domingo, abril 25, 2010

Domingo 25 de Abril

Domingo em Sto André.... dia calmo, com sol e praticamente sem vento. Hoje acordámos cedo, vamos dar um passeio pela praia, almoçar e partir para casa, para prepararmos a semana de trabalho.
Está uma manhã pacífica e bonita neste aniversário da revolução de 25 de Abril que tantas promessas deixou por cumprir, tantos sonhos por realizar e um País sem rumo ou orientação. Tantas utopias nessa altura, tantos planos e ideias quiméricas havidas e tanta coisa perdida e sem ser realizada. Perdemos oportunidades, tempos, ilusões e tentámos construir um país mais justo e próspero, com progresso, justiça social e riqueza.
Ao fim destes 36 anos, temos o Portugal que fizemos de acordo com a vontade colectiva e da nossa incapacidade de aproveitarmos as oportunidades que tivemos e uma vez mais desperdiçarmos as "riquezas" vindas do exterior para crescermos e nos tornarmos um País capaz e competitivo, onde o presente e o futuro fossem capazes de nos proporcionar um quotidianos satisfatório e pleno de realizações pessoais e colectivos.
Foram anos e anos perdidos, porque em vez de se tentar edificar um projecto capaz e concretizável, se foi desbaratando oportunidades e dinheiros e assim se chegar ao tempo presente com as dificuldades que todos sabemos.
Claro que o 25 de Abril valeu a pena, porque estaríamos certamente muito pior se não o tivesse havido e com a guerra colonial, a evolução do mundo e as fantásticas transformações havidas estaríamos certamente muito pior, ou talvez não, dependendo das circunstâncias.
Mas aconteceu e tivemos esse dia fantástico, de solidariedade e de grande esperança que infelizmente três décadas depois se evaporou, se perdeu e não se concretizou. A vida de todos melhorou bastante, o saneamento básico, educação, transportes tudo melhorou mas infelizmente não se construíram os alicerces próprios para todo este edifício e como a estrutura sempre foi frágil, estamos perto da derrocada, com necessidade absoluta e urgente de aguentarmos esta queda e de solidificarmos essa mesma estrutura.
Será preciso outro 25 de Abril para conseguirmos avançar e construir finalmente uma sociedade com futuro e com projecção ou será que conseguiremos, com os meios existentes, sair deste enorme buraco e fazermos de Portugal, um País de realizações e onde seja possível sonhar e concretizar.... ainda tenho esperança de que sejamos capazes de fazer um País onde os meus filhos e netos tenham orgulho de viver e de estar, porque não será já durante a minha vida útil que isso irá acontecer.
Muitas vidas, projectos, planos, emoções e sentimentos atravessaram estes 36 anos de existência e todas elas foram sempre caracterizadas por tempos de crise, por necessidade de sacrifícios e pela sensação de tempo perdido, mas com a imensa esperança de que iríamos conseguir e construir um mundo melhor, esperança essa que se vai desvanecendo e sendo substituída por um imenso vazio e uma mão cheia de nada. Mas continuemos a ter esperança de que vamos conseguir ter um País, chamado Portugal, com todos os sonhos concretizados e em pleno progresso.
Com este sentimento de FORÇA e ENERGIA; fica o meu SORRISO calmo e tranquilo.

Sem comentários: