Começamos hoje o nosso fim de semana, saindo de casa cedo e rumando à Batalha, onde não ia há muitos anos. Estivemos a visitar o magnifico mosteiro da Batalha, monumento gótico lindíssimo comemorativo da batalha de Aljubarrota. Vimos os claustros onde se encontram o fundador da dinastia de Avis e os seus filhos, a capela inacabada, a igreja, etc...e sendo feriado, a visita foi gratuita, o que ainda reforçou a nota positiva.
De seguida fomos almoçar ao restaurante do hotel Mestre Domingues, arquitecto principal do mosteiro, que fica mesmo virado para a estátua do Condestável e da entrada principal do mosteiro. Uma vista privilegiada e um almoço mediano, num espaço muito agradável e simpático.
A Batalha gira toda à volta do mosteiro como é lógico e pouco mais tem para ver, pelo que a seguir ao almoço fomos, por indicação do Turismo, ver o Centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota e foi uma agradável e positiva surpresa.
Um edifício bonito um serviço impecável e uma explicação pormenorizada acerca da batalha, da sua história, com uma visualização excelente do local, da sua componente histórica e ainda por cima com uma loja de "souvenirs" também excelente. Para além de nos passearmos pelo local aonde se deu a batalha e esta muito bem conseguido, temos um filme de 30 minutos com todos os antecedentes da batalha e a batalha propriamente dita,com a crónica de Fernão Lopes. Vemos depois uma série de artefactos da época e tudo devidamente enquadrado e explicado.
Nota extremamente positiva e uma surpresa bem agradável para marcar pontos neste País e provar que é possível fazer bem e como deve ser.
Hoje tenho-me recordado imensamente do meu Pai, uma vez que estou mergulhado em história e com imensas dúvidas acerca das personagens e os factos, pelo que mais duma vez tive o impulso de lhe telefonar e esclarecer, como sempre acontecia sempre que fazia estes passeios culturais. Fica a saudade e principalmente a dor de já não o ter entre nós.
Viemos depois para o nosso hotel - Your Hotel & SPA, em Fervença perto de Alcobaça, antigo hotel das termas e muito simpático também. Estamos numa bonita suite, agradável e acolhedora. Amanhã tenho um programa marcado no SPA.
Hoje e depois de descansarmos um pouco, vamos jantar à Nazaré, num restaurante que seleccionei previamente e dar uma volta pela terra dos pescadores.
Estou descansado e com um enorme SORRISO, cheio de força e de energia e com muita vontade de prolongar esta estadia por muito tempo, porque também é um tempo para estar a dois, reforçar uma ligação e como se costuma dizer, pôr a vida em dia. As relações também precisam de tempo e destes reforços para se consolidarem e se manterem.
Sem comentários:
Enviar um comentário