quinta-feira, janeiro 07, 2016

Descobertas

A pergunta do dia é: "para que serve a análise e a terapia que estou a fazer ?" .... e as respostas foram surgindo naturalmente e na verdade cada vez mais consigo reflectir e analisar os factos e as situações duma forma mais positiva, consistente e verdadeira.
Ter-se feito luz acerca de algumas situações do passado recente fez-me muitíssimo bem, visto que tenho a sensação de ter ficado mais leve e menos carregado de emoções perturbadoras e de sensações inúteis. 
Hoje respondi a uma série de questões e exteriorizei muitos dados internos que fazem toda a diferença para mim e são duma evidência imensa! Espero que tudo aquilo de que falei e senti seja sentido e seja sobretudo entranhado para que possa efectivamente estar melhor e encarar este presente duma forma mais positiva e gratificante.
Ou seja, passo a passo e com um ritmo mais ou menos lento ou mais rápido, vou alterando comportamentos, compreendendo atitudes, assimilando factos e principalmente usando o pensamento para conseguir estar na vida e de bem comigo mesmo.
Estes processos analíticos têm a característica de serem muito demorados, complexos, sobretudo porque somos nós que temos de encontrar as respostas, de descobrir o que somos e o que queremos e ainda de direccionar o nosso comportamento duma forma positiva, orientada e que nos traga felicidade, bem estar e alegria para viver.
Talvez por isso me sinta agora bem mais tranquilo, calmo e até entusiasmado com alguns aspectos da minha vida presente.... por momentos sei a direcção que quero, os requisitos que pretendo e ainda tenho a certeza do que não quero, que, muitas vezes, é tão ou mais importante do que aquilo que se quer. Ter objectivos, ter prioridades e ainda escolher de acordo com esses critérios é meio caminho andado para se ter uma vida mais certa e correcta.
Infelizmente nem sempre consigo manter esta lucidez e este estado de espírito, mas as com as conclusões a que cheguei hoje, bem como as muitas associações que hoje fiz deram-me uma visão diferente de algumas coisas. 
Para além disso também conheci uma pessoa interessantíssima com quem gostei imenso de falar e de conversar, pelo que também estou a ganhar mais confiança e estima para conseguir encontrar alguém capaz e "digno", bem como em igualdade de circunstâncias de vida, hábitos e interesses. Já chega de disparates, erros, derivações e investimento em causas perdidas.
A amizade, o Amor e os sentimentos não se compram, conquistam-se e mantêm-se duma forma sincera, verdadeira e sentida. 
Essa é uma grande diferença que entranhei e que faz com que o meu SORRISO seja hoje mais luminoso, mais aberto e francamente mais verdadeiro. E sinto-me por causa disso e de estar a caminhar numa compreensão da vida e da minha identidade que me deixa melhor e bastante mais relaxado. Felizmente que tenho aprendido imenso e que estou neste processo de amadurecimento.

Sem comentários: