quarta-feira, novembro 16, 2016

Pessoas

É curioso, melhor dizendo, estranho quando julgamos conhecer uma pessoa muitíssimo bem, com quem estivemos durante tanto tempo e de repente descobrimos que estamos perante uma pessoa totalmente diferente, com outros conceito de vida, outra ideia de amizade e Ainda, aparentemente, um permanecer em algumas áreas do passado.
Espantam-me atitudes, reacções a determinados factos como se de repente fossemos dois estranhos sem qualquer ligação a coisa alguma; e isso causa-me alguma tristeza mas tenho de me conformar, percebendo que cada qual segue o seu caminho. Sobretudo quando esse mesmo caminho resultou duma decisão muitíssimo ponderado e reflectida.
Pergunto-me se essa mudança tão grande for também provocado pelo afastamento, pelo muito que se passou ou é, tão simplesmente, e apenas o resultado da natural evolução da vida e do que somos.
Percebi também que, definitivamente, deixei de fazer parte dum núcleo familiar - alias nem sequer já sou convidado para as festas dessa mesma família - porque também há incomodo das partes e falta de aceitação. Deve ser natural, deve ser compreensível mas não me deixa de magoar bastante.
Julgava contar com um apoio incondicional e certo, mas cada vez mais chego à conclusão que cada qual segue o seu caminho e que, quer queiramos quer não, acabamos sempre por estarmos sozinhos na vida, mesmo que rodeados por muita gente e por muitos amigos.
Evidentemente que não quero tratamentos privilegiados, nem tão pouco ser mais do que os outros ou ter qualquer papel preponderante seja com quem for visto que nem tenho esse direito, nem tão pouco tenho, neste momento, qualquer papel a desempenhar na vida de seja quem for. 
Mas tenho pena que não haja Ainda uma ligação diferente, um comportamento normal e simplificado, como sejam muitas coisas que poderiam acontecer sem qualquer problema, pelo menos para mim visto que tudo já está devidamente arrumado. Mas como sempre me fizeram ver, os meus timings são uns e os das outras pessoas são outros e tenho de os respeitar.
Mas quando me dizem Ainda sentirem incomodo por certas coisas, bem como estranharem-se determinados pedidos - que correspondem apenas a um pedido de ajuda e de compreensão, mas que assim não é entendido - fico bastante baralhado e um pouco triste e incomodado.
Perante tudo isto, apenas me resta a alternativa de, cada vez menos, contactar, cada vez menos pedir ou seja aquilo que for, para que as pessoas sigam a sua vida, sem a minha sombra, sem o meu rasto nem tão pouco o incomodo de seja o que for. Mas devo dizer que como essas pessoas fazem parte do meu património pessoal e afectivo me custa imenso tomar essas mesmas atitudes, mas que o farei conscientemente.
Ontem fui jantar ao "Asiático", o novo restaurante do chef Kiki; é bom sentirmo-nos em casa e sermos acarinhados pelo staff como se fossemos efectivamente importantes, mas a verdade é que conheço quase todos e fomos muito bem tratados. Além disso o jantar correu muitíssimo bem, com uma companhia excelente que talvez, talvez mesmo, possa transformar-se em algo mais se eu for com calma, sem pressas e sobretudo sem demonstrar sofreguidão, pressa seja no que for e Ainda ter o discernimento suficiente para conduzir tudo isto duma forma calma e tranquila.
Espero que consiga pôr em prática muito do que quero e que devo mesmo fazer, para minha tranquilidade e sossego. Quero e preciso estar mais comigo mesmo em vez de andar numa busca constante do Santo Graal, que talvez já não exista para mim ou então não sei como o alcançar. Talvez seja isso mesmo, o que me deixa com uma grande tristeza e magoa comigo mesmo.
Também sei que tudo está em nós próprios, pelo que não culpo absolutamente ninguém sem ser a mim próprio, que toda a vida me habituei mal, me deixei levar por muita coisa e me sinto, neste momento, perdido, sem expectativas, sem sonhos ou projectos concretos. Para além de tenho de resolver alguns problemas prementes... para conseguir ficar mais descansado.
Mas é triste chegar a esta idade e ter estes problemas, sem conseguir dar a volta doutra forma sem ser ter que trabalhar mais e melhor para vencer esta etapa difícil em que me encontro.
Mesmo assim quero que o meu SORRISO seja luminoso, forte e consistente, bem como encontrar o meu caminho para a FELICIDADE possível, que acho merecer.

Sem comentários: