segunda-feira, maio 31, 2010

2ª feira

Último dia do mês, entrada no novo mês e quase na nossa semana de férias, com semana curta de trabalho. Passou-se mais um domingo de calma, de leitura e de descontracção, sem quaisquer novidades ou factos relevantes.
Hoje acordei com uma certa ansiedade, o que não me acontecia há muito e muito tempo e já tentei perceber a razão, sem encontrar nenhuma ou pesquisar causas e também sem haver nenhuma aparente. Vamos aguardar pelo desenrolar do dia e da semana para ver se haverá algum factor a causar esta ansiedade. É tanto mais estranho porque há muitas semanas que não a sentia, desde que numa das sessões de análise conseguimos desmontar estas crises e fazê-las desaparecer. O seu aparecimento pode estar relacionado com a antecipação deste mês que penso ser complicado ou terá alguma outra razão que desconheço ?
Não tenho mesmo vontade nenhuma de escrever, pelo que para já aqui fica o meu SORRISO, com a vontade de melhorar o dia e de conseguir diminuir esta ansiedade.

domingo, maio 30, 2010

Domingo

Centro cultural de Belém, Sagração da Primavera e Olga Roriz, com uma coreografia fantástica. Ontem à noite, fui com a MB ver esta peça que está fabulosa, com movimento, alegria e originalidade. Uma companhia imensa, cheia de bailarinos de muito talento, ritmo e movimento. Valeu a pena...
Gosto bastante do CCB, pela sua imponência, pela sua beleza e por se ter vindo a afirmar como um importante pólo de cultura e de encontro de saberes.
Quando era adolescente, o único sítio aonde de via concertos e bailados era a Gulbenkian que tinha a programação possível e que estava sempre cheia, porque a oferta era diminuta. Tinha a assinatura da época e assistia a tudo o que era espectáculo. São Carlos era considerado uma sala para as elites e era muito difícil arranjar-se bilhetes e o Coliseu a sala do Povo. Foi sala de que nunca gostei porque acho que tem uma má acústica e maus condições. Mas também lá vi muitos espectáculos e lembro-me de que a primeira ópera que vi - a Flauta Mágica - foi precisamente nesta sala com o meu tio Luís.
Depois do 25 de Abril começaram a surgir pequenos grupos de teatro, de bailado, com peças experimentais e foi uma época em que assisti a quase tudo o que havia em Lisboa, porque foi efectivamente uma altura muito rico nesse aspecto. Cheguei a ser "sócio" de alguns teatros e lembro-me de muitas e muitas peças que vi, muitos concertos e bailados.
Muito depois e já com um panorama cultural extremamente diversificado, apareceu o CCB - www.wikipedia.org/wiki/Centro_Cultural_de_Belem - e a partir da década de 1990 passou a ser um marco incontornável da cidade de Lisboa, pela sua diversidade de oferta e pelas belíssimas condições das instalações.
Assisti a muitos e bons espectáculos de dança, bailado, entretenimento, etc e devo dizer que o de ontem está integrado na categoria dos bons momentos que vi naquela sala.
Ultimamente temos ido menos ao CCB porque também a programação ficou menos boa e menos apelativa e por isso já não ia a algum tempo assistir a um espectáculo. A ver se recupero esse hábito e recomeço a frequentar mais essa sala.
Entretanto fomos dar uma volta, passando por casa da minha irmã N e Z, para tirar umas medidas para a renovação da cozinha e seguindo depois atá ao Allegro para comer uma saladita e ver uns calções para preparar já roupa para o Egipto. E lá comprei uns dois calções e uma camisita para levar.
Estou com uma imensa sonolência pelo que vou fazer a minha habitual sesta de fim de semana, com um imenso SORRISO cheio de Energia

sábado, maio 29, 2010

Sábado

Julgava que já tinha contado um caso que me fez uma enorme confusão, mas parece que não o fiz ainda, pelo que o contar. A minha amiga C teve que entregar a sua casa de infância ao senhorio e tendo um frigorífico para se desfazer, resolveu dá-lo a uma senhora que tem uma reforma de perto de 300 euros. Não tem família, paga 100 euros de renda e vive com o resto que sobra, pelo que se deve calcular a qualidade de vida desta senhora.
Fiquei chocado com esta realidade que deve existir, infelizmente, em muitos mais lares e que demonstra bem o baixo nível económico do nosso País, fazendo-nos pensar, ou pelo menos assim deveria ser, na forma de melhorar o nível geral de forma a que todos vivessem com dignidade humana.
Ontem foi, uma vez mais, uma sexta feira calma, como vem sendo hábito. Soube de factos que me deixaram bastante preocupado e acerca dos quais tenho que ponderar bastante para saber o que deverei fazer.
Ontem fomos jantar ao Alma Lusa - onde não íamos há bastante tempo - com os nossos amigos C e M, que me esteve a contar toda a viagem ao Egipto, tendo-me deixado ainda mais ansioso para rapidamente partir para esse país maravilhoso e carregado de história. Depois do jantar e em nossa casa estivemos a ver as fotos e sinceramente, deve ser assombroso. Foi um jantar tranquilo e pacífico, como não podia deixar de ser quando se está mesmo no meio de verdadeiros amigos e principalmente grandes AMIGOS.
Estivemos depois a ver um filme que contava a história duma gueixa japonesa do princípio do século XX e efectivamente não havia muita diferença entre essa situação e a escravidão, apesar de não envolver exploração sexual nas mais diferenciadas. Um filme interessante e que acabou já passava das 3 da manhã.
Hoje espera-nos um dia intenso, começando pela festa de aniversário da FD, no Monsanto e acabando no espectáculo de Ballet no CCB, com a "Sagração da Primavera" da Olga Roriz, pelo que vamos estar ocupados e chegar ao fim do dia cansadotes, pois no meio disto tudo dormi relativamente pouco, apesar de bem. Alias tenho andado a dormir muitíssimo bem, o que é significativo da minha paz de espírito e de equilíbrio mental.
Fico contente quando os que me são muito próximos, percebem e me dizem que eu estou diferente, mais calmo e equilibrado porque gosto que se perceba a minha mudança e nova forma de estar na vida e no mundo. Eu sinto-me muitíssimo bem e em PAZ comigo próprio duma forma que nunca estive, pelo que é lógico que esteja mesmo bem e tranquilo
É uma das razões pela qual tenho um enorme e interior SORRISO cheio de FÉ e de ENERGIA


sexta-feira, maio 28, 2010

Estórias

Um aluno do técnico fez um exame e quando foi ver a pauta das notas, o seu nome tinha um traço à frente. Tendo ido perguntar ao professor o que se tinha passado, a resposta deste foi : " Perdi o seu exame e por isso vai ter que repetir esse mesmo exame "... apenas e tão só este sinal de prepotência e sinal destes tempos que vivemos. Estória verdadeira contada por um doente ontem, sendo simplesmente inacreditável este procedimento, tanto mais que também já dei aulas durante muitos e bons anos e nunca me teria atrevido a proceder assim , tanto mais que é sabido que não pode haver da parte do aluno qualquer reacção pois se houvesse qualquer queixa, nunca mais acabaria o curso e passaria a ser um repetente crónico. É lamentável que um professor universitário proceda assim.
Reunião com um comercial da Portugal telecom. Entra no meu escritório a mascar pastilha elástica, que fingi não ver, trata.-me por senhor isto e senhor aquilo e de repente o telemóvel toca e ele atende sem me pedir licença e começa uma longa conversa. Sem comentários porque efectivamente a falta de educação atinge limites imensos. Chamei-lhe a atenção para essas faltas e encerrei a conversa.
O estado gasta 12 milhões de euros em iluminações de Natal e 310 mil euros em concertos do Tony Carreira e ainda 13500 em espumante. Mas eu tenho que pagar concertos de cantores, gastar estes absurdos em luzes e contribuir para a cirrose dos políticos ?Cortam-se subsídios e apoios sociais de vez apesar do aumento do desemprego. Durante anos gastou-se sem qualquer controle e agora é lógico que se tem que cortar sem qualquer critério, o que demonstra bem a falta de programação deste governo e do anterior, da mesma autoria.
O PSD está próximo da maioria absoluta, segundo as últimas sondagens o que demonstra bem que os portugueses não gostam de dirigentes que falem a verdade uma vez que Manuela Ferreira Leite tinha e tem razão naquilo que andava a dizer há muito e muito tempo e infelizmente ninguém ouviu. Também a verdade é que não tinha qualquer jeito para a política do quotidiano.
Chego ao SAMS e não tenho doentes nem às 8.00 nem às 9.00 o que é talvez sinal evidente desta crise enorme em que estamos ou será que tem outra qualquer significado que não percebo, tendo em vista um eventual afastamento do serviço. Tenho pensado nisso porque agora a política é contratar médicos à peça. Com a poupança evidente para o SAMS.
Aniversário da minha querida prima L e da pequenita F, pelo que, para ambas, aqui fica um grande beijinho de parabéns e de felicidade.
São pequenas estórias e apontamentos demonstrativos desta nossa sociedade e destes tempos de crise, dos quais ainda não nos apercebemos na sua totalidade. Ontem na quadratura do círculo o tom geral, foi, mais uma vez, de gravidade e de grande preocupação com o estado economico e financeiro do País porque a verdade é que estamos num imenso buraco sem qualquer aparente luz ao fundo do túnel.
Pergunto-me o que vai ser de todos nós e de cada um em particular, com os dramas imensos que deve haver já em muitas e muitas casas deste País.
É sexta feira e daqui a umas horas começa mais um fim de semana e entramos numa semana curta e depois em férias. É a produtividades deste País que em cerca de 10 dias, tem dois feriados ( mais um municipal ) e dois fins de semana, ou seja em 11 dias, trabalha-se 4 ou 5, consoante se esteja em Oeiras ou em Lisboa. Não é possível progredir assim e criar riqueza e produto. E será que as pessoas não se apercebem desta e doutras realidades impossíveis semelhantes?
Fico-me com um enigmático SORRISO com calor e luz, na certeza de que iremos ter o que soubermos criar porque a verdade é que " é em nós que é tudo"
PS o~s meus amigos chegaram do Egipto e hoje já vou saber novidades

quinta-feira, maio 27, 2010

Mais do Mesmo

Mais um dia, mais outra etapa e mais do mesmo, com o pagamento doloroso do IRC do ano passado. Estamos cada vez mais afundados em impostos, pagamentos e outros sem grandes possibilidades de aumentar a receita.
É preocupante o agravamento da carga fiscal que tende a aumentar paulatinamente e todos os anos temos que pagar mais e mais, com quase tudo concentrado nestes meses. Ou seja, agora IRC, depois a partir de Julho os pagamentos por conta que se estendem até Dezembro e a coincidir com os meses que temos mais despesas e menos receitas.
Temos que poupar mais e mais e tentar diminuir custos e despesas, nomeadamente em telecomunicações, em materiais, em tudo aquilo que se puder, porque vamos ter maus tempos e já não consigo reduzir muito mais a despesa, tendo o mesmo nível de receita ou esta a diminuir também como está a acontecer. Vamos a ver como vai correr o resto do ano e o seguinte para vermos se teremos que tomar mais algumas medidas.
Se calhar vou contratar uma relações públicas para dar alguma publicidade ao consultório e ver se consigo atrair mais gente e pessoas com possibilidades económicas que é o que me interessa.
Mas como tenho dito, vivamos um dia de cada vez e não nos preocupemos por antecipação porque não vale a pena e porque felizmente tudo se vai resolvendo e quando menos espero surge sempre alguma coisa que me sossega e me equilibra as contas. Sempre foi assim e assim espero que continue para bem de todos.
Estamos quase no fim da semana e do mês, com tudo devidamente equilibrado e tratado, o que me deixa sossegado e tranquilo, apesar de achar que Junho vai ser complicado, mas esperemos para ver.
Felizmente que há uma enorme descompressão e acalmia na frente afectiva porque tudo se resolveu e ficou bem, uma vez que quando há sentimentos fortes e reais tudo se tende a resolver e a entrar nos eixos. Ainda bem porque estava seriamente preocupado e triste com a situação e pensava que seria difícil qualquer boa solução, mas tudo está bem e como deve ser.
E tenho que ir trabalhar mais um pouco para fazer ainda mais o mês e continuar a ter FÉ e ENERGIA para enfrentar esta realidade e este quotidiano, com a certeza de que estou e continuarei sozinho no consultório porque não há mesmo quem queira arriscar e fazer alguma coisa para ter algo próprio. É bem melhor que os outros corram o risco e nós possamos fazer o que queremos
Fica o meu enorme SORRISO de esperança e força, na certeza de que o presente é para ser vivido e sentido.

quarta-feira, maio 26, 2010

Meio da semana

Meio da semana, tranquilo e pacífico com o trabalho a correr bem e, felizmente, com a agenda cheia apesar da quebra que se vai sentindo. Mas enquanto for assim já nos podemos dar por satisfeitos uma vez que as notícias que nos chegam são preocupantes e assustadoras em relação a outros consultórios e afins.
Vamos esperar que, com a nossa energia e fé, continuemos assim na certeza de que devemos cada vez mais viver um dia de cada vez e tentar estar no presente da melhor forma possível.As notícias em geral são cada vez mais preocupantes e de nos deixarem a pensar acerca do futuro que iremos ter, porque na verdade todos temos que nos convencer que o nosso nível devida tem que baixar, ganharmos menos e trabalharmos mais, mas o exemplo tem que vir do Estado e não podemos ter notícias de que os senhores deputados vão ter mais dinheiro para viagens e transportes e no mesmo dia saber-se que os transportes vão aumentar. E este aumento é inevitável porque o deficit destes empresas de transporte é astronómico. De qualquer forma, é necessário cortar com todas as despesas supérfluas, de representaçaõ e com os milhares de "tachos" existentes no estado, institutos e afins que para nada servem. Mas para isso tem que haver o acordo de todos os partidos, mas infelizmente é bem dificil acabar com os "jobs for the boys"uma vez que todos comem à mesa do Estado,
O folhetim do TGV é outra estória triste, em que vamos ter uma linha plantada a meio do País sem ligação parte nenhum e que irá servir para irmos de Caia ao poceirão, porque certamente que os espanhóis vão suspender a ligação a Madrid e não vai haver dinheiro tão cedo para a ligação a Lisboa. Não seria bem mais lógico suspender para já esse troço ??Felizmente que a tal alteração profunda de Alcântara e dos contentores, com o escândalo do prorrogação do contrato com a Liscont, sem concurso público foi suspenso pelo parlamento e mais uma vez aqui se vê a força dos lobbies e principalmente de ex ministros do Ps que são agora presidentes destas empresas e que continuam a tudo decidir em Portugal.
É vergonhoso e difícil de aceitar e nesse aspecto era mesmo preciso uma enorme e completa revolução de mentalidades para, à alemã, cortarmos a eito e sem dó, porque se calhar é melhor ficarmos completamente de rastos mas com tudo saneado do que continuarmos neste pântano podre e sem solução aparente.Ouço que muita gente tem soluções - descida da taxa social única e aumento do IVA, parece ser consensual - mas o governo ( que nada governa ) nada faz e parece que anda mesmo à deriva, sem previsão de futuro nem qualquer iniciativa válida e concreta, parecendo não perceber que alguma coisa tem que ser feita e muito rapidamente, antes que batamos contra a parede, como bem avisou F Ulrich há uns dias.
A verdade é que este Primeiro Ministro está sem força e energia, mas também é que é praticamente impossível substitui-lo agora, pelo que estamos destinados a este marasmo intenso, tanto mais que também o Presidente da Republica parece estar mais interessado nas eleições do que na verdade, pois já devia ter alertado o País para a realidade e ter feito um discurso verdadeira, dizendo o que se passa e projectando o futuro e as medidas que deveriam ser tomadas, de acordo com o governo e com os demais partidos responsáveis. Mas deve ser pedir demais...Entretanto recebo notícias da minha contabilista com os pagamentos que tenho que fazer de IRC, tendo ficado bem chateado com o que tenho que pagar porque infelizmente não há volta a dar. De IRS recebi muitíssimo menos porque deixei de poder declarar a pensão de alimentos que dou, apesar da minha ex pagar irs sobre estes rendimentos, bem como não posso descontar o que pago do Pedro, o que não se percebe mesmo nada. Mas se este ano é assim , para o ano então deve ser dramático pelo que tenho mesmo que começar a poupar a sério e como deve ser.
Mas pensemos em coisas mais alegres e maravilhosas com um enorme SORRISO cheio de ESPERANÇA e de `FÉ, na certeza de que vamos conseguir alcançar o que queremos e da melhor forma possível

terça-feira, maio 25, 2010

Sem título

" A falar é que a gente se entende" é na verdade uma máxima antiga mas real e verdadeira porque só apenas com dialogo e conversa franca e sincera conseguimos resolver os nossos diferendos e pontos de vista diferentes.
Felizmente que conseguimos falar, esclarecer várias situações e sobretudo concluirmos que queremos prosseguir e continuar, mas sem este stress e acumulação de mal entendidos.
Foi uma conversa franca, sincera e preocupada com a finalidade de, ao esclarecermos o possível, se cimentar ainda mais a relação e a nossa maneira de estar, com a certeza da força dos sentimentos e da união entre as pessoas.
Estou muito mais tranquilo e descansado porque quero estar aonde estou e estava bastante preocupado com o desenvolvimento desta situação que se estava mesmo a tornar explosiva.
Está a aproximar-se a semana de férias de Junho, de descanso e de descontracção, tanto mais que ficaremos por Sesimbra, com uma escapadela a Mora, para ver o maior fluviário da Europa e se calhar também ficar outro dia algures por Montargil ou assim. Ainda não resolvi em definitivo.
Voltou o tempo cinzento e chuvoso, com frio o que é pena e espero que rapidamente volte o sol e o calor, principalmente na nossa semana de férias.
Um SORRISO cheio de ENERGIA e de FORÇA para este fim do mês

segunda-feira, maio 24, 2010

2ª feira

Nesta segunda feira cinzenta, fica apenas o meu pequeno e tímido SORRISO com pouca energia e pouca força, talvez devido a algum mal estar afectivo.

domingo, maio 23, 2010

Domingo

Ontem o jantar foi extremamente agradável e simpático, com boa companhia, boa comida e bom tempo, apesar do restaurante estar praticamente vazia pois só tinha duas mesas ocupadas. Efeito do jogo ou do fim do mês ??. A companhia é agradável e principalmente solta, livre e sem quaisquer problemas, pelo que é extremamente fácil estar com eles e na companhia deles. Espero que possamos repetir porque na verdade a família é cada vez mais um pilar fundamental na minha vida.
Hoje vou almoçar com os meus filhos ao Mercado do peixe porque o Pedro adora bom peixe e bom marisco e vou-lhe fazer a vontade, para depois irmos visitar a minha Mãe para ela ver o neto querido.
Vai ser um domingo tranquilo como de costume, com a minha habitual sesta, a leitura do expresso e a preparação para a semana que se aproxima. E ainda a habitual lassidão destes dias da semana em que nos sentimos tristes por estar a acabar o fim de semana e contentes por ainda por o ser e nesta contradição ficamos a ver passar as horas.
O tempo está mais fresco de novo, não estando o calor de ontem que estava francamente quente e mesmo tempo de verão, com as praias cheias.
Continuo sem grandes estórias para contar e vontade de grandes comentários, tanto mais que a minha vida está um pouco monótona e rotineira, sem alterações ou novos programas, pelo que os meus comentários podem ser repetitivos uma vez que reflectem quase sempre estados de ALMA e de espírito, mas é a finalidade deste blogue. Como me sinto bem mais tranquilo e em paz comigo mesmo, tenho menor turbulência interior e por isso menos para transmitir, a não ser esta "nova" forma de estar na vida e no quotidiano que me dá mesmo uma enorme e boa PAZ interior
Por isso posso sempre ter um SORRISO luminoso e cheio de FORÇA e de ENERGIA, que me permite enfrentar cada vez melhor os dias que vamos tendo.
PS: como estarão os meus amigos pelo Egipto ? Estou cheio de inveja....

sábado, maio 22, 2010

Sábado

Dia ( e noite ) dum imenso calor, que dificulta bastante o dormir, uma vez que não gosto nada de o fazer com o ar condicionado ligado. Por causa do calor, acordei bem cedo e meios estremunhado, tanto mais que continuo cheio de zumbidos.
O sábado começou por irmos à Expo, buscar o meu iphone - porque o novo avariou ao fim duma semana - e quando lá chegámos fomos informados que a vodafone empresarial não funciona aos sábados, apesar de nos terem dito que podíamos lá ir. Claro que fizemos um pequeno grande alarido e reclamação, tendo a sorte de termos dado com uma assistente fantástica que, mantendo a calma e a postura nos resolveu a questão, com a reserva dum telemóvel no Oeiras Park.
Felizmente que vai havendo pessoas a trabalhar bem e eficientemente, com vontade de ajudar e de dar valor à camisola que vestem, resolvendo eficazmente as situações que aparecem.
Antes de irmos até Oeiras, ainda passámos na loja do Tavar - estilista português, cujas roupas me agradam bastante - para vermos a colecção de verão e comprarmos umas peças. Poucas porque estamos em crise e porque, infelizmente, o aumento de peso não permite vestir tudo o que gostaríamos.
Depois duma passagem pelo supermercado e de deixarmos as compras em casa, fomos até *a Honda ver o novo modelo - CRZ, acho, híbrido e muito bem conseguido. Passámos ainda pela Peugeut para ver o 308 CC de que gostei imenso. Só vou trocar de carro no principio do ano mas já ando a ver hipóteses e modelos, estando com a ideia de comprar um híbrido e a gasolina, visto que com o pouco que ando não me justifique comprar a gasóleo.
Finalmente fomos a campo de Ourique ver tecidos para o quarto de Sesimbra e ainda houve tempo para um snack na oil & vinegar, loja gourmet extremamente simpática e agradável de campo de Ourique, com uma passagem prévia noutra loja gourmet, a pimenta rosa, cuja visita recomendo bastante. Alias quer a um quer a outra porque têm coisas deliciosas e só dá vontade de comprar tudo e mais alguma coisa. Para além de que comemos umas sanduiches simplesmente deliciosas.
Agora depois duma ( grande ) sesta, é tempo de ler um pouco antes de irmos jantar ao restaurante Mensa com a minha irmã N e cunhado Z. O mensa como acho que já falei é um restaurante meio de bairro dirigido por um senhor ex economista e actual cozinheiro que tem uma cozinha asiática deliciosa, feita na altura e que gostamos imenso. Além da simpatia do espaço, tem um preço na conta. Vale a pena ir a Paço de Arcos e jantar no Mensa.
Amanhã vou almoçar com os filhos e visitar a minha Mãe para me preparar para mais uma semana de trabalho e de encerramento do mês, pelo que aqui fico com o meu SORRISO cheio de ENERGIA e de FORÇA.

sexta-feira, maio 21, 2010

Sem estórias

Madrugada no SAMS, neste dia de verão e de calor, com alguma sonolência como é habitual mas que me vou habituando por começar a entrar na rotina dos dias.Ontem estive a jantar com os filhotes, porque o Pedro veio passar este fim de semana a Lisboa, para rever os amigos e teoricamente para ir ao Rock in Rio, que acabou par não ir uma vez que os amigos não quiseram ir e neste momento só se faz o que o grupo quer.
Assim lá estiveram a jantar e a trocarmos impressões, tendo ficado com a sensação de que ele não sabe muito bem o que quer fazer no futuro, mas está bastante inclinado em ir para o Brasil e lá ficar a trabalhar e estudar. Vamos a ver o que vai acontecer...
Vai ser um fim de semana muitíssimo tranquilo, sem qualquer programa pré estabelecido a não ser a intenção de recomeçar os programas culturais de visitas a museus e exposições, pelo que provavelmente somos capazes de ir até ao Museu do Oriente. Também fiquei de ir almoçar com os filhotes, que será provavelmente no sábado e quem sabe se não acabamos por ir até Sesimbra, aonde já não vamos há algum tempo.
Ontem tive, finalmente, uma conversa esclarecedor e sincera com o colega que está no consultório e ficou tudo bem definido e assente, se bem que não na direcção que eu gostaria mas mesmo assim na certeza de que as coisas vão continuar neste rumo e na possibilidade de quando eu me quiser ir embora, ele esteja interessado em ficar com o consultório. Esperemos que sim e que assim seja daqui a uns anos, porque efectivamente a minha permanência inviabiliza qualquer compra ou transição, mas infelizmente eu preciso continuar a trabalhar para me manter e aos meus. E já estou convencido que terei que trabalhar por mais alguns anitos, na esperança que me possa retirar por volta dos 60.
Neste dia quente e de céu azul e límpido, aqui fica o meu SORRISO caloroso e enérgico cheio de ESPERANÇA

quinta-feira, maio 20, 2010

5ª feira

O Pedro já chegou, já está nos seus programas e nas suas visitas aos amigos, para vir logo jantar cá a casa, estarmos um pouco e falarmos da vida e do futuro
Estamos uma vez mais quase noutro fim de semana e a rapidez da passagem dos dias quase que me assusta porque quase sem darmos por isso atravessamos os dias e os meses a uma velocidade enorme e quando olhamos para trás já passou quase meio ano e continuamos sem aproveitar devidamente o tempo e dar corpo aos projectos que tínhamos no principio do ano, nomeadamente, procurar e ter um voluntariado. Mas o tempo vai passando e nada fazemos a não ser gerir o que já fazemos e tentar fazer o nosso melhor nestes tempos que vão passando.
Agora só depois do verão é que irei tentar entrar num desses programas, se chegar alguma vez a fazer alguma tentativa séria e capaz.
Já anulamos as férias em Espanha e vamos passar os feriados a Sesimbra, no meco e a descobrir a região, indo apenas um dia a Mora, ver o fluviário, que é, dizem, um dos melhores da Europa e do Mundo. Quando fazemos coisas é logo mesmo para arrasar e sermos os melhores. Vai ser uma semana pacata e calma, mas tem que ser porque temos também que tentar poupar mais e essa semana seria também cansativa, pois ainda iríamos fazer uns 2000 quilómetros e estar a saltitar de parador para parador. Além de que a Maché/FJ não estão nessa altura em Béjar e assim não podíamos dividir a viagem e ficar lá na ida e no regresso. Fica para a próxima e assim temos oportunidade de aproveitar bem a casa de Sesimbra.
Está um tempo de verão que facilita este SORRISO cheio de FORÇA e ENERGIA
PS: Boa viagem para os meus grandes amigos, que me deixam cheio de invejaaaaaaaaa.

quarta-feira, maio 19, 2010

Meio da semana

Meio duma semana aborrecida e demorada que nunca mais chega ao fim, porque tenho a sensação de que todas as pessoas estão assustadas e a retrair-se nas despesas, o que inevitavelmente se reflecte nas consultas. Alia-se o quase fim do mês com este repentino despertar para uma realidade bem dura e um pouco assustadora, uma vez que temos mesmo e necessariamente de diminuir despesas e apertar devidamente o cinto.
MAs temos que ter a ESPERANÇA de que vamos enfrentar mais esta tempestade e alcançar a bonança assim que for possível.
Ontem estive a ouvir, com muita dificuldade, a entrevista do Primeiro ministro à RTP e não queria acreditar no que estava a ouvir, porque me parecia que estávamos noutro País e noutra realidade. Não consigo mesmo perceber este discurso a não ser por um autismo completo ou por uma total distorção da realidade e fiquei ainda mais preocupado com a situação porque um homem destes não consegue mesmo perceber a realidade e as medidas que tem que tomar. Acrescentando o facto do ministro das Obras Públicas continuar a dizer que daqui a 6 meses vai abrir concursos para tudo e mais alguma coisa, contrastando com as declarações terríveis de Fernando Ulrich, presidente do BPI, vai-nos deixando preocupando com a inconsistencia deste governo e deste primeiro ministro.
Lamentavelmente não é possível agora haver eleições pela situação actual, porque estou convicto de que haveria uma mudança de voto, dando a maioria relativa ao PSD, que precisaria do CDS para governar o que até não acho nada mal, na medida em que as medidas propostas por este partido me fazem todo o sentido. Mas a situação actual não permite estarmos sem governo dois ou três meses porque não é como no Reino Unido que numa semana têm eleições e na semana seguinte já tem o governo formado e a funcionar. Assim é que deveria ser e temos que caminhar para um sistema desses, porque é inconcebível estarmos parados tanto tempo sempre que há eleições.
E a verdade é que, para mim, este governo está gasto, sem credibilidade e sem força para enfrentar esta dura realidade.
Chegou o bom tempo, prevendo-se para hoje 32 graus, pelo que passamos da chuva intensa para o calor intenso, mas também o tempo está de extremos e destas variações totais devido às tais alterações climatéricas e a tudo aquilo que o homem tem feito para dar cabo do mundo, como a catástrofe ecológica do Golfo do México sem fim à vista. Quanto tempo ou gerações vão ser precisos para reequilibrar o sistema naquela zona e reparar os gravíssimos danos causados ??
Tenho que rapidamente me reequilibrar e animar para, positivamente conseguir ir buscar ao Universo todo aquilo que quero e preciso nestes tempos, em simultâneo com conseguir dar cada vez mais e melhor a todos os que me rodeiam , no tal sistema de vasos comunicantes em que acredito cada vez mais.
Amanhã dois grandes amigos vão passear até ao Egipto, antecedendo a nossa viagem em Agosto e estou "roidinho" de inveja, porque também não me importaria nada de também ir e realizar a minha viagem de sonho. Estou ansioso por esses 15 dias de descoberta desse imenso e culturalmente rico País, que povoa o nosso imaginário porque efectivamente adorava ter vivido no tempo dos faraós mas sendo logicamente o faráo ou de alta linhagem. MAs quero mesmo conhecer tudo o que for possível e anseio mesmo por essa viagem. Só espero que nada impeça essa viagem e a sua plena realização.
Com esse pensamento fica o meu enorme e quente SORRISO cheio de Força e Energia

terça-feira, maio 18, 2010

Semana

Mais um dia e uma etapa a vencer nesta luta quotidiana e constante da nossa vida, que prossegue e segue em frente na conquista diária de cada dia.~
Já cancelei o nosso programa de férias em Junho, por terras de Espanha, porque optamos por ficar em Sesimbra e dar uma voltita por terras de Portugal. Ajudamos o País e gastamos menos, para além de fazermos menos quilometos e descansarmos mais, que também é uma das finalidades das férias.
Continuo sem grande inspiração para comentários e escritos porque talvez ande numa fase de introspecção e de interioridade, na descoberta do meu EU e da minha verdadeira forma de estar na vida, nesta nova postura de viver o presente e de tentar dar o máximo para não só me sentir bem comigo mesmo, como também para poder receber o que preciso e quero. É o tal sistema de vasos comunicantes que nos rege e equilibra a vida e as pessoas.
Se repararmos no que nos rodeia, verificamos que as pessoas negativas e quezilentas têm normalmente um quotidiano complicado e cheio de conflitos, enquanto aqueles que enfrentam a vida duma forma positiva e enérgica, têm uma vida mais simples e com bons feedbacks, permitindo-lhes assim viveram duma forma mais viva e energicamente forte.
A verdade é que sentindo a vida desta forma e sobretudo tentando aplicar estes princípios no nosso dia a dia, tudo é bem mais simples e fácil, com a fluidez dos dias e com a tranquilidade de espírito, que é bem importante termos e sentir para podermos verdadeiramente desfrutar da vida, das pessoas, dos afectos e do Amor.
E a importância do Amor e dos afectos na vida duma pessoa é fundamental para a sua vivência, para o seu desenvolvimento e crescimento e sobretudo para a sua felicidade e conhecimento do seu EU. Cada vez mais sinto a realidade destes afectos e a interacção dos mesmos, porque no presente sei que tenho realmente amigos e verdadeira AMIZADE, em contraste com o passado em que estava envolvido com muita gente, mas com pouca amizade, o que faz toda a diferença.
Foram tempos loucos de agitação, de confusões e algumas realizações, mas sempre com um enorme vazio de sentimentos e emoções, como sinto actualmente porque era tudo feito sem verdadeira Amizade ou Amor, mas sim por interesse e por uma maneira de estar na vida muito diferente daquela que agora acho correcta e certa. É a evolução da vida e da maneira de estar nela, sentindo-me muito melhor no presente e na forma como estou na vida e como me relaciono com as pessoas e sobretudo com os meus amigos de coração. Que felizmente são alguns e sentidos.
Vou arranjar-me e preparar-me para mais um dia, felizmente de sol e de primavera verdadeira e quente, que nos faz ter um SORRISO enorme e sentido com muita FORÇA e ENERGIA.

segunda-feira, maio 17, 2010

Mais uma semana que se inicia hoje, com a mesma perspectiva de trabalho e de vida quotidiana. Ao contrário do meu amigo MS, não gosto mesmo nada destes dias da semana pelas razões que já escrevi, mas não temos outro remédio senão atravessar este dia e tentar chegar o mais rapidamente possível a 3ª feira e melhor ainda a mais um fim de semana.Na semana dos feriados de Junho, já não devemos ir a Espanha, porque seria uma viagem de muitos e muitos quilómetros e ainda porque o meu irmão e cunhada não estarão em casa para podermos fraccionar as viagens de ida e volta, pelo que deveremos ficar por cá, distribuindo-nos por Sesimbra e talvez indo passar 2 dias a Mora, para ver o fluviário, que quero ver desde que abriu.
E aproveitar essa semana para efectivamente descansar, descontrair e tentar recuperar um bom clima afectivo.
Na 5ª feira, o, Pedro vem a Lisboa passar o fim de semana, na sua primeira e única visita desde que foi para Barcelona e uma vez que termina já o seu estágio em Junho, voltará então em transito nessa altura, a caminho de Marbella e do seu último ano de escola. Continuo a insistir com ele da necessidade de já ter começado a planear o seu futuro e a planear o próximo ano, com todos os pedidos e influências possíveis, uma vez que só assim e infelizmente se consegue obter o que se pretende.
Está com ideias de voltar ao Rio ou ir para NY, mas tem que explorar hipóteses, ver caminhos e pesquisar universidades e hotéis. Tenho FÉ e confiança que vai ser positivo.
E já a meio desta 2ª feira, aqui fica o meu Habitual SORRISO, cheio de FORÇA e ENERGIA

domingo, maio 16, 2010

Domingo

Ontem o jantar correu muitíssimo bem e penso que a aniversariante também gostou. Foi simples, caloroso e com muito CARINHO que todos estivemos e que passámos a noite na conversa e na "discussão" de temas actuais, esotéricos e filosóficos.
Como sempre e apesar da idade, ainda tem uma argumentação bem forte e posições muito vincadas, que são constantes desde sempre e particularmente desde que reatamos o nosso convívio. Penso sempre que se sente ligeiramente incomodada pelas eventuais comparações que tem, forçosamente, que fazer nos tratamentos que recebe das pessoas mais chegadas. Mas é outro assunto que não devo, nem quero comentar.
Estou cheio de zumbidos e de apitos nos meus ouvidos, o que me incomoda imenso e que não me acontecia há muitas semanas, sem saber a razão para isto a não ser ter-me enervado muitíssimo ontem e ter sido desde aí que me sinto assim. MAs estou a melhorar.
Entretanto fomos tomar o pequeno almoço a casa do Rui/Cláudia e seguimos para Campolide para os ajudar a desmontar uma casa que têm que deixar até ao fim do mês, empacotar coisas e desmanchar outras. Entretanto vim para casa para fazer a minha sesta e prepara-me para a semana.
E aqui fica um quente SORRISO cheio de bom tempo e de energia

sábado, maio 15, 2010

Sábado

Sábado, primeiro dia do fim de semana e de descanso. Acordar cedo, dar os parabéns á MB, que cumpre hoje os seus 79 anos, seguir para a Fnac para comprar bilhetes para o espectáculo dos Supertrumps em Portugal, no dia 12 de Setembro no pavilhão atlântico e de caminho uns bilhetes para a "Sagração da Primavera" no CCB, rumar ao "El Corte Inglês para as compras necessárias para o jantar que vamos dar hoje e finalmente paragem no Ikea.
A Fnac, no Allegro, estava com pouca gente e rapidamente comprámos os bilhetes, demos uma volta dos livros e filmes e saímos. Actualmente há poucos espectáculos interessantes e lembro-me que há uns anos, era raro o mês em que não íamos a um espectáculo no CCB, no Coliseu ou onde fosse. Não vejo grandes companhias a virem a Portugal ou então já estou demasiado "blasé" para qualquer espectáculo. É verdade que comecei a gostar de ópera em NY, porque lá e para além da sala magnífica, vi pela primeira vez ópera legendada e consegui perceber a peça na sua totalidade, sem ser só pela sua audição.
Os supertrumps foi ideia da minha sobrinha afilhada e assim vamos com ele ver este espectáculo, tanto mais que este grupo pertence ao meu imaginário e ao meu repertório musical.
O Corte inglês estava, como sempre, cheio de gente e na verdade o supermercado é fabuloso, pela variedade e pela quantidade, apesar dos preços mais elevados. Mas vale a pena porque comprei uma série de coisas que devem ser muitíssimo boas.
No Ikea comprei uma coisas que precisava para o consultório, bem como umas colchas para o quarto para mudar uma que tinha e que já estava velhota. É a vantagem destas coisas serem relativamente baratas e darem para mudar com frequência. Achei bastante menos gente, mas também a verdade é que já há mais duas lojas no País. E talvez já se sinta menos consumismo nas pessoas.
Agora vou ler um pouco o Expresso, o Sábado e/ou a Blues Travel- que descobri hoje de novo à venda - e ainda dormitar um pouco para estar descansado ao jantar. Há muito tempo que não lia a Blues por não a encontrar porque é uma revista que gosto bastante e pensava que tinha acabado. Tem sempre sugestões muito giras e locais aonde acabamos por ir, bem como restaurantes a conhecer.
Quanto às férias, estou ansioso que chegue Agosto para irmos para o Egipto, porque além de ser uma das viagens que sempre sonhei fazer, acho que deve ser mesmo um sítio fantástico e cheio de história e de cultura. Na semana dos feriados de Junho somos capazes de ficar por cá, em Sesimbra e não fazer a nossa pequena volta por Espanha, a fazer a rota das grutas e mosteiros. Ainda não está definitivamente afastada e ida - tanta mais que está tudo marcado - mas falta resolver em definitivo.
Apesar de alguma tristeza interior, por razões que não quero especificar, aqui fica o meu SORRISO discreto e melancólico

sexta-feira, maio 14, 2010

6ª feira

Chegados finalmente a 6ª feira, para mais um fim de semana em paz e tranquilidade, neste mês de Maio, que viveu esta semana a visita do Papa e a "entrada" oficial da austeridade severa.
Reviravolta total e completa do nosso (deles) primeiro ministro que, finalmente ( será ?? ) percebeu o buraco em que estavámos e foi obrigado a tomar as medidas que se impunham para tentarmos sair, um vez mais, desta crise. Mas já nem o posso ouvir nem ver na televisão, porque tudo o que ele diz me soa a falso e a hipocrisia. Acho que é uma pessoa que está completamente ultrapassado pelas circunstâncias e sem credibilidade alguma, o que é lamentável para um primeiro ministro. Quem me tem positivamente surpreendido é o Passos Coelho, pela postura de estado, pelas posições que está a tomar e pela forma como fala.
Ter pedido desculpas foi, quanto a mim, uma jogada de mestre porque o aproxima das pessoas e o reconhecimento das "faltas" e da situação é aquilo que as pessoas querem e precisam de ouvir. Cinco estrelas e acho que se continuar assim, irá ser o próximo primeiro ministro.
Mas falemos doutras coisas para não estar sempre a escrever o mesmo, porque já sabemos o que existe e o que deve ser feito e ontem fiquei bastante mais animado com os acontecimentos porque finalmente parece-me que estamos a aterrar na realidade e a fazer qualquer coisa para invertermos o dramatismo da realidade.
Vamos ver quais as consequencias para o meu negócio e as implicações que irá ter porque já se nota uma quebra relativa e agora com estas medidas que vão mexer bastante no bolso das pessoas, ainda deverá ser mais evidente.
Este fim de semana não vamos fazer nada de especial, a não ser estar com amigos e ter um jantar cá em casa no sábado e pouco mais. Talvez arranjemos tempo para ir visitar o museu do oriente que ando para ver há muito, fazer umas compras e descansar.
Neste tempo acinzentado, aqui fica o meu SORRISO brilhante e quentinho com muita ENERGIA e FORÇA.

quinta-feira, maio 13, 2010

5º feira

No meio da visita papal, estamos finalmente a tentar resolver a crise com as medidas devidas e adequadas à situação que nos vão atingir todos, com repercussão nas finanças pessoais e das famílias. Vamos a ver quais serão as consequências reais, esperando sinceramente que consiga passar por mais estes tempos difíceis e complicados.
Para já, há uma limitação relativa do movimento e dos consumos, porque as pessoas estão apreensivas e a cortar no supérfluo e infelizmente a saúde oral ainda é considerado por muitos um luxo e um gasto superficial que se pode prescindir.
Mas vivamos um dia de cada vez e pensemos positivamente e com muita energia e fé na vida e nas nossas capacidades para vencermos e conseguirmos cumprir todos os nossos compromissos duma forma correcta e satisfatória.
Os dias vão-se passando, já estamos a meio de mais um mês que passam com uma enorme velocidade e quase a entrar na época de férias ou de se desejar dias de lazer. Em Junho vai haver uma série de feriados e temos férias marcadas para esses dias, ainda não sabendo muito bem se vamos passear por Espanha ou se ficaremos tranquilamente em Sesimbra ao sol e na piscina. Vamos ver como correm os dias e a vontade de passearmos ou de simplesmente descansarmos sem nada fazermos.
Continuo sem grande vontade de escrever e sobretudo sem estórias para contar, porque andamos todos meios tristonhos e sem novidades, à espera que tudo se resolva sem grande dor e sofrimento neste País à beira mar plantado.
Ficamos com o nosso SORRISO, cheio de FORÇA e com um beijinho muito especial de PARABÉNS para a minha querida sobrinha e afilhada que hoje festeja o seu aniversário

quarta-feira, maio 12, 2010

Semana Papal

A meio desta semana da visita papal, de tomada de importantes medidas sociais e económicas que se irão sentir bastante na nossa vida e maneira de estar, não se podendo antever quais as efectivas repercussões que terão na nossa actividade económica, o que me deixa francamente preocupado.
Mas como vou adoptando a filosofia de um dia de cada vez, procuro não pensar muito nesse aspecto e pensar que tudo se irá resolvendo e seguindo o seu curso normal, porque a vida tem que prosseguir bem como a vida das pessoas e nesta minha área, haverá sempre procura por motivos óbvios.
Sinto-me bastante melhor dos meus ouvidos, com uma diminuição acentuada dos zumbidos e uma melhoria da audição, o que me deixa bastante feliz e optimista uma vez que andava bastante preocupado com esta questão e com o "barulho" permanente que sentia dentro da cabeça e nos ouvidos, o que felizmente diminuiu drasticamente.
Ando com muito pouca de vontade para escrever e também um pouco "triste" pela falta de feedback aos meus comentários, uma vez que há muito tempo que ninguém me escreve ou comenta os meus posts, o que me leva a pensar que, provavelmente, deixaram de ter interesse e consequentemente deixei de captar a atenção das pessoas.
A verdade é que não tenho estórias para contar, nem cenas ocorridas porque tenho uma vida bastante recatada e sem grandes contactos exteriores, sem ser com no consultório o que já é não pouco. Mas também a realidade que nos cerca não é famosa e acho que a maioria das pessoas está meia deprimida e absorta, na medida em que as perspectivas futuras são francamente más ou então talvez as pessoas nem liguem à realidade e apenas pretendam viver o seu quotidiano o melhor possível, sem se preocuparem demasiado ( ou nada ) com o dia de amanhã.
Hoje ouvi uma estória engraçada na rádio, duma senhora que estacionou o carro erradamente num parque de estacionamento, impedindo a circulação dos outros carros. Quando interpelada para mudar o carro, respondeu que não o fazia e que ia deixar o carro como estava. Ou seja, as pessoas já estão indiferentes a muita coisa e isto é significativo do estado de educação e de nível da nossa população, porque, quanto a mim, atravessamos também uma grande e grave crise de valores.
Por isso quando se vê tantos milhares de pessoas a seguirem a missa do Papa e o entusiasmo gerado a sua volta, tenho a esperança de que poderá haver uma melhoria no comportamento e mentalidade das pessoas e no seu relacionamento com o próximo, uma vez que com FÉ e com ENERGIA positiva certamente que se conseguirá alterar o nosso quotidiano e a nossa forma de estar na vida.
Apenas são precisos pequenos gestos como por exemplo cumprimentar ou sorrir para as pessoas com quem nos cruzamos, ao entrarmos no elevador ou num espaço público porque estes pequenos gestos positivos vão certamente atrair muitos outros pequenos gestos e assim alterar a disposição das pessoas e mudar o tal ínfimo grão de areia, que pouco a pouco irá mudar a engrenagem geral e melhorar este mundo. Tenhamos ESPERANÇA.
Neste dia meio acinzentado, aqui fica o meu grande e positivo SORRISO, cheio de FORÇA e de FÉ

terça-feira, maio 11, 2010

Religião

Hoje começa a visita do Papa Bento XVI a Portugal, rodeada de alguma polémica devido aos gastos e às enormes restrições de circulação e Lisboa e aos condicionalismos enormes existentes.
Por causa disso tenho menos gente hoje e a partir da hora da missa, não tenho consultas porque as pessoas ou a querem ver ou têm muita dificuldade em movimentar-se a tempo e a horas.
Tenho pena de não ir ao Terreiro do Paço, mas por um lado tem-se que ir muito cedo e estar imensas horas à espera e por outro lado, eu tenho uma certa fobia a grandes multidões e aglomerações, porque nunca me senti muito bem em grandes concentrações. Por isso prefiro não ir e ver pela televisão que permite uma melhor perspectiva e visão dos acontecimentos.
Esta visita realiza-se numa altura muito difícil para o nosso País e ontem, começou-se a perceber que finalmente se vão toar medidas bem severas e drásticas, como infelizmente tem que ser e começo a ficar bem preocupado com as repercussões que isso irá ter na minha área e nos meus doentes.
Mas esta semana é de FÉ e de crença, de reflectir acerca do intemporal, da nossa passagem pela terra e do que podemos e devemos fazer para que essa mesma "estadia" seja positiva e benéfica não só para nós, mas também e principalmente para todos aqueles com quem lidamos, convivemos e conhecemos, de modo a podermos interagir e mudar alguma coisa. Acredito que é desta troca de conhecimentos e de influências que conseguimos deixar a nossa marca neste mundo e se depois da nossa morte continuarmos a ser recordados e queridos, então cumprimos a nossa meta e o nosso papel neste mundo. Há pessoas que recordo sempre e sempre, muitos e muitos anos após a morte física e isso é a melhor homenagem que se pode fazer a uma pessoa.
Este Papa não tem o carisma do anterior, nem a força que tinha João Paulo II, mas de qualquer maneira é o chefe duma das mais representativas religiões do mundo, com toda a sua força e representatividade, na certeza de que e apesar das muitas coisas com as quais não concordo, tem uma imensa importância no mundo e nos homens. Vamos a ver como corre esta visita e qual a adesão popular e sobretudo se há um alento com esta visita, de modo as pessoas ficarem mais optimistas e mais preparadas para a realidade.
No meu percurso pessoal, acredito cada vez mais numa força externa e muito importante que rege todas as nossas vidas e todo o mundo, porque só assim, muita coisa, tem lógica; a dinâmica do mundo e da realidade tem que ser "coordenada" por forças que não dominamos e que apenas pressentimos porque na verdade tudo parece ter um fio condutor e uma lógica que tem que vir de algum lado e se é um Ente, uma Força ou o que lhe queiram chamar, isso já não sei mas apenas que alguma coisa terá que ser.
Um grande SORRISO cheio de Força e de ENERGIA, esperando que o Papa traga muita FÉ e muita FORÇA para o nosso País e para todos os que forem "tocados" pela sua presença e mensagem

segunda-feira, maio 10, 2010

Semana Papal

"Somos, em suma, uma pequena geografia onde o mundo inteiro se pode encontrar". Li esta "máxima" numa crónica do expresso e penso que resume aquilo que nós somos ou deveríamos ser. Ou seja, um pequeno País, com uma enorme história na qual encontrámos quase todos os povos do mundo, demos novos mundos ao mundo, tivemos uma imensa Diáspora e estamos espalhados por todo o mundo e, enfim, temos uma imensa e rica história, da qual nos devemos e temos que orgulhar. Podemos e devemos projectar todo este rico passado neste presente e principalmente no futuro, de modo a podermos de novo dar mundos ao Mundo e principalmente dar futuro e confiança a todos os Portugueses.
Somos um povo trabalhador e intrinsecamente honesto e cumpridor e se conseguimos criar riqueza e crescer noutros países, dando um imenso contributo para o seu desenvolvimento, devemos ainda mais contribuir com todo o nosso empenho neste momento actual e fazer com que o nosso País siga em frente e supere esta crise gravíssima em que estamos.
Hoje as notícias já estão a preparar para as medidas inevitáveis que serão necessárias e que passarão,, logicamente, pela subida do IVA e por cortes nos ordenados e contribuições para se poder rapidamente restabelecer a confiança e sanear as contas públicas. É altura de nos unirmos, trabalharmos mais e melhor e apertar o cinto dentro das nossas capacidades, de modo a termos um futuro real e efectivo e darmos um País melhor aos nossos filhos e netos. Essa terá que ser o nosso objectivo e a nossa realidade.
Ontem estivemos todo o dia em casa, simplesmente sem nada fazer a não ser dormitar, ler e ver uma série de filmes gravados e que estavam em atraso, porque há dias em que apenas apetece estar simplesmente sem fazer nada.
Hoje, 2ª feira, já tenho uma assistente doente e é curioso como eu já o pressentia porque não foi nenhuma surpresa ela dizer-me que estava doente, pelo que hoje teremos que nos remediar mais ou menos e tentar dar andamento às consultas o melhor possível. Vamos a ver como correm as coisas e como nos vamos safar, mas acho que vai correr tudo mais ou menos. Também em última análise, desmarcamos e seguimos em frente, mas queria evitar isso uma vez que não sei como vai correr esta semana por causa da visita papal, que vai alterar bastante a rotina das pessoas, com tolerâncias e encerramentos de escolas e outros serviços públicos.Iremos certamente comentar esta visita e o seu impacto nos próximos dias, comparando-a com a enorme explosão expontanea ocorrida ontem em Lisboa com a vitória do Benfica.
Religião e futebol continuam a ser os grandes pilares da sociedade portuguesa e apesar de ser importante ter marcos e valores, seria também realista atentarmos noutras realidades e noutras princípios para podermos crescer e valorizar-nos. A comparação não é perniciosa nem falaciosa, porque são fases da mesma moeda e da mesma realidade, na medida em que as pessoas têm que se entregar ao que acreditam e valorizam, para muitas vezes se esquecerem da triste realidade em que vivem.
Com a promessa duma vida melhor as pessoas conformam-se com o que têm nesta vida terrena e com a vitória do seu clube, sentem-se felizes e prontas para continuar a sua vida, sem se lembrarem por momentos do presente pesado e difícil. Todos nós temos os nossos escapes e a nossa maneira de fugir da realidade, não podendo achar que esta ou aquela forma é a melhor, porque a verdade é que todos nós temos direito a sonhar e a pretender que a nossa vida seja bem melhor e mais feliz.
E espero que consigamos fazer deste País, um País melhor, mais rico e mais FELIZ.
Com um SORRISO cheio de energia e de força, temos que conseguir superar as nossas dificuldades e construir um mundo melhor nesta pequena geografia aonde vivemos

domingo, maio 09, 2010

domingo

Domingo cinzento e de chuva, mesmo bom para descansar e reflectir a sério na vida e no que queremos efectivamente fazer.
Ontem foi um dia cheio e completamente ocupado. De manhã compras e consulta de ORL, de seguida ver a casa num instante para me vestir e ir para a comunhão da minha sobrinha neta no colégio de São José, seguida dum lanche em casa dos meus sobrinhos e finalmente vir a casa dormir um pouco para ir jantar com amigos a um japonês na Junqueira, na democratização destes restaurantes, no qual comes o que queres por um preço fixo e constante. Claro que não é famoso, mas também não é nada mau.
A comunhão foi muito bem - apesar da chuvada intensa - e o lanche também correu bem, tendo visto a minha nova sobrinha neta, nascida há umas 2 a 3 semanas. É o crescer da família e a perda de contacto permanente com muitos dos seus elementos, que vamos encontrando ocasionalmente nestes acontecimentos e festas. Não se consegue já acompanhar o quotidiano de todos eles, porque cada um deles tem já a sua família e identidade própria, mas ainda tenho com quase todos uma afinidade e uma grande capacidade de interligação, o que me agrada bastante. E ontem fui actualizado da vida e interesses de algumas das sobrinhas com quem menos me tenho dado nestes últimos tempos.
Ando numa situação complicada a nível pessoal, sem saber muito bem o que hei-de fazer porque na verdade sinto-me num plano inclinado sem saber como travar a descida constante e permanente porque por vezes as divergências e os silêncios entre as pessoas são muito difíceis de combater e de contrariar. Apesar dos sentimentos, das emoções e vivências conjuntas há alturas em que parece que tudo contribui para a completa desarticulação e desarmonia entre as pessoas, sem qualquer racionalidade ou vontade própria.
Parece que há uma vontade própria para se destruir relações ou entendimentos, sem se perceber, muitas vezes, as razões reais e concretas das situações a não ser talvez o acumular de tensões e o cansaço das pessoas. É preocupante por não saber concretamente qual a vontade ou vontades e não saber também o que deverá ser exactamente feito.
Hoje, domingo cinzento, vou ficar mesmo a "vegetar" em casa, pondo a leitura em dia e passando pelas brasas ao longo do dia, com muitos líquidos e poucas comidas para compensar os exageros de ontem. E a pensar nos factos da vida e nas relações humanas e afectivas.
Um grande e quente SORRISO cheio desta indolência matinal de domingo e desta sonolência...

sábado, maio 08, 2010

Sábado Cinzento

Sábado cinzento, chuvoso e cansativo, por ter dormido pouco e mal, o que agrava esta sensação de desconforto que sinto.
Voltámos ao Inverno e este tempo deixa-me prostrado e sem grande vontade de coisa alguma, a não ser ficar em casa a ver se esta dor de cabeça persistente desaparece, mas tenho que ir agora comprar os presentes para os meus sobrinhos netos e ainda ir a uma consulta dos ouvidos a ver se existem aparelhos mais sofisticados e modernos.
Estou no ir, com um tímido e pequeno SORRISO, à procura de muita ENERGIA e FORÇA
PS: no intervalo dos programas do dia, voltei das Amoreiras, onde não só comprei uns presentes muito giros da Swatch, como descobri um "nova" loja gourmet, com coisas óptimas, tendo comprado umas coisitas.
Agora depois do banho e de estar vestido, vou buscar o meu filhote mais novo e vamos para a comunhão e lanche, que também é de aniversário.
Logo, parece que temos um jantar, mas vamos a ver se tenho disposição para ir ou pelo menos de estar com pessoas que não estão mesmo nada "in the mood"

sexta-feira, maio 07, 2010

Sexta....

Chegámos a mais uma sexta feira, fim da semana que será marcado pela comunhão da minha sobrinha neta V, no sábado, seguido dum lanche ajantarado com a comemoração em simultâneo dos anos do irmão D. Ou seja, festa de família....
Hoje foi mais um dia de madrugar e de começar pelas oito da manhã, o que continua a ser uma violência enorme para mim , porque necessito de dormir mais de manhã, uma vez que adormeço tarde e normalmente acordo durante a noite, como aconteceu hoje uma vez mais. Mas cá estou e assim espero estar todo o dia, confirmando a agenda preenchida que tenho no consultório. Por vezes esta agenda fica completamente alterada com o decorrer do dia, pelas desmarcações e alterações sucessivas, principalmente às 6ºas feiras.
Mas tenhamos FÉ que vai ser um bom dia, porque já está a ser um mês mais ou menos regular, apesar de fraco.
A verdade é que estamos todos apreensivos com as notícias e com estes ratings e bancarrota e a persistência teimosa deste governo em continuar a endividar-nos mais e mais, sem qualquer consciência da realidade e da sua gravidade, sendo tempo de parar, reflectir e inflectir esta atitude autista de governação.
Por mais quanto tempo será possível continuarmos nesta rota descendente e destrutiva, sem consequências ainda mais gravosas e preocupantes ? Estamos todos neste barco à deriva e sem rumo, perdidos na imensidão da tempestade em que estamos envolvidos, com absoluta necessidade dum pulso firme e duma rota que nos leve a um bom porto.
Será que vamos chegar a algum lado ?
Hoje vamos jantar com o nosso grande e querido amigo, M, a um restaurante que descobrimos há pouco e de que gostámos bastante, que é o Mensa, com comida asiática e extremamente agradável. Tinha também convidado a MB, mas ontem não me pareceu ser um bom dia para ela porque não nos entendemos muito bem ao telefone, pelo que ficou sem efeito. Há dias e dias e tenho notado, desde há uns tempos, um certo antagonismo e frieza que relaciono com determinados factos que não posso dominar porque me ultrapassam completamente. Hei-de voltar a este assunto....
Quero começar a fazer outro tipo de terapia,, mais em profundidade e de limpeza do que ainda existe para assimilar e perceber. Gostava de fazer umas regressões para tentar compreender-me melhor e saber exactamente aonde está o fulcro da minha identidade e dos meus "problemas", para poder cada vez mais perceber-me, aceitar-me e viver na totalidade. Devo dizer que neste momento, me sinto extremamente equilibrado e a conseguir, quase pela primeira vez na vida, viver duma forma tranquila e harmoniosa, com uma sensação de calma e de Paz.
Falta-me ainda percorrer alguns caminhos e principalmente, alterar atitudes e comportamentos no consultório e no dia a dia profissional, porque são os momentos que mais sinto perder o controle e a orientação, apesar de ter essa consciência e de me tentar corrigir de imediato e perceber o que posso fazer e emendar. É um trabalho constante e permanente de correcção e de entendimento dos comportamentos, que tem e deve ser feito por cada um de nós.
Quero continuar a procurar cada vez mais esse caminho, duma busca interior e profunda para me conseguir perceber cada vez melhor, bem como o que me envolve e rodeia, pela absoluta necessidade de saber quem sou e para onde vou nesta caminhada interior do meu EU.
Quero estar cada vez mais melhor comigo mesmo e também com os que estão comigo. É um trabalho permanente que é preciso fazer e que tem que ser mesmo feito.
E sempre com um enorme e luminoso SORRISO, cheio de FORÇA e ENERGIA, com a certeza plena de que é em nós que é tudo, com a nossa imensa capacidade de sonhar e realizar.

quinta-feira, maio 06, 2010

Sem título

Sem nada de especial para contar, nem grande vontade de escrever nesta semana pacata e sem estórias para contar.
O País continua em suspensão e encalhado - gostei desta definição dada pelo Pacheco Pereira - e parece que nada acontece neste pedaço de terra à bera mar plantado, a não ser retóricas e conversas acerca de coisa alguma.
Ontem houve o episódio caricato dum deputado a roubar os gravadores dos jornalistas que o estavam a entrevistar por não gostar das perguntas que lhe estavam a ser feitas. Ou seja, agora as perguntas têm que agradar à pessoa porque senão foge-se e rouba-se os suportes utilizados. Chegámos mesmo ao fundo da falta de ética e de princípios, mas a verdade é que o protagonista deste episódio é bem típico desta pseudo classe política.
Ontem dizia o Mário Soares - e pela primeira vez até gostei de o ouvir - que não há lideres políticos à escala europeia e é bem verdade que a falta de estadistas e duma liderança forte conduziram-nos ao enorme embroglio em que estamos a nível geral, com muito poucas perspectivas de sairmos deste buraco num curto espaço de tempo. Na verdade, há quanto tempo que não temos verdadeiros líderes europeus e com uma visão global do mundo e dos interesses gerais deste continente e não apenas a visão limitada das carreiras políticas próprias e nada mais.
Mais um dia de consultório, que parece uma vez mais estar a entrar uma normalidade tranquila, apesar de não gostar muito de o dizer, uma vez que quando assim penso, acontece logo de seguida qualquer coisa para desestabilizar a situação. Mas tenhamos confiança que esta nossa nova postura, nos traga finalmente PAZ neste campo e consigamos nos próximos tempos ter calma e sossego que é o que precisamos mesmo para enfrentarmos estes tempos. E ainda por cima continuo sem ter respostas válidas em relação ao consultório, pelo que é de continuar em frente e com determinação.
Temos que continuar a ter FÉ, ENERGIA e acreditarmos que, com confiança e determinação, vamos conseguir continuar, cumprir os nossos objectivos e seguir em frente neste quotidiano complicado e confuso, na certeza de que necessito de mais um tempo ( 3 anitos, pelo menos ) para dar aos meus filhos as ferramentas que precisam para se fazerem à vida, porque depois disso espero ter o suficiente para viver como deve ser e então ficar muito menos preocupado com o dia a dia.
Manter o SORRISO todos os dias, cheio de FORÇA, CORAGEM e DETERMINAÇÃO é o que procuro e quero ter sempre e todos os dias
PS: acrescentar que os meus filhos continuam na sua vida e felizmente com tudo a correr bem e como deve ser

quarta-feira, maio 05, 2010

Solidão

Podemos estar rodeados de pessoas e sentirmo-nos sós, podemos estar completamente sozinhos num imenso areal e estarmos rodeados de gente e de recordações, porque tudo depende do estado de ALMA e de sentimento.
Em última análise, estamos sempre sós nas nossas decisões e atitudes, podendo ou não estar mais acompanhados nessas mesmas decisões, sabendo que o ónus recai sempre sobre nós.Não sei a que propósito vem esta conversa da solidão e do acompanhamento, mas talvez por me sentir, cada vez mais, isolado profissionalmente e no consultório, sem conseguir arranjar interluctores válidos e certos para dividir tarefas e responsabilidades. E isso pesa cada vez mais e mais, sem saber muito bem qual o rumo a tomar.
E o facto do clima no SAMS não estar muito bem, também não ajuda muito a uma boa disposição, porque me vou sentindo ultrapassado por malta mais nova e aparentemente com mais disponibilidade e sentindo que não me dão qualquer oportunidade de fazer realmente o que gosto de fazer, que é reabilitação oral. Mas isso é uma luta antiga,, da qual já desisti.
A filosofia tem que continuar a ser, o de viver cada dia de cada vez e nada mais do que isso, aliado ao facto de quanto mais dermos, mais receberemos do Universo e das forças cósmicas que nos envolvem e isso é algo que tem que estar completamente interiorizado por todos nós e mais do que isso,, ser vivido desta mesma forma.
Continuo com uma dor de cabeça latente, que me começa a preocupar pela persistencia, pelo que terei que ir fazer alguns exames e talvez começar pelos olhos, porque acho que houve um certo acentuar da miopia, porque se melhorei dos ouvidos, tem que agravar doutro lado. É a lei da compensação da vida... mas talvez seja só e apenas a minha angústia existencialista.
Estou na dúvida se vou continuar a fazer a minha terapia aos sábados com esta analista ou se vá procurar outra pessoa e outro método, porque sinto que este atingiu um certo limite e talvez esteja na altura de parar ou de mudar e vou pensar seriamente nisso nos próximos dias até ter que resolver definitivamente se vou ou não.
MAs como ainda falta mais duma semana, tenho mais do que tempo.A vida dá muitas e muitas voltas e a verdade é que temos que nos ir adaptando o melhor possível a todas essas voltas, na convicção certa de que temos sempre o retorno do que precisamos se estivermos na onda certa e no caminho correcto, porque a verdade é que há determinadas coisas que me vão acontecendo e surgem nas alturas certas e isso leva-me cada vez mais a pensar que, efectivamente, vivemos num sistema de vasos comunicantes que temos de saber gerir e equilibrar. Talvez esteja aí um dos segredos da vida e do nosso equilíbrio, saber gerir este quotidiano e tudo aquilo que nos rodeia.
Penso e sinto que estou a conseguir ter um dia a dia mais tranquilo, de dar e receber mas sobretudo de viver cada momento de cada vez, sem estar constantemente a pensar no dia de amanhã ou nno de ontem. O dia de ontem acabou nesse instante e o de amanhã será outro dia, com as suas vissicitudes, pelo que temos é que viver o dia de hoje o melhor que pudermos e soubermos e isso é o que realmente nos dá PAZ de espírito e ENERGIA para enfrentarmos este quaotidiano, às vezes tão complicado e difícil.
MAs com um imenso SORRISO e com muita FORÇA e VONTADE, vamos continuar este nosso caminho na certeza de que a VIDA merece ser vivida e sentida