terça-feira, maio 04, 2010

Semana

Continuamos nesta primeira semana de Maio e o meu amigo MS escreve-me a dizer que a 2ª feira é o melhor dia para ele e diz: "... eu gosto imenso das segundas-feiras e trabalho com gosto nesse dia. Isso começou a acontecer-me desde o momento em que num exame oral de inglês tive de dizer qual o dia da semana preferido (não sei se te já contei) e como não tinha nenhum resolvi inventar e saiu-me segunda feira. Depois tive de justificar. Então entre muitas mentiras, disse que não me sentia cansado pois acabara de vir de um fim de semana em que não se trabalha e se faz alguma coisa que se gosta. Por isso tinha energia para começar a trabalhar. Não sei se foi por isso, mas a partir desse momento foi o que passou a acontecer. Fui cada vez trabalhar ás segundas com mais alegria e energia do que alguma vez tinha acontecido. E chego ao fim do dia sempre com a sensação que fiz imensas coisas e com qualidade. O dia mais complicado para mim é a terça. Não gosto nada. Penso que é porque já se entrou na rotina e ainda falta brutalmente para o fim de semana. . (como hoje) "
São opiniões, mas continuo a achar que devíamos passar logo para a 3ª feira e assim acabava-se o principio da semana e dos dramas inerentes.
Aproximamo-nos da data da visita Papal e esses dias vão ser bem complicados em Lisboa, pelos imensos condicionalismos e alterações das rotinas. Então no Terreiro do Paço vai ser mesmo complicado e se estava com vontade de ir, neste momento já não estou a pensar nisso, porque só agora me apercebi que para estar num lugar minimamente visível, ter-se-à que ir muitas e muitas horas antes. Deve mesmo haver gente que, certamente, irá de véspera para marcar lugar o mais perto possível do altar.
De qualquer forma, deve ser um momento muito especial e sentido, que espero poder ver na transmissão em directo se não tiver consultas, que deve ser o mais provável pela envolvência do dia.
Ontem estive com uma dor de cabeça chata e latente todo o dia que só me passou depois do jantar e enquanto estavámos a ver o Avatar. Um grande filme, bonito, com uma imagem espectacular e que nos envolve completamente. Além de que tem uma mensagem válida e muito certa, uma vez que devemos sempre lutar por aquilo em que acreditamos e mesmo que as forças nos pareçam desiguais, nunca desistir porque a Razão pode sempre prevalecer à Força. OU seja, quando estamos convictos de que temos razão, devemos lutar e fazer vencer os nossos argumentos porque no final a Razão vence sempre ou pelo menos assim deveria ser.
De qualquer forma, é um filme que deve ser visto porque para além de tudo tem uma animação fantástica.
Entretanto com estes fait divers, lá nos vamos distraindo da nossa situação político económica e talvez consigamos passar através dos pingos da chuva e sobreviver à crise, construindo um País melhor e mais rico. Esse o nosso interesse colectivo e a nossa grande vontade e deveria ser o nosso desígnio nacional, mas a verdade é que continuamos na mesma a repisar os mesmos conceitos e a enterrar-nos cada vez mais, porque até parece que esta semana vamos pregar mais um prego no nosso caixão colectivo, com a assinatura do contrato para o TGV. Que é indispensável para a nossa crise e que faz imensa falta neste momento e nos vindouros.
Haja senso e realismo e talvez fosse oportuno e melhor que o PR interviesse neste momento para evitar males maiores, mas a verdade é que ninguém parece ter vontade efectiva de resolver os problemas e de cortar a eito, como infelizmente está a acontecer na Grécia.
Vamos ver qual é o final deste folhetim e se chegamos mesmo ao fim ou se entretanto não haverá nenhuma implosão e a alteração completa deste filme, quase de terror.
Um grande e solarento SORRISO, neste dia cheio de SOL e de ENERGIA com a certeza de que seremos capazes de, uma vez mais, vencer este dia e estas semanas.

Sem comentários: