sábado, julho 11, 2015

Mudanças

Mais um fim de semana e mais uma etapa nesta "nova" vida... são mudanças a que vou tendo de me habituar e de me adaptar, que me custam principalmente nestes dias em que, durante muito tempo, tinha programas feitos e sobretudo uma "segunda" casa onde me sentia tão bem. É uma perda que tenho de entranhar....
Como sempre estes dias são dias em que tento desanuviar e vou conseguir, porque tenho essa vontade e ainda porque, felizmente vou encontrando as pessoas certas para o fazer. E neste momento penso e sinto que talvez também esteja num bom caminho nesse aspecto e que, se conseguir fechar positivamente a questão da minha mudança de consultório, talvez consiga começar a encarar a vida doutra maneira.
A tal angústia e ansiedade não desapareceu por completo, mas tenho a sensação de estar a começar a habituar-me a viver melhor e mais de acordo com isto tudo, não andando à procura dos objectos externos, mas sim procurando em mim mesmo a calma, a tranquilidade e o silencio de que preciso.
Vou procurando programas novos, caminhos diferentes e espaços alternativos para me esquecer de rotinas anteriores, de espaços antigos e sobretudo doutras vivencias que, provavelmente, nunca mais terei.... neste momento eu próprio já nem sei bem o que quero, como quero e ainda se quero o que quer que seja.
Como tenho dito, a vida tem ciclos, contra ciclos e nunca se pode afirmar NUNCA, mas a verdade é que devemos sempre seguir em frente e sermos verdadeiros, íntegros e ainda não criar as nossas narrativas baseadas em premissas que não são reais nem verdadeiras.
Foi (quase) sempre um grande defeito meu essa mesma criação de factos ou de querer alterar e modificar o que existia, mas neste momento faço um esforço - e nem é muito grande - para aceitar o que é, o que existe e a forma como as pessoas são e vivem.
E tenho tido boas surpresas e cada vez mais me vou apercebendo que muitas vezes quanto menos programamos, melhor sabem os momentos, mais intensas as emoções e as sensações da vida.... deixemo-nos ir e guiar precisamente por estes momentos que nos vão aparecendo e deixando que eles se entranhem e façam o seu percurso.
É evidente que, como seres humanos, a nossa memória é longa e leva-nos muitas vezes onde não queremos, mas também pode ter o lado positivo de nos permitir mudar, perceber o que queremos mudar e o que queremos efectivamente fazer e seguir na certeza absoluta de que não queremos mesmo nada repetir erros ou as mesmas faltas do passado. E isso é, para mim neste momento, uma das minhas prioridades para me deixar mais tranquilo e ainda para poder ter felicidade e dar essa mesma felicidade, visto que temos tudo para o fazer.
Amanhã vou ter o meu encontro mensal de reflexão budista, em Lisboa e que até me tem dado alguma paz interior visto que a crença deste grupo e desta filosofia é que é dentro de nós que está a nossa força e que com a recitação dos mantras e das máximas vamos buscar ao nosso interior a nossa verdadeira identidade e integridade.
Quero acreditar nisso mesmo e ainda que vou ser capaz de conseguir (ainda) de reconstruir a minha vida, de reencontrar-me pessoal e profissionalmente e de talvez encontrar a Paz de espirito de que tanto preciso.
A verdade é que também a mudança profissional vai ser importante, visto que afastar-me daquele meio negativo, daquela constante pressão tremenda e afastar-me de pessoas com pouca formação interna, nenhuma solidariedade e ainda pouca ética profissional me irá certamente fazer muito bem. Acredito e espero mesmo que sim.
Hoje devo ir passear por Sintra e ir até à quinta da Regaleira, um local esotérico, maçónico e cheio de forças ocultas e misteriosas que me apetece rever e revisitar. Vamos ver se também conseguimos apanhar um pouco de sol e de praia neste tempo meio estranho que temos.
Vamos ter um SORRISO interno cheio de felicidade e ainda tentar não nos situarmos onde não devemos mas sim aproveitar o que temos connosco e ao pé de nós e conseguir sobretudo desfrutar disso mesmo e das oportunidades que temos. Esse é o caminho que temos e devemos seguir, porque não adianta nada andar atrás de quimeras e de ilusões que, no final, apenas nos podem negativar e impedir de encontrarmos o nosso caminho e de fazermos o nosso percurso.
Tenhamos um SORRISO verdadeiro, integro e a certeza de que temos tudo para sermos felizes e de fazermos os outros felizes... é a máxima que me devo sempre lembrar e esquecer as minudencias bem como não fazer narrativas baseadas em premissas erradas e sem fundamentos. Também este SORRISO poderá permitir que o tempo corra á sua velocidade e que aprendamos a dar TEMPO ao TEMPO.
Porque cada um de nós tem o seu tempo, a sua velocidade e a sua forma de estar na vida e é nesse respeito e entendimento que temos e devemos basear a nossa vida. E se já passei por tanta coisa, certamente que este é mais um ciclo ou contra ciclo que acaba ou começa. Estejamos atentos....


Sem comentários: