sábado, junho 20, 2015

Sábado

Felizmente parece que está tudo a entrar nos seus eixos, calma e tranquilamente. O "truque" é mesmo deixar passar o tempo e ir gerindo as sensações e os momentos da melhor forma possível.
E, como vou aprendendo, talvez a não programação excessiva dos dias ou dos momentos pode até ser benéfica e trazer-nos surpresas. Não vale mesmo a pena ter grandes expectativas ou narrativas que depois podem e muitas vezes positivamente serem ultrapassadas pela realidade.
O que quero dizer é que neste momento e nesta altura tenho de começar mesmo a sair de alguns registos bem negativos e passar adiante, dando tempo ao tempo e acreditando ainda que as coisas podem acontecer e nunca podemos prever o que se vai passar.
O que interessa mesmo é a realidade que temos, gerir essa mesma realidade e encarar estas grandes e profundas mudanças como algo de positivo e de consistente, seja qual for o resultado no futuro.
Ontem estava bastante debilitado e depois fiquei optimo; fui sair, divertir-me, passar um bom bocado e espairecer, na certeza de que é isso mesmo que devo fazer sem problemas, sem preocupações ou limitações. Temos, devemos seguir em frente.
Hoje tenho um almoço de família e depois vou jantar com o meu filho mais novo que me convidou... amanha estarei com a minha amiga AB e assim se passará mais um fim de semana tranquilo, pacato e felizmente sem grandes alardes nem memórias. Evidentemente que até me poderia apetecer estar num determinado local, mas a vida é a vida e temos de a começar a encarar com realismo.
Nada de narrativas feitas, de medos ou receios, mas sim de optimismo e de confiança no futuro, esperando que consiga manter esta linha de pensamento e de acção. É mais tranquilizadora e pacificadora.
Neste momento o mais preocupante para mim, entre os factos da vida, é a "incapacidade" de ter um sono tranquilo e reparador que me permita acordar bem disposto e com as minhas completas capacidades e integridade para escolher caminhos e ainda perceber o que me tem sido dito de muitas formas. E aceitar isso mesmo...
Mas principalmente tenho de perceber e de entranhar esta realidade existente e com tudo isto que tem acontecido, não tenho tido, muitas vezes, o discernimento suficiente para fazer conveniente e positivamente as coisas. Mas é sempre altura de o fazer e também sei o que devo e posso fazer.
Aliás começo a entender mais coisas e sobretudo a perceber melhor certos factos e realidades e com tudo isso, tenho e devo gerir tudo isto com muito cuidado e atenção para que consiga algo que é extremamente importante para mim e para todos, que é sermos felizes e conseguirmos manter o carinho e a estima existentes entre as pessoas.
Ainda tenho algumas reacções pouco adequadas, mas é tudo uma questão de conseguir dar a volta à minha zona de conforto e perceber que cada pessoa tem a sua individualidade e formas de estar na vida. E ainda e sobretudo dar tempo ao tempo.... sempre foi um dos meus handicaps esta resistência ao tempo e querer tudo para ontem, mas nada é assim e devemos, temos mesmo de respeitar o espaço de cada um e de cada pessoa.
Por isso, está na altura de fazer a grande mudança e de fazer coisas diferentes, mesmo que isso possa implicar mais desconforto ou incomodo ou até passar por outro tipo de soluções, mas é preciso reagir, seguir em frente seja de que forma for e encontrar um caminho. Seja ele qual for e da maneira que for... porque evidentemente tenho sempre muitas coisas dentro de mim e ciclicamente vou pensando em muitas delas.
Mas hoje, neste dia de muito calor, vamos estar com um grande SORRISO em família e tentar centrar-nos no que é importante e realmente vital na vida. E ainda tentarmos encontrar o nosso caminho, a nossa realidade e a nossa vida sem dramatismos ou narrativas desnecessárias. Aprender com a vida e com a realidade é sinal de maturidade e de crescimento. Bem como entender a realidade dos factos e os subentendidos das palavras e dos actos.








Sem comentários: