quarta-feira, janeiro 20, 2016

pensamentos

Mais um dia.... Menos angustiado e cada vez mais em paz comigo. Ontem ao jantar com o meu grande amigo ML percebi que, na verdade, há uma enorme mudança em mim mesmo, na forma como encaro a vida e as pessoas. Apesar de, por exemplo, hoje continuar a achar que em alguns casos poderia ser diferente a atitude no dia a dia, mas nada posso fazer quanto a isso.
Hoje talvez seja um dia diferente porque talvez alguma coisa mude e seja para que sentido for, pelo menos, há uma definição e uma orientação do meu quotidiano e dos meus sentimentos.
Neste momento e também cada vez mais, me sinto tranquilo em casa, bem naquele espaço que vai sendo apenas meu é só meu, estando a pensar nas alterações que vou fazer e ainda a programar uma maior actividade gastronómica caseira, com jantares ou almoços que vou passar a ter e a fazer.
Quero estar diferente, mas sobretudo quero fazer diferente do que fazia e do que tinha, porque a vida é uma eterna mudança, uma sucessão de ciclos de duração variável e que vão terminando e começando numa sucessão impagável. É, estando de bem connosco, certamente que conseguimos "aguentar" este mesmo rodopio da vida.
Tem sido um mês interessante pelas grandes diferenças que vai havendo e por uma cada vê maior habituação às novas realidades, aos novos desafios mas sobretudo por esta minha "nova" capacidade de estar comigo, de desempenhar as tarefas rotineiras do dia a dia sem estar dependente de ninguém, a não ser de mim mesmo. E é uma diferença abissal, tendo prometido a mim mesmo nunca mais ficar tão dependente de alguém como fiquei no passado.
Seja aquilo que se passar, seja em que relação for vou manter a minha independência, a minha estrutura individual e entrecruzar a vida com alguém mas mantendo cada um à sua individualidade, bem como o seu lugar e rumo até haver uma  e verdadeira do que quer que haja.
Nada de precipitações, nada de muitos entusiasmos iniciais e sobretudo nada de me entregar de corpo e alma a quem quer que seja; tudo tem de ter o seu tempo, tudo se constrói, construindo e ainda é mais importante, temos de dar espaço e oportunidade para que qualquer coisa se vá desenvolvendo e reforçando. Os sentimentos, nesta idade, são vividos doutra maneira e duma forma mais pacata e tranquila, visto que as grandes paixões e aqueles entusiasmos são igualmente sentidos doutra forma.
Mas o que interessa mesmo é a minha actual forma de estar, sem grandes expectativas nem grandes sonhos acerca das pessoas, deixando que o tempo, as vontades e os encontros se dêem natural e fluidamente. Penso que é a melhor forma de estar na vida.... bem como aceitando o que temos e o que existe.
A verdade é que estando ontem à ouvir-me falar com o meu amigo, constatei das enormes diferenças na minha forma de estar, pensar e sobretudo agir que, felizmente, estão naquele caminho que quero e que gosto mesmo. Talvez esteja finalmente mais "crescido" mais amadurecido e consciente de mim próprio. Pelo menos sei que estou bem comigo mesmo e que sei o caminho que quero e pretendo e isso é algo que me dá bastante alegria bem como mantém o meu SORRISO permanente e cada vez mais luminoso. 
Claro que ainda Endo um longo caminho a percorrer mas espero que os meus amigos -pelo menos, a maioria - me continuem a apoiar bem como a minha família como tem acontecido e espero que assim continue. Para todos, um bem hajam pelo que têm sido e espero que continuem a ser. Um especial SORRISO para eles.

Sem comentários: