quinta-feira, junho 04, 2015

A vida é feita de ciclos que começam, acabam, recomeçam e surgem muitas vezes vindos do nada e para o nada apontam.
Tenho pensado imenso, reflectido ainda mais e sobretudo intuído todos os meus erros, todas as minhas compulsões e a forma completamente errada como agi, reagi e forcei situações que têm a sua explicação mas que são fruto, efectivamente, duma personalidade alterada e com comportamentos pouco saudáveis.
Infelizmente foram precisos momentos como estes que vivo, para me aperceber de muita coisa e saber, ter a certeza de que sou capaz de fazer diferente, de respeitar as pessoas e a sua identidade porque não temos o direito de alterar o que os outros genuinamente são. 
Tenho-me apercebido de factos, de ocorrências, de comportamentos absolutamente estranhos, doentios e patológicos que, ao ter consciência deles , tenho mesmo de os mudar e mais do que isso quero e estou a mudar. 
Parece-me que este percurso que estou a iniciar e que não sei onde vai acabar, tem pelo menos a vantagem de me obrigar a pensar em mim, de ver muitas das minhas falhas e sobretudo de me aperceber que só poderei fazer os outros felizes quando eu próprio estiver feliz, tiver a minha confiança e auto-estima nos níveis certos.
Se tudo isto tiver esse resultado, será então um aspecto positivo... e pelo menos, tenhamos cada vez mais a consciência de que podemos e conseguimos mudar.
Ontem estive a jantar com o meu filho Pedro, que tem sido uma pedra basilar nesta fase e me tem dado um apoio fantástico e uns conselhos ainda melhor. Esta óptimo e numa fase excelente da sua vida para além de ter uma filosofia de vida que, neste momento, invejo bastante e que tento compreender e sobretudo seguir em alguns aspectos que me parecem correctos. E achei imensa piada à radicalidade de algumas das posições dele, que se calhar têm toda a razão de ser.
Estou quase de partida para as minhas férias e começo a ficar entusiasmado, apesar de manter ainda uma certa angústia e ansiedade em relação à viagem, mas também hoje me apercebi na minha sessão de que, para além do nervoso que sempre tenho antes destas grandes viagens, há mais razões para esta apreensão. Mas que tenho de resolver sozinho estes aspectos e sobretudo  ver realidades e não narrativas ou mesmo tomar a nuvem por Juno.
Mas há uma coisa que mantenho que é a FÉ e acreditar naquilo que desejo e quero neste momento, na certeza de que muita coisa será diferente, será ou não noutros moldes mas com confiança, respeito e entendimento ainda acredito que tudo é possível. Tenho apenas de estar preparado para todas as eventualidades da vida e daquilo que consigo dela.
Neste momento, viver um dia de cada vez e conseguir chegar ao fim desse mesmo dia duma forma tranquila, pacata e ainda conseguir ser melhor em cada dia que passa, mais maduro, mais adulto e deixar cada vez mais esta minha "infantilidade" que apenas e tão só me tem prejudicado tanto e tanto.
Sei que cresci, sinto que amadureci e sobretudo sei que a mudança está aí e a crescer em cada dia, pelo que esta espécie de retiro que vou fazer nestes próximos dias bem acompanhado, certamente que me vai reforçar positiva e analiticamente. Estou finalmente a aceitar esta etapa, porque ontem estive mesmo para desistir e não ir. Mas NUNCA mais posso render-me a estes instintos primários e tenho, devo sair desta minha zona de (des)conforto e encontrar-me.
Apenas e tão só assim conseguirei encontrar outras coisas e talvez recuperar o que neste momento não tenho mas, repito, tenho a FÉ de conseguir estar cada vez mais consciente daquilo que quero ser e assim recuperar o que mais desejo neste momento. Mas a vida dá muitas e muitas voltas e também tenho aprendido que, muitas das vezes, o imprevisto, o acaso e aquilo que surge do nada é talvez aquilo que dá verdadeiro sabor à vida.
Vou deixar de tanta programação e aproveitar mais a vida e o dia a dia sem me preocupar tanto com o amanhã porque na vida (quase) tudo tem solução... e não é por termos tudo programado que as coisas são melhores, antes pelo contrário como tenho aprendido.
Sei e sobretudo sinto que todos e cada um de nós se tem de (re)encontrar e de fazer o seu próprio percurso e caminho e apenas e tão só nessa trajectória poderá haver um encontro de sentimentos e de pessoas porque é nisso que neste momento acredito e mais do que isso, quero acreditar porque quero ter essa FÉ.
Como disse a vida tem ciclos e cada dia tem os seus momentos e se hoje estou mais positivo, ontem estava completamente negativo, não sabendo como estarei amanhã ou nos dias seguintes. Apenas espero que com o meu SORRISO conseguir superar cada dia, estar cada vez melhor e acreditar que tudo é possível assim saibamos lidar com os factos, dar espaço e tempo suficiente. 
E ainda acreditar em mim e nas minhas potencialidades e capacidades que, segundo parece, existem e muita gente acredita no que sou e me tem dado provas disso mesmo. Espero estar à altura de tudo isso bem como conseguir levar por diante a minha vida.
PS: tenho ideias, tenho projectos e sobretudo tenho FÉ e acredito ser possível esta mudança e ser completamente diferente o tipo de relacionamento e de modus vivendi. Tenho de acreditar!

Sem comentários: