terça-feira, março 31, 2015

Semana

Páscoa... semana curta, com muita gente de férias e de descanso, a caminho da família ou apenas do descanso e duns dias de descontracção. Nós também vamos ate Sesimbra passar esta temporada.
Adoro estar no consultório nesta calma e relaxamento sem mais ninguém, para além da minha assistente, de mim e dos meus pacientes. É uma tranquilidade, uma ausência de stress e de qualquer tipo de pressão, como deveria ser sempre.
Ontem o meu filho mais velho foi jantar lá a casa; sinto-o em forma, empreendedor, confiante e sobretudo com imensas perspectivas de futuro. Em pouco tempo ja está a subir degraus, etapas e rapidamente a conquistar uma posição importante e merecedora. Para além disso, está empenhada num outro empreendimento que também começa a dar os seus passos e, pelos vistos, parece que está a arrancar bem.
Penso que daqui a pouco tempo estará bastante bem e em plena velocidade de cruzeiro.
Quanto ao mais novo, continua "preso" a uma auditoria em Angola e como já lhe prolongaram o tempo de estadia, está bastante aborrecido. Ontem estivemos a falar os três via Skipe e ainda o conseguimos fazer rir e animar-se. Gostei imenso de os ver bem e a entenderem-se...
Tenho um imenso orgulho nos meus filhos e por isso mesmo quando aparentemente não me acompanham nessa atitude fico aborrecido e reajo negativamente. É a tal história do guião, do argumento e da inflexibilidade em que se anda a trabalhar bastante nas sessões.
Tenho pensado imenso neste assunto e na verdade há muita coisa que encaixa, faz sentido e dá significado a muitas atitudes e reacções da minha parte; o saber enfrentar as frustrações, o saber que nem sempre sou a personagem principal do guião e ainda que por vezes os factos ou acontecimentos podem ser diferentes do que é expectável é mais saudável é normal do que o oposto, bem como saber adaptar-me às mudanças que ocorrem naturalmente na vida das pessoas.
Mas o fundamental é tentarmos ser mesmo felizes e capazes de controlar as nossas emoções, os nossos caminhos e fazermos de cada dia, um dia melhor, mais consciente do que somos e melhor para quem lida connosco no dia a dia.
Quero e preciso deste "novo" conhecimento acerca de mim mesmo e do que sou, bem do que quero ser. Vou tomando consciência da minha pessoa, das minhas limitações, dos meus medos e das grandes ( algumas boas e outras más ) influências que fui tendo ao longo da vida com quase seis décadas de existência.
O Ser Humano é efectivamente complicado é uma máquina complexa e cheia de mecanismos próprios e únicos, sendo cada um de nós uma peça original e exclusiva; por isso mesmo devemos aproveitar o que somos e temos para desfrutar a vida, sempre com um SORRISO cheio de felicidade e bem estar.
Também não devemos ficar encaixados na mesma rotina, na mesma "onda" mas sim tentar perceber o que temos, o que somos e ainda o caminho que devemos seguir para que consigamos ser o que queremos, duma forma positiva e saudável, bem como sermos capazes de construir um dia a dia benéfico para todos os que connosco convivem.
Sempre com um SORRISO cheio e positivo e sempre com a certeza de que não há argumentos ou narrativas imutáveis ou inflexíveis, tendo a obrigação de sermos capazes de lidar com a vida e com as pessoas. No caminho da felicidade e da Mindfulness ( por acaso estou a ler um livro muito giro acerca deste assunto que complementariza o que aprendi no curso que fiz)

Sem comentários: