quinta-feira, março 19, 2015

Dia do Pai

Há alturas da vida em que parece que se dão saltos qualitativos e importantes, por permitirem uma maior tranquilidade, um maior silêncio, aceitação de nós próprios e ainda aquela felicidade que todos queremos ter.
Também é importante guardar na memória estas alturas para mais tarde recordar e sentir, porque naqueles momentos em que estamos mais em baixo ou menos bem, devemos recordar estes "bons" momentos em que conseguimos estar bem, sem ruídos externos.
Hoje achei engraçado o comentário exclamativo do AA a uma constatação que fiz, visto que, neste momento isso é mesmo claro para mim e parecia-me que nunca tínhamos abordado essa minha vertente.
A verdade é que o caminho se faz caminhando e sei, sinto que houve efectivamente uma evolução na minha forma de estar e mesmo na minha forma de agir e de enfrentar o dia a dia que tenho.
Também é verdade que neste caminho iniciado há algum tempo, todos os dias são dias de transformação, evolução e de progressão, havendo contudo alturas em que há maior consciência dessa mesma alteração. Que é positiva, que é benéfica não só para mim mas também para os que me rodeiam. Mas principalmente para mim!
A propósito de relacionamentos ou de "favores" tive uma resposta bastante engraçada em que me  foi dito que ninguém estaria comigo por favor ou por outro motivo que não fosse um grande sentimento de afecto visto que o meu feitio não era, de maneira nenhuma, fácil ou consentâneo com outros sentimentos. E é a verdade nua e crua da realidade!
Para concluir estes aspectos de identidade, confiança e auto estima há uma componente interna muito importante que diz respeito à intimidade existente e, por vezes, à falta dessa mesma intimidade que pode levar a desvios, a falta de diálogo ou a afastamentos indesejados. Gostava que essa faceta fosse reflectida e avaliada, sabendo perfeitamente que há determinados comportamentos que não se podem impor ou obrigar, mas, pelo mesmos, que se tenha consciência da sua importância.
Hoje é dia do Pai e recebi dos meus filhos mensagens muito bonitas, visto que ambos estão algures no mundo. E ambos em trabalho o que me deixa bastante orgulhosos dos filhos que tenho, assim como parece que eles também o estão em relação a mim. Curiosamente iniciei esse tópico com o AA e não referi aquilo que queria; ou seja, nunca tive da parte do meu Pai a constatação de estar orgulhoso comigo, como eu me farto de dizer aos meus filhos. Assim como lhes digo que os amo e que são o motor da minha vida.
São factos da vida e sentimentos de que nunca o meu Pai exteriorizou comigo e certamente que eu precisava disso, para a minha confiança e auto-estima. Mas agora já nada há a fazer senão constatar e aceitar essa lacuna da sua maneira de ser.
Felizmente que consigo dizer aos meus filhos, aos meus amigos e também à pessoa que Amo, os meus sentimentos e até, neste momento, conseguir criar pontes e ter um diálogo bastante profícuo e cuidado nesse sentido. Porque é importante que as pessoas saibam o que sentimos e o que somos....
Pelo dia do Pai, um especial SORRISO a todos os Pais do mundo e em particular ao meu Pai e a mim mesmo por ter feito o que pude para ser um bom Pai e dar aos meus filhos todas as ferramentas possíveis para que possam ter um vida digna, com valores e princípios e com a concretização dos seus sonhos e desejos.
Ainda um SORRISO para que possa continuar a perceber-me cada vez melhor e a guardar as memórias deste bem estar que agora e hoje sinto.

Sem comentários: