quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Felicidade

Que entendemos por felicidade ? O que realmente significa ser feliz e estarmos felizes ? Será que tudo parte de nós próprios, de como estamos, do que temos e de sabermos aproveitar aquilo que a vida nos dá ?
Na verdade, "less is more" será talvez uma boa máxima para vivermos e conseguirmos estar de bem connosco e com os outros. Se tivermos o suficiente para vivermos, se conseguirmos o que gostamos, se houver Amizade e Amor não será isso suficiente, sem serem necessários grandes meios materiais ou grandes quimeras no dia a dia? 
Cada vez mais, penso e sobretudo sinto que a felicidade e o bem estar é feito de pequenas coisas, pequenos gestos e atitudes e ainda duma grande cumplicidade entre as pessoas; bem como sentir e vivenciar cada momento, sem expectativas e sem pensar no momento seguinte, mas sim e apenas no momento presente e actual.
Acho que nunca vivi o momento presente como deve ser, mas sim e a maioria das vezes o momento futuro, de tal maneira que, muitas vezes, nem conseguia aproveitar conveniente e totalmente o que estava a viver e assim muita coisa me passava ao largo, sem ser vivido ou sentido.
Neste momento dou uma enorme importância ao presente, ao dia a dia, aos factos que ocorrem e aquilo que tenho, que sou capaz de dar e de receber. Talvez por isso me faça um pouco de confusão determinados timings de outras pessoas que, parecem estar, enclausuradas em factos passados e não conseguem ultrapassar os seus receios, os seus medos e as suas formas de estar, esquecendo o passado e tudo aquilo que ele envolve(u).
Pergunto-me se, neste preciso momento, estou feliz.... e a minha resposta é, lógica e evidentemente, ter todos os motivos para isso desde que saiba aproveitar o que tenho. 
Tornei-me um ser autónomo, fiquei independente de outros, conduzo a minha vida, faço o meu dia a dia e duma maneira que me satisfaz, tenho amigos e mais do que isso uma pessoa de que começo mesmo a gostar e que, talvez ( muito talvez) possa vir a ter um papel muito importante na minha vida. Não serão tudo motivos para me sentir orgulhoso de mim mesmo e poder estar feliz?
É evidente que tenho de abdicar de algumas coisas que, no passado, eram fundamentais para mim e para o meu equilíbrio, mas se em troca disso eu conseguir estar melhor, ser mais feliz e sobretudo estar de bem comigo e com quem me rodeia, então valerá a pena abdicar daquilo que eu considerava tão importante e que, talvez, não fossem mais do que substitutos para aquilo que realmente não tinha e que necessitava.
Ou seja, quando muito se procura e quando se põe uma fasquia demasiadamente alta, arriscamo-nos a perder o que é realmente importante e que tem valor para as pessoas. Será preferível termos o necessário para estarmos bem, para vivermos uma vida condigna e sobretudo satisfatória e feliz.
A felicidade é, ou deve ser, o principal objectivo de todos nós e para isso temos de saber o que é realmente importante, bem como tudo aquilo que nos pode fazer estar bem, desfrutar de cada momento e aproveitar aquilo que a vida tem de bom e de positivo. Que importa se não podemos dar a volta ao mundo ou ter um ferrari, se podemos ser felizes quando nos dão uma flor, um beijo ou nos presenteiam com um enorme e luminoso SORRISO ?  
Não é a quantidade dos factos ou dos acontecimentos, mas sim a qualidade dos mesmos, bem como a veracidade de como se está e vive que faz toda a diferença entre vivermos permanente afundados numa tristeza ou depressão ou estarmos felizes e encararmos a vida duma forma positiva e sempre com aquele nosso SORRISO interior, quente e luminoso. 
Que seja capaz de continuar a perceber tudo isto e a ter a capacidade de ser, em cada momento, o mais feliz possível e desfrutar o que tenho e as pessoas de quem gosto e AMO.
PS: mas como não há bela sem senão, hoje houve algum que me deixou bastante triste mas que vou, certamente, superar porque não depende de mim e sobretudo porque não percebo muito bem as razões. As que encontro não me parecem ser as certas.

Sem comentários: