quarta-feira, maio 26, 2010

Meio da semana

Meio da semana, tranquilo e pacífico com o trabalho a correr bem e, felizmente, com a agenda cheia apesar da quebra que se vai sentindo. Mas enquanto for assim já nos podemos dar por satisfeitos uma vez que as notícias que nos chegam são preocupantes e assustadoras em relação a outros consultórios e afins.
Vamos esperar que, com a nossa energia e fé, continuemos assim na certeza de que devemos cada vez mais viver um dia de cada vez e tentar estar no presente da melhor forma possível.As notícias em geral são cada vez mais preocupantes e de nos deixarem a pensar acerca do futuro que iremos ter, porque na verdade todos temos que nos convencer que o nosso nível devida tem que baixar, ganharmos menos e trabalharmos mais, mas o exemplo tem que vir do Estado e não podemos ter notícias de que os senhores deputados vão ter mais dinheiro para viagens e transportes e no mesmo dia saber-se que os transportes vão aumentar. E este aumento é inevitável porque o deficit destes empresas de transporte é astronómico. De qualquer forma, é necessário cortar com todas as despesas supérfluas, de representaçaõ e com os milhares de "tachos" existentes no estado, institutos e afins que para nada servem. Mas para isso tem que haver o acordo de todos os partidos, mas infelizmente é bem dificil acabar com os "jobs for the boys"uma vez que todos comem à mesa do Estado,
O folhetim do TGV é outra estória triste, em que vamos ter uma linha plantada a meio do País sem ligação parte nenhum e que irá servir para irmos de Caia ao poceirão, porque certamente que os espanhóis vão suspender a ligação a Madrid e não vai haver dinheiro tão cedo para a ligação a Lisboa. Não seria bem mais lógico suspender para já esse troço ??Felizmente que a tal alteração profunda de Alcântara e dos contentores, com o escândalo do prorrogação do contrato com a Liscont, sem concurso público foi suspenso pelo parlamento e mais uma vez aqui se vê a força dos lobbies e principalmente de ex ministros do Ps que são agora presidentes destas empresas e que continuam a tudo decidir em Portugal.
É vergonhoso e difícil de aceitar e nesse aspecto era mesmo preciso uma enorme e completa revolução de mentalidades para, à alemã, cortarmos a eito e sem dó, porque se calhar é melhor ficarmos completamente de rastos mas com tudo saneado do que continuarmos neste pântano podre e sem solução aparente.Ouço que muita gente tem soluções - descida da taxa social única e aumento do IVA, parece ser consensual - mas o governo ( que nada governa ) nada faz e parece que anda mesmo à deriva, sem previsão de futuro nem qualquer iniciativa válida e concreta, parecendo não perceber que alguma coisa tem que ser feita e muito rapidamente, antes que batamos contra a parede, como bem avisou F Ulrich há uns dias.
A verdade é que este Primeiro Ministro está sem força e energia, mas também é que é praticamente impossível substitui-lo agora, pelo que estamos destinados a este marasmo intenso, tanto mais que também o Presidente da Republica parece estar mais interessado nas eleições do que na verdade, pois já devia ter alertado o País para a realidade e ter feito um discurso verdadeira, dizendo o que se passa e projectando o futuro e as medidas que deveriam ser tomadas, de acordo com o governo e com os demais partidos responsáveis. Mas deve ser pedir demais...Entretanto recebo notícias da minha contabilista com os pagamentos que tenho que fazer de IRC, tendo ficado bem chateado com o que tenho que pagar porque infelizmente não há volta a dar. De IRS recebi muitíssimo menos porque deixei de poder declarar a pensão de alimentos que dou, apesar da minha ex pagar irs sobre estes rendimentos, bem como não posso descontar o que pago do Pedro, o que não se percebe mesmo nada. Mas se este ano é assim , para o ano então deve ser dramático pelo que tenho mesmo que começar a poupar a sério e como deve ser.
Mas pensemos em coisas mais alegres e maravilhosas com um enorme SORRISO cheio de ESPERANÇA e de `FÉ, na certeza de que vamos conseguir alcançar o que queremos e da melhor forma possível

Sem comentários: