sexta-feira, março 05, 2010

6ª feira

6ª feira, último dia de semana e dia de começar cedo no SAMS, mas hoje com alguma dificuldade por ter dormido pouco e mal. De facto, há certos comentários ou notícias que nos deixam perturbados e ter sabido ontem da hipotética possibilidade da venda de Sto André, perturbo-me bastante, na medida em que representa para mim muito da minha vida, das minhas raízes e das minhas memórias.Como tenho dito, aquela quinta é parte integrante da minha vida e se bem que nestes últimos tempos, tenha tido pouca oportunidade de lá estar a verdade é que saber que poderá ser passado a outros, me deixa profundamente triste e desalentado, porque é um completo virar de página e de rumo. Nunca mais poder sequer passar por lá, sentir as memórias e vivenciar todas as recordações foi bastante doloroso para mim, porque de facto as minhas ligações são muitas e muito fortes. Pode ser que me saia o euro milhões e eu posso assumir aquilo e quem sabe, dar uma nova oportunidade á quinta. Sonhos e quimeras que gostaria de realizar mas que infelizmente dependem de factores tão aleatórios como a vinda de dinheiro de jogos de azar porque é a única via que vejo neste momento.E ao contrário do que estava previsto, já não vamos este fim de semana a STo André por motivos vários e principalmente porque vai estar mau tempo e muita chuva, o que se torna aborrecido pelas viagens e porque a MB afinal também não vai e gostamos de lá estar quando ela lá está.Hoje estou em baixo e sem grandes vontades de trabalhar e de me esforçar, mas vou ter que o fazer e prosseguir com a vida apesar deste estado de espírito e de humores. Acrescentando estar cheio de zumbidos e de uma sensação muito desagradável nos ouvidos,, como se estivessem cheio de líquido, o que me acontece algumas vezes. Também por este estado de alma, não vou fazer as análises que estavam programadas, porque não tenho mesmo qualquer vontade.Ainda por cima a agenda do consultório está coincidente com o dia, ou seja, cinzento e chuvoso com pouca gente, como vem sendo o hábito das sextas feiras, comas pessoas a entrarem em fim de semana cada vez mais cedo, ou seja, sexta feira vai sendo cada vez menos um dia de trabalho, porque como estamos num País rico e próspero não é preciso trabalhar. Ainda me lembro de trabalhar todo o sábado de manhã à noite e de 6ª feira ser um dia completamente normal, porque tudo funcionava normalmente aos sábados, pelo menos da parte da manhã. E eu trabalhava no consultório toda a tarde e era dos dias em que saia mais tarde, porque tinha um doente que fazia questão de marcar apenas e só aos sábados a partir das 19 horas e as consultas eram sempre longas e demoradas, pelo que nesses dias nunca acabávamos antes das 21. Outros tempos e outras vontades.Tenho mesmo que tentar mudar de vida e de rumo, porque o cansaço desta gestão diária vai-me desgastando imenso, bem como os constantes sobressaltos do quotidiano vão-me muitas vezes tirando a alegria de viver, para ficar apenas com estes horizontes limitados e pequenos em relação ao que efectivamente gostaria de fazer e de ter. Mas como conciliar as necessidades diárias e deste meu quotidiano com a utopia doutro quotidiano e doutra realização, sem ser com a sorte de me sair qualquer coisa extraordinária, o que é estatisticamente difícil, mas não improvável. E como todos, já tenho sonhado bastante com a saída da lotaria e o que faria com isso, na certeza de que haveria muita gente beneficiada e que iria resolver muita e muita coisa, para minha tranquilidade e satisfação de muito mais gente. Mas enfim sonhos e ilusões que sendo também necessárias para a nossa vida, não passam precisamente disso mesmo, de sonhos e ilusões.Este fim de semana gostava de ir ao cinema porque há uns 2 ou 3 filmes que gostaria de ver e com este tempo, até sabe bem estar numa sala de cinema a ver um bom filme. Talvez vá ver o "invictus" ou "o homem singular", para já não falar do "avatar" que ainda não vimos e gostaria ainda de ir visitar o museu Joe Berardo que também ainda não consegui ir. Talvez dediquemos este fim de semana à "cultura" e aos meios audiovisuais para variar um pouco e depois no domingo fiquemos a descansar e a ir falar com os pais do I, para aprofundar umas informações de que preciso.Tenho saudades dos tempos despreocupados da minha adolescência e faculdade, em que vivíamos tempos pacatos, tranquilos e em que a realidade era mais saudável e menos virtual do que acontece actualmente, com esta permanente mediatização das coisas, todos estes fenómenos da natureza e sobretudo com esta falta de tempo e oportunidade de estar com as pessoas e de vivenciar a amizade. Recordo com saudade as idas à baixa - não havia mega centros comerciais - com o habitual lanche nos armazéns do chiado e assim eram passadas as tardes depois das aulas e da faculdade. OU as idas ao cinema, em que depois se ia cear às galerias Ritz - e pouco mais havia na altura - e de seguida se ia levar as amigas a casa e a pé se andava por Lisboa, na conversa e nas calmas sem qualquer problemas. OU as grandes alturas de exames em que estudávamos dia e noite, durante semanas sem sair e apenas com longas e grandes conversas ao telefone acerca das dúvidas que tínhamos.. No dia do exame a rotina era chegar a casa, rasgar todos os apontamentos dessa disciplina ,dormir um pouco e ir sair para retemperar forças e voltar no dia a seguir aos livros e a outra matéria. Foram tempo de muito estudo e intensidade mas dos quais guardo muitas e boas memórias e sobretudo, me lembro de todas as pessoas que faziam parte do meu círculo. Eram tempos melhores e menos preocupantes, mas tudo isto faz parte da vida que é composta por ciclos e daí talvez também estar na altura de encerrar o ciclo de Sto ANdré, tanto mais que estando tão ligado à MB, só iremos lá enquanto ela estiver fisicamente entre nós.E para já e apesar deste cinzentismo e chuva, um SORRISO é necessário para nos iluminar a ALMA e o nosso EU, pelo que com FORÇA e ENERGIA vamos enfrentar com determinação o último dia desta semana de trabalho.

Sem comentários: