quinta-feira, janeiro 28, 2016

Paz

Hoje estou de folga... dia tranquilo sem nada de especial para fazer a não ser, precisamente, desfrutar dum dia em que não tenho de trabalhar e em que posso fazer o que me apetece. Comecei pelo supermercado, segue-se ir almoçar com o meu filhote, ir até ao consultório ver as modas e ainda ir a outro super comprar umas coisas de que gosto. A vida está cara porque se compram meia dúzia de coisas e é um dinheirão... ia ouvindo estas coisas mas só agora constatei que é mesmo verdade. Mais vale tarde do que nunca....
Uma pergunta que hoje tenho é mesmo a razão porque associo esta minha tranquilidade e boa disposição com um certa necessidade de consumir e de comprar até coisas de que não preciso. Hoje já comprei o meu presente de anos ( ???? ) porque me encantei por um relógio duma cor que me fazia falta. Tanta falta como é evidente pelos poucos relógios que tenho.
Mas a verdade é que esta necessidade de consumir, de comprar e gastar dinheiro é algo que tem e deve ser analisada, pensada e reflectida porque certamente tem também a ver com tudo aquilo que passei e sobretudo porque houve uma altura da minha vida em que vivia em dois mundos. Mundos distintos nas suas possibilidades e nos seus hábitos e, parece, que tenho absoluta necessidade de colmatar essas carências e essas necessidades.
Mas certamente que terá de haver mais explicações e mais algo por detrás desta "febre2 consumista que tantas vezes me assalta; sobretudo quando me sinto bem, mais tranquilo e em paz comigo mesmo.
Também hoje descobri algo de muito pessoal e intimo que me deixou contente, visto que representa simbolicamente mais um passo em frente na minha autoestima e na minha confiança. E, quase, pela primeira vez, gosto de algo que é intrinsecamente meu !
Tive ainda ocasião de falar com uma pessoa de quem continuo a gostar imenso e que, tenho a certeza, também nuter por mim um carinho muito especial e permanente. Na verdade a MA representou durante muito tempo e ainda tem essa associação, a Mãe que talvez eu gostaria de ter tido e o carinho com que sempre me tratou é algo que nunca esquecerei... tenho pena de já não fazer parte desse núcleo, mas as recordações, as emoções e os sentimentos manter-se-ão sempre.
Tive uma sessão pacifica em contraste com as anteriores que foram bastante violentas mas, efectivamente, são cada vez mais produtivas. Para a semana vamos ter sessões presenciais que já não me agradam tanto. Como tudo muda e as resistências que eu sebti às mudanças da analise e como agora preferi até via skipe. De facto a mente humana é assim mesmo e a criação dos tais caminhos neuronais é fantástica... pela sua permeabilidade, pela sua construção e pela sua energia e capacidade de mudança.
Estou, como disse, tranquilo e com os dias ocupados com eventos, amigos e conhecimentos que vou fazendo e me vão dando uma ideia das diferentes pessoas que existem e que podem ou não fazer alguma diferença na minha vida.
Mas para já vou desfrutando do que surge, do que vou encontrando e sobretudo do que vou tendo e sentindo nestes dias, sempre com um SORRISO presente e cada vez mais com uma calma e uma grande tranquilidade interior.
PS: uma das grandes diferenças que vou sentindo, e bem, é respeitar o respeitar o espaço dos outros e não invadir esse mesmo espaço nem tão pouco levar tudo ao limite e à exaustão e sinto-me feliz por isso mesmo. Um SORRISO especial para todas estas mudanças.




Sem comentários: