sexta-feira, março 06, 2015

Bem Estar

"Don't blame the people, Blame the situation "
Uma grande verdade está contida nesta máxima que, ontem, o meu filho mais velho me ensinou. Muitas vezes não nos devemos queixar das pessoas, mas sim das situações porque efectivamente quando não se ensina ou escolhe as pessoas certas para os lugares essas mesmas pessoas não têm culpa. E se não se empenham e se fazem ao lugar, então tudo fica ainda pior.
Isto a propósito dum atendimento menos conseguido duma empregada do restaurante onde estivemos a jantar que, era evidente, não tinha nem preparação, nem interesse.
Mudando de assunto... A vida pode mudar em segundos e em segundos tudo aquilo que parecia bem fica mal e também o inverso é verdade. Bem como agora estamos vivos, mas daqui a pouco não o sabemos.
Cada vez aprendo mais que tenho que viver o presente duma forma mais descontraída e relaxada, utilizar mais as ferramentas que tenho ao meu dispor e nomeadamente o pensamento para agir em vez de reagir.
Já percebi que essa forma de estar e de agir é bastante mais produtiva e causadora de bem estar e proporcionadora de felicidade que é o que todos nós precisamos. Por acaso, ontem tiraram-me uma foto que mostra uma calma e tranquilidade evidente e que não tinha há uns tempos atrás.
Não reagir a quente, concentrar o foco da atenção no momento  e utilizar algumas técnicas aprendidas no Mindfulness e claro na análise, bem como este "novo" estado de alma é-me particularmente gratificante, se bem que ainda não o consiga pôr sempre em prática. Mas quando o faço, sinto toda a diferença. 
Ontem pode-se dizer que o dia começou bem, teve um interlúdio menos bom e acabou excelentemente. Começou com calma e entendimento, que a pouco e pouco se foi transformando em algo indefinido e causador de mau estar por atitudes menos positivas de quem me acompanha nessa rotina profissional. Nestas alturas o melhor é mesmo não ligar, mas ainda não me consigo desligar completamente. Felizmente que também se ele ter dado conta e alterou um pouco o comportamento.
O dia terminou com um jantar muito tranquilo, bem disposto e descontraído com o meu filho mais velho que, constato com satisfação, está também mais tranquilo, mais pragmático e a aceitar melhor o que a vida lhe proporciona. Sobretudo parece-me que está a compreender o que pode fazer e com projectos interessantes e que, certamente, darão os seus frutos num futuro próximo.
Relaxei no sofá, com o nosso gato que estará cada vez mais adaptado, mas mesmo assim ainda algo assustadiço, a ver o Empire e o Looking. O primeiro relata a história duma discográfica e de todos os factos e acontecimentos relacionados com essa empresa, as suas origens e o seu desenvolvimento. É interessante!
A segunda é uma série que retrata a vida gay em São Francisco, centrada na história de três ou quatro homens à volta dos quais se vão desenrolando os acontecimentos. Tem um lado cômico e uma vertente bastante elucidativa. E sobretudo transmite uma imagem positiva desse mundo e das envolvências  que ocorrem, como em todos os lados e em todos os géneros.
Hoje iniciei o dia no Sams, para depois seguir para o Consultório onde, espero e desejo, os ânimos estejam francamente melhores e mais positivos porque efectivamente com boa vontade e boa disposição tudo se consegue fazer e levar por diante. E tenho uma tarde cheia, se bem que nos dias de hoje nada é garantido porque assim com estão marcados, assim podem desmarcar ou faltar.
Fica um imenso SORRISO cheio de tranquilidade, harmonia e bem estar interno, com a intenção plena de reforçar o mais possível os laços afectivos e consolidar essa frente tão importante para mim.

Sem comentários: