sábado, março 06, 2010

Museu Berardo







Eis-nos uma vez mais no sábado e no fim de semana, dedicado a um programa cultural, ou seja, uma ida ao museu Joe Berardo. Há muito que estavámos para lá ir e hoje lá fomos ver o espaço e as exposições temporárias.
A exposição permanente das obras não é famoso e ainda por cima exposto duma maneira um pouco confusa para o meu gosto, para além de que a arte moderna e contemporanea não é efectivamente o meu género, que se fica mesmo pelos impressionistas. De qualquer forma, tem uma peça ou outra que vale a pena.
Quanto às exposições temporárias, o destaque para a da Joana Vasconcelos, artista plástica que utiliza todo o tipo de materiais desde tampões, panelas, meias de senhora, etc. Das peças que gostei mais está o sapato da Cinderela, feito de tachos e tampas de panelas de cozinha, os corações feitos de talheres de plástico e muito bem concebida a apresentação numa sala com a música da Amália de fundo e ainda um chamado jardim do éden, uma enorme sala escura coberta de flores feitas não sei como e iluminadas, dando um efeito fantástico. Vale a pena ver e passear pelas peças.
Outra das exposições temporárias é dum fotografo e artista Robert Longo, cuja escultura aparece numa das fotos e o resto são fotos, algumas bem conseguidas e originais. Tem uma foto dum corpo masculino que está, para mim, muito bem conseguida mesmo.
Outra das temporárias é acerca duma escritora e também fotografa suíça Annemarie Schwarzenbach, que apesar de ter morrido apenas com 34 anos deixou uma obra relativa, com livros e muitas fotos. A sua vida foi de escandâlos porque para além da sua homossexualidade - e viveu no principio do século XX - era viciada em ópio e teve uma vida cheia de vissicitudes. Mas fartou-se de viajar, tendo estado inclusivé em Lisboa. Nesta mostra, está um filme de propaganda do estado Novo, que mostra uma manifestação da Mocidade Portuguesa com a elite do regime de então, o presidente Carmona e o primeiro ministro Salazar que mostra bem as características do regime de então.
Há vidas fabulosas e que como são antes do tempo, são um marco e uma pedrada no charco dos costumes e dos usos, mas de facto esta escritora deve ter lutado e muito pela sua vida, porque até nas fotos está sempre assumidamente vestida de homem e em pose de lutadora.Vidas de coragem e de luta...
O espaço do museu também está muito bem conseguido e vale a pena a visita, para além de que a loja do museu tem coisas muito giras e gostei particularmente duns relógios que lá vi do Shark. Originais e com um design fantástico
Depois fomos comer qualquer coisa ao Allegro, ao Wok que é uma comida tailandesa que eu gosto particularmente e demos uma saltada à Fnac para ver as novidades e os preços dos computadores porque qualquer dia vamos ter que comprar um computador porque este está com algumas problemas. Fomos ainda ao consultório deixar o novo monitor a substituir o que ardeu e quase pela primeira vez dei com o consultório impecável e sem nada a apontar de desarrumação, coisas ligadas ou algo assim. Cinco estrelas.
Agora vou fazer a minha sesta, iniciar a leitura do expresso para mais logo irmos jantar a casa da C e do RL, para o que será talvez o último jantar antes do nascimento da MC. E claro vamos ver a ervilhinha.....
Fica um enorme e luminoso SORRISO com a certeza de muita energia e de muita força positiva
PS: a tempestade prevista não deu grandes sinais de vida e felizmente está um tempo de chuva mas moderada e sem grande frio.
PSS: reparo que tenho cada vez menos reacções aos meus posts, se calhar porque deixaram de ter interesse, por não terem nada de novo, por serem repetitivos ou simplesmente porque as pessoas têm mais que fazer. A verdade é que continuo a escrever porque me ajuda a perceber a realidade e a compreender-me muito melhor, funcionando como uma permanente análise interior.

Sem comentários: