domingo, maio 30, 2010

Domingo

Centro cultural de Belém, Sagração da Primavera e Olga Roriz, com uma coreografia fantástica. Ontem à noite, fui com a MB ver esta peça que está fabulosa, com movimento, alegria e originalidade. Uma companhia imensa, cheia de bailarinos de muito talento, ritmo e movimento. Valeu a pena...
Gosto bastante do CCB, pela sua imponência, pela sua beleza e por se ter vindo a afirmar como um importante pólo de cultura e de encontro de saberes.
Quando era adolescente, o único sítio aonde de via concertos e bailados era a Gulbenkian que tinha a programação possível e que estava sempre cheia, porque a oferta era diminuta. Tinha a assinatura da época e assistia a tudo o que era espectáculo. São Carlos era considerado uma sala para as elites e era muito difícil arranjar-se bilhetes e o Coliseu a sala do Povo. Foi sala de que nunca gostei porque acho que tem uma má acústica e maus condições. Mas também lá vi muitos espectáculos e lembro-me de que a primeira ópera que vi - a Flauta Mágica - foi precisamente nesta sala com o meu tio Luís.
Depois do 25 de Abril começaram a surgir pequenos grupos de teatro, de bailado, com peças experimentais e foi uma época em que assisti a quase tudo o que havia em Lisboa, porque foi efectivamente uma altura muito rico nesse aspecto. Cheguei a ser "sócio" de alguns teatros e lembro-me de muitas e muitas peças que vi, muitos concertos e bailados.
Muito depois e já com um panorama cultural extremamente diversificado, apareceu o CCB - www.wikipedia.org/wiki/Centro_Cultural_de_Belem - e a partir da década de 1990 passou a ser um marco incontornável da cidade de Lisboa, pela sua diversidade de oferta e pelas belíssimas condições das instalações.
Assisti a muitos e bons espectáculos de dança, bailado, entretenimento, etc e devo dizer que o de ontem está integrado na categoria dos bons momentos que vi naquela sala.
Ultimamente temos ido menos ao CCB porque também a programação ficou menos boa e menos apelativa e por isso já não ia a algum tempo assistir a um espectáculo. A ver se recupero esse hábito e recomeço a frequentar mais essa sala.
Entretanto fomos dar uma volta, passando por casa da minha irmã N e Z, para tirar umas medidas para a renovação da cozinha e seguindo depois atá ao Allegro para comer uma saladita e ver uns calções para preparar já roupa para o Egipto. E lá comprei uns dois calções e uma camisita para levar.
Estou com uma imensa sonolência pelo que vou fazer a minha habitual sesta de fim de semana, com um imenso SORRISO cheio de Energia

Sem comentários: