sábado, março 13, 2010

Justiça

Fim de semana em Sesimbra, com a novidade de estar com uma pequena dor num dente, que já devia ter sido completamente desvitalizado e que por um motivo ou outro, se foi adiando, mas felizmente nada que um paracetamol não resolva...
Ontem tive a notícia de que o julgamento que iria ter no próximo dia 16 tinha sido anulado e adiado para data a saber. É o estado da justiça neste País, ou seja, na outra semana o meu advogado tinha solicitado ao tribunal a marcação de novas sessões, dado o elevado numero de testemunhas e teve como resposta, nesta 4ª feira, que as sessões se mantinham como estavam e com a presença de todas as testemunhas. Na 6ª feira, foi informado que o tribunal tinha "descoberto" que havia muitos julgamentos marcados para esse dia e então adiou o meu para data a anunciar. É fantástico o funcionamento da justiça porque o despacho de 4ª feira confirma as sessões e dois dias depois é anulado, o que pressupõe que não houve qualquer cuidado no 1º despacho e que tudo é feito em cima do joelho.
Pobre País que tem a justiça a funcionar desta maneira, porque assim como isto é um assunto de menor importância e do qual não há quaisquer consequência, também certamente todos os outros de maior relevância serão assim tratados É lamentável a forma de funcionamento dos tribunais, de tal modo que até o meu advogado, certamente mais habituado do que eu a estes processos, estava indignado e inconformado.
Não se percebe como é possível estes procedimentos tanto mais que já não vai ser possível avisar atempadamente todas as testemunhas, pelo que certamente haverá pessoas que se irão deslocar ao tribunal sem necessidade e com evidente prejuízo na sua vida profissional, porque as idas ao tribunal são permitidas como justificação de falta ao emprego, mas poderão ser descontadas no respectivo vencimento. Pergunto quem se irá responsabilizar por estes eventuais descontos e já se sabe que serão os próprios como é evidente, o que demonstra bem a total falta de consideração da justiça pelo cidadão comum e a total descrença que todos nós temos desta justiça.
Como é possível acreditar no País se justiça funciona assim, com julgamentos marcados com anos de atraso, outros sucessivamente adiados e a sensação de impunidade total perante o que nos vai acontecer.
Há uns anos tive um doente que me ficou a dever uns milhares de euros e na altura chegámos à conclusão de que não valia a pena pôr um processo porque com os honorários de advogados e o tempo perdido não compensava o que se ia buscar. E é esta sensação de impunidade que faz com que as pessoas pratiquem vários pequenos ilícitos sem medo de serem condenadas ou julgadas porque a morosidade da justiça e todos os expedientes legais fazem com que a descrença na justiça seja total. Vejamos o caso da Casa Pia que se arrasta há mais de 5 anos...
Não é possível modernizar o País e termos progresso e desenvolvimento com estes tribunais e também com estes juízes que e julgam acima do comum dos mortais. Muito tem que mudar e muito rapidamente porque um País moderno e desenvolvido tem que ter uma Justiça célere e justa.
A primeira pagina do Expresso é significativa dos custos desta governação virtual que tivemos nestes últimos anos porque por exemplo parece que iremos todos pagar cerca de 300 euros a mais por ano e por pessoa para cobrir as dívidas e baixar o deficit. Parece pouco mas a verdade é que já estamos de tal modo afogados em pagamentos, impostos e outros que não sei bem como iremos vier de ora em diante. Eu sinto diariamente a dificuldade em manter a minha actividade e a dificuldade das pessoas em terem acesso aos cuidados básicos e para o futuro ainda irá ser pior porque a falta de emprego é gravíssimo e a contenção das empresas ir-se-á manter nos próximos anos. É preciso coragem e força para vencermos, mas temos também que olhar para a situação das famílias, deixarmo-nos de lirismos e enfrentarmos o touro de frente. É preferível, quanto a mim, uma solução draconiana com uma perspectiva de futuro risonho, do que manter esta situação ambígua e podre sem se ter esperança.
Mais uma vez sinto que são precisos estadistas mas que estadistas vamos ter se o principal partido da oposição começa o seu congresso a discutir se deve haver um ou dois dias de trabalhos. O importante é discutir o partido e principalmente o País, esperando sinceramente que surja ainda um novo líder com força e capaz de galvanizar o País. Será que Marcelo avança e consegue ganhar o partido e depois o País ? Espero que haja vontade, bom senso e capacidade de vencer para bem de todos nós, uma vez que acho que está demonstrado a incapacidade deste primeiro ministro governar, na medida em que está completamente enredado em múltiplos casos polémicos e sem qualquer força anímica de liderança e de força interior.
Vou aproveitar o sol que está para estar no jardim, à beira da piscina a meditar na vida e a tentar atrair as boas forças do Universo para com um imenso e quentinho SORRISO ficar carregado de Força e de Energia.
PS: uma das grandes falhas actuais é precisamente a falta de ética, de princípios e de educação das pessoas que não têm qualquer respeito pelos outros, como me aconteceu ontem que tinha a marcação de duas crianças, com uma hora de duração porque até era uma intervenção cirúrgica programada e na hora, telefona o Pai a desmarcar. Inacreditável e com certeza que o que aconteceu foi a criança ter começado chorar e a dizer que não queria e os Pais embarcaram nessa recusa e seguiram o caminho mais fácil, que é sempre desistir e não educar. Fiquei passado e com vontade de telefonar aos Pais e dizer-lhes o que ia na alma, mas nem vale a pena porque a nossa linguagem é tão diferente que nem iam perceber o que tinham feito. Uma coisa é desmarcar por motivos de força maior e com razão e outra é esta total falta de consideração e tanto mais que já não era a primeira vez. Estamos num mundo terrível e mesmo sem princípios

Sem comentários: