quarta-feira, outubro 20, 2010

Meio da Semana

Meio de mais uma semana sem grandes estórias ou novidades para comentar, a não ser esta lentidão da passagem do tempo, dos acontecimentos e da produção de receita. O mundo continua a girar e a desenvolver-se ao seu ritmo próprio com a impressão permanente de que cada vez mais caminhamos para um abismo certo e para a completa desregulação da nossa vida e do nosso País.
Os momentos são duma enorme dificuldade e, uma vez mais, os protagonistas principais, parecem enredados numa brincadeira de miúdos e de irresponsáveis, na medida em que não se resolvem a negociar seria e construtivamente para tentar salvar o que é possível, na realização deste presente e principalmente do nosso futuro colectivo.
Acho que é já inevitável a entrada do FMI no nosso País com medidas ainda mais duras e impopulares do que as previstas neste esboço de orçamento , uma vez que este Governo e estes políticos já não são capazes de produzir resultados válidos e sobretudo de sustentabilidade da nossa economia. Estamos mesmo à deriva e com uma situação gravíssima, sem se ver grandes saídas a não ser efectivamente, entrarmos em bancarrota ou sairmos do Euro, como já se começa a ouvir por aí. Parece que a saída da zona euro seria má, mas permitiria a resolução dos nossos problemas duma forma mais rápida e duradoura, por mecanismos que desconheço e que ainda não li duma forma que consiga perceber na totalidade.
Mais um dia de SAMS e de consultório, com relativo movimento e consultas neste progredir do mês a caminho do fim de mais um ano, que está mesmo quase a chegar.
Hoje tenho amigos a viajar pelo mundo e pela Europa e confesso que estou um pouco preocupado uma vez que há greves em França com uma enorme dificuldade nos voos e é para aí que eles vão, principalmente a ervilhinha e a irmã que vão com a Mãe ao encontro do Pai, que regressa da Ásia. Espero que corra tudo bem e que cheguem bem à Disney, podendo desfrutar duns dias bem passados. A situação por lá é explosiva e a greve está a afectar seriamente a vida de todos e não sei se essa será a melhor altura para se viajar para Paris com crianças. Quero ter notícias quanto antes.
Espero que em Dezembro esteja já tudo devidamente sanado quando for a nossa altura de irmos até Bruxelas passar o fim do ano e conhecer a cidade centro da união europeia, aonde nunca estivemos e que deve ser, como nos dizem, muito interessante de ver e conhecer. Vamos a ver como chegamos a essa altura do ano e como estaremos todos por aqui a viver debaixo deste vulcão de instabilidade e de descalabro. Descalabro também mental dos muitos que nos governam e têm pretensões a governar.
Estive a ler agora as tais condições que o PSD propõe ao governo para viabilizar o orçamento e pergunto qual a válvula de escape que eles têm se o PS não aceitar essas mesmas condições e aproveitar este pretexto para extremar posições e abandonar o governo, que seria uma imensa benesse para o sr Sócrates que assim faria uma vez mais papel de vítima e estaria 7 meses a lamentar-se de que não o tinham deixado fazer o que era necessário. O PSD deveria ter feito uma coisa muito simples, como disse uma senhora ( que sempre teve a razão do seu lado e nunca foi devidamente reconhecida - a Dra Manuela Ferreira Leite ), que era ter dito, antes de conhecer o orçamento que ele seria viabilizado com a abstenção por motivos patrióticos e nacionais. Agora qual vai ser a atitude desse partido se o governo negar essas propostas. Vai chumbar o orçamento e assim mergulhar o País numa crise sem precedentes e sem qualquer viabilidade ??
O Presidente do PSD que parecia tão promissor quando chegou a esse cargo, deixou-se levar por um caminho muito perigoso e preocupante, restando agora ver como vai reagir o PS e o governo. Pelo menos teve o mérito de devolver ao governo a responsabilidade pela resolução da crise e talvez isso lhe traga proveito e seja a razão para mesmo assim deixar passar este orçamento. Ou seja, pode-se dizer que o PS não está receptivo a negociações, que a culpa é toda do governo deste mau orçamento, mas que mesmo assim se vai abster por motivos nacionais e de emergência. Poderá ser uma saída razoável e não penalizadora para o PSD, mas sim para o PS se bem que a máquina de propaganda deste partida é fabulosa e há-de encontrar maneira de virar isto a seu favor. Este governo é exímio nestas manobras.
E lá estou eu embalado nestas eternas questões de minudencias e de "má" política porque o que se deveria estar mesmo a discutir era um governo de salvação nacional e medidas para combater o que nos preocupa e viabilizar o País, porque isso é que é mesmo importante e prioritário.
Apesar destas notícias, cá vamos ficando com o nosso SORRISO, a pensar especialmente nos que hoje fazem anos, o meu cunhado Z e o meu grande amigo RC, a quem envio um grande abraço cheio de energia e de força

Sem comentários: