sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Paz

Prestes a terminar a semana.... paulatinamente o fim de semana do Carnaval aí está à porta, não tendo nenhum programa em concreto porque já não vamos a Badajoz, mas muitos outros em suspenso. Vai ser, de qualquer forma, um excelente fim de semana prolongado...
A semana tem decorrido normalmente, com um estabilidade muito grande e sobretudo um excelente ambiente profissional bem como também uma grande tranquilidade pessoal. Na verdade tenho-me sentido muito bem e a começar a entranhar mesmo o meu novo rumo e o meu novo caminho.
Não vale a pena estar com lirismos ou confabulações acerca da realidade que tenho é que é a existente mas sim aproveitar este quotidiano e tudo aquilo que tenho é que vai aparecendo. Felizmente que as coisas vão surgindo, umas vezes melhores outras nem por isso, mas sempre com uma consciência própria e uma aprendizagem útil. Ou seja, em vez de andar em lamentações ou em eterna conflitualidade interna em busca do impossível, tenho que me contentar com aquilo que tenho e o melhor é conseguir isso mesmo duma forma simples e natural. E é a melhor forma de lidar com as situações, os factos e os acontecimentos...
Tenho aprendido imenso nestes últimos tempos, a valorizar o que efectivamente tem importância e o muito que é supérfluo; a perceber onde estão os que me querem e aqueles que apenas passam por mim e que pouca ou nenhuma importância têm, bem como a compreender que cada pessoa é ou tem o seu próprio centro e a sua importância relativa.
E ainda que há valores que permanecem e permanecerão sempre intocáveis e cheios de valor e significado... como a amizade, a tolerância, a compreensão e os factos e acontecimentos que fazem parte da nossa vida.
Uma das verdades que tenho aprendido na minha análise é que o passado é um património que temos é que não podemos esquecer ou apagar, mas que podemos e devemos aceitar, integrar e sobretudo perceber e perdoar. É isso é o que eu estou a conseguir fazer e a conseguir ultrapassar. Essa mudança de entendimento faz toda a diferença é permite-nos estar melhor connosco próprios e com quem nos rodeia.
A vida vivida assim tem mais "encanto" e é bem mais fácil de seguir em frente, de compreender e de aceitar porque tudo é mais natural, mais fluido e mais interessante. E na verdade o que eu quero neste momento, é aproveitar a vida, estar mais livre para ir fazendo o que quero mesmo, sem compromissos, sem sentimentos de culpa ou o que quer que seja. Apenas gozar o que tenho e estar bem comigo próprio, com um enorme SORRISO e um enorme bem estar e tranquilidade interna. Sinto-me francamente bem como há muito não me sentia.
PS: também o encerramento dum ciclo passado ajuda imenso a este estado de espírito e permite-me estar assim , apesar de ter muitas recordações e pensamentos, mas já duma forma totalmente diferente e realista.

Sem comentários: