quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Luz e Sombra

Mais um dia, mais um dia chuva cinzento externamente e bem luminoso internamente... Na verdade sinto-me bem, estou tranquilo e neste caminho que, agora, trilho duma forma mais consciente e madura.
Estou consciente de que tenho de aprender ainda muito mais acerca de mim mesmo, conhecer-me cada vez melhor e aceitar ainda aquilo que me é transmitido pelos muitos objectos externos que se cruzam comigo ao longo do dia e deste quotidiano que tenho.
Tenho pensado bastante em muita coisa e sobretudo naquilo que quero que seja diferente, que seja mais construtivo e positivo, na certeza de que a minha/nossa liberdade e independência são para manter dentro dum espírito construtivo e positivo.
Cada vez mais quero sair do SAMS, o que só poderei fazer se já tiver condições para me reformar duma forma que compense e que me dê garantias de poder continuar a usufruir das condições de saúde que agora tenho e que quero manter. Cada vez mais estou na prateleira e qualquer dia venho apenas passar umas horas com as pessoas e pouco ou nada fazEr. O que não me agrada mesmo nada.
Esta quarta feira que tem tonalidades de segunda, por ser a seguir a um "feriado" baralha um pouco os sentidos e a noção do que temos de fazer, visto que se perde um pouco o ritmo e o balanço para a nossa actividade.
Felizmente que o fim de semana se aproxima e que também será diferente, por se ir para fora e desfrutar dum dia especial num local em que nunca estive ou estivemos, porque penso que é importante tentar encontrar sítios ou locais novos e onde nunca se tenha estado com outras pessoas ou noutras ocasiões.
Ontem foi um dia tranquilo, em que estive a ler, ver séries e a descansar bem como a visitar a Mãe dum amigo, tendo mesmo constatado a dificuldade em gerir uma situação destas pela personalidade das pessoas em causa. Não me parece que se vá conseguir grandes alterações e só espero que o meu amigo consiga "resistir" a esta situação bastante negativa pela personalidade depressiva e obsessiva da Mãe.
Devo habituar-me a registos diferentes, a formas de estar na vida também diferentes e sobretudo a não entrar em obsessões ou compulsões desproporcionadas em relação aos factos que acontecem e que surgem no dia a dia. É importante que percebamos os timings das pessoas e sobretudo que mantenhamos a nossa independência e a capacidade de estarmos connosco próprios, uma vez que em sempre se consegue, por motivos vários, fazer o que se gostaria ou o que temos mesmo vontade. E para isso é preciso em primeiro ter a consciência desse facto e depois saber também usar o pensamento para relativizar os factos e que (não) acontece exactamente como queremos.
Um grande SORRISO neste dia cinzento e também cheio de luz interior e duma compreensão muito grande do que tenho e ainda do que cada vez mais consigo ser. E que me agrada imenso...

Sem comentários: