sexta-feira, abril 23, 2010

Sto André

Ontem na quadratura do Círculo, o Pacheco Pereira caracterizou a situação actual do País, dizendo que estavámos encalhados e na verdade pensei que é mesmo essa a nossa situação.Estamos num navio, sem comandantes nem timoneiros e no mesmo local, sem conseguirmos sair ou navegar como deve ser, literalmente encalhados e sem força anímica para sairmos dessa situação.
Alias a atitude dos três comentadores do Círculo é, para mim, elucidativa, da falta de perspectivas e de planos para o futuro, porque andam à volta do mesmo sem saírem dessa rota de colisão em que infelizmente estamos.
Estamos num País adiado e a viver a balões de oxigénio, que se estão rapidamente a esgotar porque não são tomadas medidas de fundo, agressivas e capazes de inverter esta tendência de tragédia em que nos encontramos. Estou com muita gente e felizmente, falo também com muitos doentes ligados aos mais diferentes campos profissionais e nestes últimos tempos, todos são unânimes a referir a dificuldade da vida empresarial, o arrastar das situações, o não se conseguir crédito e arranjar mercados externos, para além da falta de competividade que temos neste momento e cronicamente.
É urgente intervir e modificar este estado de coisas e não é com medidas simplistas e popularuchas como as tolerâncias de ponto pela visita papal - e que vai parar o país durante uma semana - que vamos resolver os nossos problemas.
Temos que trabalhar mais e melhor e sobretudo tem que haver uma mudança de mentalidades no sentido de se produzir mais e se necessário prescindir de certas regalias, para o bem comum.
Mas tem que haver ética e exemplos e não, como aconteceu ontem, num julgamento ter sido ilibado um empresário que tentou corromper um autarca, mas como esse autarca não tinha os poderes para fazer o que lhe tinha sido pedido e apesar de ter sido completamente provada a corrupção, o dito senhor foi ilibado.Uma autêntica farsa da justiça, porque se pode corromper e fazer o que se pretende porque depois a justiça iliba-nos e perdoa todos estes ilícitos.
No oposto as finanças enganam-se nos meus impostos e estou há mais de 3 anos à espera da correcção e a gastar quase tanto em advogados e requerimentos do que aquilo que me é devido.O tal senhor está envolvido em vários casos de corrupção, mas dado o funcionamento dos tribunais vai impunemente passando pelas malhas dessa pseudo justiça e assim está o País e os negócios. É lógico que com esta mentalidade e sobretudo com esta justiça, nunca se conseguirá viver num País justo e equitativo.
Nos USA, o sr Maddoff foi acusado e condenado em poucos meses e está a cumprir pena de prisão longa e duradoura, enquanto que por cá os senhores do BPN e do BPP continuam à solta, a viver dos rendimentos e sabe-se lá quando irão a julgamento e se algum dia serão devidamente punidos. O BPN está a custar-nos rios de dinheiro e o BPP já custou e o seu presidente continua a viver desafogadamente com os seus diversos "tachos".
Também a senhora deputada que vive em Paris, apesar de ter cartão de eleitora de Lisboa, conseguiu que todos nós lhe pagássemos a viagem semanal a Paris para ir ver os filhos e ir a casa, o que é um autentico escândalo porque só devia ser possível eleger pessoas que vivessem em Portugal e estas atitudes são completamente desajustadas do País em que vivemos. E são mais uma falta dos tais exemplos que deveríamos ter e que continuamos a não ter.
Por isso quando nos pedem sacrifícios, é natural que as pessoas se sintam injustiçadas e se interroguem porque é que nós temos que apertar mais e mais o cinto e os outros - políticos, deputados, governantes- continuam a viver como vivem e sem dar o exemplo que devem dar. Escândalos....
Temos muito que andar e percorrer para conseguirmos transformar Portugal num País no qual se possa viver dignamente, com prosperidade e vontade, mas temos todos que fazer um grande esforço e palmilhar muito e muito, com alguns ( muitos ) sacrifícios para sairmos desta terrível situação.Penso que há soluções desde que haja vontade e coragem político e sobretudo que haja liderança e força, o que infelizmente com os líderes que temos não me parece ser provável, porque o que era essencial era mesmo uma mudança de atitudes políticas e uma mudança de protagonistas com a entrada de novas pessoas e de novos líderes.
Daqui a pouco começo o meu fim de semana, pois estou a acabar o Sams para ir direito para Sto André, com paragem num restaurante em Alcácer que descobri pela net e que quero ir experimentar e estar dois dias a descansar e a reflectir na vida, ao sol e com um imenso SORRISO cheio de FORÇA e de ENERGIA.
PS: se vierem para estes lados,parem em Cachopos e vão ao restaurante A Escola, onde se come divinamente. O arroz de chocos e camarão e a empada de lebre selvagem estavam fantásticos. Ambiente simpático, numa das escolas típicas da província. Aconselho vivamente.

Sem comentários: