a escolha da medicina familiar em Carnaxide, no longíguo ano de 1982, a ida para a Socarpor, a entrada em medicina dentária e a subsequente entrega a esta especialidade, o ensino nas faculdades, foi todo um percurso de vida, de muitas variáveis aleatórias e que escaparam ao meu controle, mas que me conduziram ao que hoje sou e que, se soubesse o que sei hoje, teria talvez ficado pela primeira etapa da minha vida profissional, ou seja, por Abrantes. Teria certamente uma vida bem tranquila, seria seguramente um "senhor" e estaria, talvez, nesta fase ou completamente acomodado e profissionalmente realizado ou totalmente deprimido e farto da vida. Não tenho a certeza de como estaria, mas sei certamente que a vida teria sido bem diferente.
Mas o evoluir da vida tem as suas regras e o seu percurso e chegado a este ponto, o que devemos, e temos de fazer, é continuar este caminho, tentando minorar o nefasto da situação e aproveitar as eventuais potencialidades de oportunidade, a existirem. A verdade é que, ao contrário do que sentia na semana passada, acho que temos mesmo que lutar e enfrentar o que nos espera, com a certeza de que é o único caminho lógico e possível para não nos afundarmos nesta imensa maré negra que nos invade.
O meu filho Pedro tem hoje uma entrevista de trabalho num dos mais conceituados e caros hotéis de Barcelona e esperemos que lhe corra bem e que consiga começar a estruturar a sua vida futura, com garra e energia. Ele tem todas as capacidades inerentes a um líder, desde que consiga guardar as suas dúvidas e momentâneas crises de baixa auto estima que as tem de vez em quando. Essas "crises" diminuem quando se sente afectivamente apoiado e forte, o que é o caso neste momento porque tem uma relação que o satisfaz e o deixa bastante bem. Assim seja...
Tinha pensado em diminuir estes comentários, passando-os a frases telegráficas e curtas, mas pelos vistos não consigo, talvez por esta escrita diária funcionar mesmo como uma auto análise e um escape à realidade, se bem que não possa, nem deva, escrever tudo aquilo que, muitas vezes, gostaria, mas como isto ainda é lido ( será mesmo ?? ) por algumas pessoas não posso mesmo alargar muito estes pensamentos em alguns aspectos e temas. Fica nas entrelinhas e quem me conhece mesmo bem, sabe ao que me refiro e o que quero mesmo dizer.
Foi à consulta de endocrinologia, por causa da minha dieta e é uma alteração radical dos hábitos, esperando ser capaz de a fazer e levar a cabo nestes tempos mais próximos. Terei que alterar também um dos medicamentos que estou a tomar e terei que começar a levantar-me mais cedo para ter tempo de fazer o pequeno almoço e de comer devidamente o que me foi prescrito, que é um almoço de hotel, ou seja, ovos, pão, etc. Vamos a ver como vai correr...
E aqui fico com este SORRISO de 2ª feira que, ao contrário de outras 2ªs feiras está a ser menos complicada e com mais energia e vontade, consequencia dum fim de semana que me revitalizou completamente.





1 comentário:

Unknown disse...

Olá Tio!! Com essa dieta é agora que vai perder essa barriguita eheheheh