domingo, janeiro 10, 2016

Momentos (De novo )

Mais uma vez, há alturas desta vida em que tudo se parece compor e resolver duma forma verdadeira, certa e sincera. E sempre que utilizamos o pensamento e a razão esses momentos tornam-se mais especiais e ainda mais se surgirem duma forma expontanea e natural.
Ontem tive o meu curso de culinária, dedicado a sobremesas onde aprendemos imensa coisa mas que, dada a complexidade das confecçoes terá sido talvez o modulo menos conseguido. Agora seguem-se outros cursos e outras "aventuras" gastronómicas.
Seguiu-se uma longa e esclarecedora conversa que teve os seus momentos e em que tentei explicar o que sentia e esclarecer... houve alturas em que me pareceu não ter sido devidamente entendido, tanto mais que houve alterações significativas e muito marcantes na identidade do meu interlocutor. Mais afirmativo, menos tolerante, mas sobretudo mais confiante e em paz consigo próprio, o que, sinceramente, me deixou extremamente contente e seguro de que conseguiu ultrapassar o Cabo das Tormentas da sua insegurança e da sua vida.
Seguiu-se o jantar de anos duma das minhas queridas "sobrinhas" de quem gosto imenso e estava com algum receio desse mesmo jantar por motivos pessoais e afectivos. felizmente que correu muitíssimo bem e sobretudo penso, acho e sinto que pode ter havido uma alteração enorme dentro de mim mesmo na aceitação e na compreensão dos factos.
Sobretudo entranhei que há pessoas que nada têm a ver com o passado, nem devem ser penalizadas por isso mesmo e que, com pensamento e razão não as devemos sobrecarregar de culpas que não têm. Ainda por cima quando transmitem uma energia positiva e têm uma atitude pacifica e tranquilizadora.
Sinto que também passei outra etapa e que, com certas atitudes, também possa ter reforçado os laços que quero manter e ter, porque seria impossível doutra forma. Apenas me sinto confortado por ter tido determinadas atitudes e comportamentos que estão de acordo com o que, neste momento, quero mesmo.
Ou seja, e em resumo, começo a agir mais racional e reflectidamente o que se manifesta positivamente no quotidiano e nas outras pessoas, deixando de estar tão egocentricamente voltado para mim e a olhar para o meu umbigo. Talvez esteja finalmente a amadurecer e a crescer....
Mas sobretudo sinto-me bem comigo próprio, tendo constatado que neste momento posso fazer o que me apetece sem ter de dar satisfações a ninguém e sobretudo sem sentimentos de culpa ou remorsos do que quer que seja, nem estar constantemente a magoar outras pessoas e a provocar situações de falsidade e de grande ambiguidade.
Finalmente e para bem desta realidade que temos, é bom haver um clima distendido e positivo entre todos, tendo tido também a consciência plena de que o meu lugar é o meu lugar e que ninguém o poderá tirar. Este entendimento e esta "nova" percepção faz afastar todos os meus fantasmas e receios que poderia ter e que estavam em consonância com o meu passado e os meus enormes medos de ser preterido e afastado. É possível e desejável a convivência entre todos duma forma civilizada e correcta, sem ter que haver opções ou escolhas.
São momentos como os que temos vivido, aliados a um maior entendimento e reflexão que fazem toda a diferença e que permitem que o nosso SORRISO seja mais luminoso, positivo e verdadeiro em cada dia que passa.
PS: ainda em relação a momentos, o jantar que tive com o meu filhote mais novo foi fantástico, fabuloso e trocámos confidencias muito pessoais e intimas o que me agradou imenso. Ele voltou da terra do desanimo e recuperou da depressão em que estava, encontrando-se agora feliz, animado e sobretudo vivo e cheio de projectos.
Fiquei tão, mas mesmo tão contente



Sem comentários: