segunda-feira, maio 10, 2010

Semana Papal

"Somos, em suma, uma pequena geografia onde o mundo inteiro se pode encontrar". Li esta "máxima" numa crónica do expresso e penso que resume aquilo que nós somos ou deveríamos ser. Ou seja, um pequeno País, com uma enorme história na qual encontrámos quase todos os povos do mundo, demos novos mundos ao mundo, tivemos uma imensa Diáspora e estamos espalhados por todo o mundo e, enfim, temos uma imensa e rica história, da qual nos devemos e temos que orgulhar. Podemos e devemos projectar todo este rico passado neste presente e principalmente no futuro, de modo a podermos de novo dar mundos ao Mundo e principalmente dar futuro e confiança a todos os Portugueses.
Somos um povo trabalhador e intrinsecamente honesto e cumpridor e se conseguimos criar riqueza e crescer noutros países, dando um imenso contributo para o seu desenvolvimento, devemos ainda mais contribuir com todo o nosso empenho neste momento actual e fazer com que o nosso País siga em frente e supere esta crise gravíssima em que estamos.
Hoje as notícias já estão a preparar para as medidas inevitáveis que serão necessárias e que passarão,, logicamente, pela subida do IVA e por cortes nos ordenados e contribuições para se poder rapidamente restabelecer a confiança e sanear as contas públicas. É altura de nos unirmos, trabalharmos mais e melhor e apertar o cinto dentro das nossas capacidades, de modo a termos um futuro real e efectivo e darmos um País melhor aos nossos filhos e netos. Essa terá que ser o nosso objectivo e a nossa realidade.
Ontem estivemos todo o dia em casa, simplesmente sem nada fazer a não ser dormitar, ler e ver uma série de filmes gravados e que estavam em atraso, porque há dias em que apenas apetece estar simplesmente sem fazer nada.
Hoje, 2ª feira, já tenho uma assistente doente e é curioso como eu já o pressentia porque não foi nenhuma surpresa ela dizer-me que estava doente, pelo que hoje teremos que nos remediar mais ou menos e tentar dar andamento às consultas o melhor possível. Vamos a ver como correm as coisas e como nos vamos safar, mas acho que vai correr tudo mais ou menos. Também em última análise, desmarcamos e seguimos em frente, mas queria evitar isso uma vez que não sei como vai correr esta semana por causa da visita papal, que vai alterar bastante a rotina das pessoas, com tolerâncias e encerramentos de escolas e outros serviços públicos.Iremos certamente comentar esta visita e o seu impacto nos próximos dias, comparando-a com a enorme explosão expontanea ocorrida ontem em Lisboa com a vitória do Benfica.
Religião e futebol continuam a ser os grandes pilares da sociedade portuguesa e apesar de ser importante ter marcos e valores, seria também realista atentarmos noutras realidades e noutras princípios para podermos crescer e valorizar-nos. A comparação não é perniciosa nem falaciosa, porque são fases da mesma moeda e da mesma realidade, na medida em que as pessoas têm que se entregar ao que acreditam e valorizam, para muitas vezes se esquecerem da triste realidade em que vivem.
Com a promessa duma vida melhor as pessoas conformam-se com o que têm nesta vida terrena e com a vitória do seu clube, sentem-se felizes e prontas para continuar a sua vida, sem se lembrarem por momentos do presente pesado e difícil. Todos nós temos os nossos escapes e a nossa maneira de fugir da realidade, não podendo achar que esta ou aquela forma é a melhor, porque a verdade é que todos nós temos direito a sonhar e a pretender que a nossa vida seja bem melhor e mais feliz.
E espero que consigamos fazer deste País, um País melhor, mais rico e mais FELIZ.
Com um SORRISO cheio de energia e de força, temos que conseguir superar as nossas dificuldades e construir um mundo melhor nesta pequena geografia aonde vivemos

1 comentário:

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^