quarta-feira, março 31, 2010

Páscoa

Semana de Páscoa e dias importantes para a igreja católica. Não sou praticante e não sei se sou completamente crente, mas a verdade é que cada vez mais acredito na existência de qualquer coisa superior a nós a que podemos chamar Deus, Universo, força Cósmica e que nos orienta e ajuda de facto.
Quando escrevo acerca do universo e do que damos e recebemos, certamente que estou a falar em FÉ e em ENERGIAS, acreditando que as nossas vidas são feitas por nós mas também orientadas por outras forças e energias.Tenho pena de não conseguir acreditar cegamente na igreja e nos seus dogmas, mas gosto de ver quem o faça e siga religiosamente a sua vida, porque com FÉ e CRENÇA a vida é muito mais simples.
Nestes dias de grande religiosidade, também gosto de meditar e recolher-me nos meus pensamentos e no meu EU, na certeza de que seja qual for o nome que lhe demos, temos certamente um anjo da guarda ou um Deus que nos acolhe e protege. Acredito cada vez mais nisso.
Não me esqueço duma sensação que tive em plena catedral de Santiago de Compostela, em que senti em mim e comigo uma presença, uma força, uma energia que estava comigo e que comigo ficou algum tempo, em reflexão e em "oração". Foi uma força imensa e uma PAZ enorme que senti e desde esse dia que penso muitas vezes nisso, na busca de conforto e de orientação. Sei que nesses instantes e naquele local tive com Alguém e senti-me muito bem. Não consigo explicar perfeitamente essa sensação, mas foi excelente.
Alias faço questão de visitar sempre locais de culto em qualquer cidade ou local em que vá, porque me dá sempre uma enorme sensação de PAZ e de força, tentando sempre nesses locais fazer o meu recolhimento e as minhas "preces". Procuro particularmente igrejas católicas, mas também sinagogas que são locais de grande religiosidade e duma enorme coragem. Logicamente que não concordo com certas práticas da igreja e certos comportamentos, mas isso é inerente a qualquer organização social e faz parte dos Homens, pelo que não se pode julgar o todo pelas partes e a verdade é que por vezes penso que poderei acabar a minha vida num mosteiro ou algo assim. Quem sabe...
Quando estou mais desgastado, sei que procuro forças nessa tal "COISA" superior e a verdade é que consigo encontrar a paz e a calma que procuro nesse pedido. Mas de qualquer forma não me consigo ver a seguir os rituais quotidianos da igreja, apesar de gostar bastante deles mas não sou pessoa para os cumprir sempre.
Ontem o dia correu muitíssimo bem, com muito trabalho e também aqui se cumpriu o que eu tinha pedido e é isso que me leva a acreditar que as nossas preces são atendidas desde que também sejamos capazes de dar bastante de nós e seguirmos um caminho de rectidão e de consciência. Deve ser a minha adaptação aos princípios da igreja.
A minha semana de trabalho termina hoje ao fim do dia, porque resolvi fechar o consultório amanhã à tarde, uma vez que está tudo com tolerância de ponto e de partida para o fim de semana de Pascoa, pelo que daqui a umas horas estarei de mini férias. Amanhã tenho que ir comprar umas coisas, resolver outras,, fazer a mala e planear o circuito gastronómico do fim de semana, com bons restaurantes e também bons passeios pela região de Alcobaça e Batalha. Vai ser bom para desanuviar e voltarmos com um enorme e luminoso SORRISO para enfrentarmos o novo mês de Abril com mais FORÇA e ENERGIA e com a ajuda da tal força ou Ente.

Sem comentários: