sexta-feira, junho 05, 2015

Felicidade

Nam-myoho-rengue-kyo ( tenho neste momento da minha vida tudo para ser feliz e fazer os outros felizes) . É uma espécie de mantra diária que tento fazer duas vezes por dia e que faz parte dos ensinamentos duma escola budista japonesa que comecei a frequentar.
Segundo eles, este repetir desta frase, vai buscar ao nosso interior a nossa força e conseguir reforçar o que temos em nós próprios, dando-nos energia, animo e vontade de sermos nós próprios.
Ontem li um texto publicado no FB que me fez pensar e pensar e tornar a pensar duma forma imensa, porque me fez estremecer duma forma tão intensa que quase não me consegui controlar.... egocentricamente e uma vez mais senti que tinha tudo a ver com a actual situação e também uma vez mais fiquei sem saber o que pensar, como pensar e apenas intui e senti uma vez mais a quantidade de erros cometidos e a "insensibilidade" perante factos e situações. Que adorava poder emendar e sobretudo adorava que pudessem acreditar de novo em mim.
Ontem jantava com um amigo de longa data com quem falo imenso e a conversa girou muito à volta de tudo isto, dos erros que cometemos, das oportunidades que perdemos e sobretudo dos objectivos que queremos e dos planos para o futuro.
Quero ser feliz e também e principalmente fazer os outros felizes e em particular uma pessoa, mas, neste momento, apenas sei que nada sei sem ser esta imensa e enorme dúvida acerca da vida, do futuro e das relações entre as pessoas.
Amanhã estou de partida para um destino bem longiguo e distante, completamente fora do que previa há uns tempos e estou ao mesmo tempo expectante acerca do que vou encontrar e ansioso pelo mundo novo que me espera e por outro lado bastante receoso pelo que esta mesma viagem possa significar. E que não é certamente aquilo que eu quero nem desejo neste momento. 
E também já penso no Day after e esse aspecto deixa-me, de certo modo, bastante perturbado e com uma dose de ansiedade qb, se bem que agora e neste momento, perceba cada vez melhor que se nos deixarmos andar, se dermos lugar ao imprevisto e à surpresa de cada momento, certamente que aproveitaremos bem melhor tudo aquilo que a vida nos pode oferecer e dar.
Mas a verdade é que quero ter FÉ e acreditar na vida e que é possível alcançarmos o que queremos ou desejaríamos, desde que tenhamos a humildade de reconhecer os nossos erros, de pedir desculpa pelos mesmos e sobretudo não os repetir. Bem como dar mais e melhor latitude aos outros e a liberdade a que todos temos direito.
Porque será que, muitas vezes, só conseguimos alcançar determinadas conclusões depois de sofrermos um enorme abalo e de ficarmos praticamente destruídos? Porque será que não conseguimos perceber e entender na altura certa tudo aquilo que se passa e dar a volta aquilo que efectivamente queremos e desejamos. 
Neste momento é nisso que mais penso e mais me arrependo, esperando ainda e de qualquer que quero continuar a ter FÉ, esperança e a acreditar que ainda tudo é possível. Sinto-me mais consciente do muito que (não) fiz e do muito que ainda posso fazer e quero fazer, desde que me seja dada essa mesma oportunidade.
Quero que se acredite que estou mesmo diferente, que as minudencias que pareciam tão importantes há um mês ou dois nada significam sem ser isso mesmo, pormenores e bagatelas sem qualquer importância. Tudo se pode resolver num espírito construtivo, interactivo em que cada um tem a sua própria identidade e lugar, sem medos, receios ou dúvidas mas apenas a certeza daquilo que os une e liga. Quero e preciso de acreditar mesmo nisso para conseguir cada vez mais encontrar em mim mesmo a capacidade de fazer os outros felizes e sobretudo dar o espaço, a abertura e a tranquilidade que todos nós merecemos. 
Queria mesmo que tudo isto fizesse sentido e que fosse devidamente compreendido porque as pessoas também aprendem e em momentos tão marcantes conseguem dar saltos qualitativos duma enorme dimensão e profundidade. E eu sei que o estou a conseguir..... apenas preciso da oportunidade para o provar.
Voltando ao tal texto que li ontem, é isso mesmo que sinto.... tempo para perceber o que é realmente importante e dar todo o espaço necessário para que se possam construir relações estáveis, duradouras, credíveis e baseadas na verdade, no Amor e no carinho verdadeiro ente as pessoas. Nam-myoho-rengue-kyo.....
Um grande SORRISO nesta sexta feira em que estou a poucas horas da minha ida, esperando e desejando com todas as minhas forças e todo o meu ser que a mudança seja possível e que consiga reencontrar o que mais quero e desejo neste momento. Tenho de acreditar e sobretudo tenho de ter muita FÉ nisso mesmo.
Espero que tudo ainda seja possível para que consiga fazer os outros feliZes e também ser feliz!

Sem comentários: