sexta-feira, março 20, 2015

Viagens

Há atitudes e gestos que definem uma pessoa, quer na sua grandeza, quer na sua pequenez e mesquinhez. E na verdade ainda me conseguem surpreender pela negativa por chamadas de atenção tão baixas e inúteis.
Parece que se está constantemente à procura de coisinhas para aborrecer e tentar que a outra pessoa diga ou faça qualquer coisa que não deva ou simplesmente fique mesmo aborrecido. Mas nem uma coisa nem outra porque simplesmente ignorei esses gestos que apenas ficam mal a quem os faz e define exactamente a personagem.
Por aqui vai-se passando o mesmo com uma descoordenação completa e sobretudo uma evidente má vontade com a minha mudança e alteração de situação. Tudo é feito em cima do joelho, sem qualquer programação ou enquadramento lógico pelo que o resultado só pode ser negativo e prejudicial. Mas também me é indiferente.... 
Resolvi que tenho que valorizar o que é mesmo importante e digno de ser retido e ignorar tudo o resto que nem vale sequer o tempo perdido, nem acrescenta seja o que for à nossa vida. Reter as boas memórias e os bons registos naqueles momentos em que, aparentemente, nada parece correr bem, para que assim possamos ter uma âncora e um porto seguro onde nos fixarmos e agarrarmos, para não nos deixarmos arrastar pelas correntes ou tempestades semeadas por outrem. 
Neste momento parece-me que, se todos nós fizéssemos uma análise séria e profunda, lucrar-se-ia imenso porque as pessoas se conheceriam melhor e interagiam doutra forma, sem recorrer a atitudes negativas e depreciativas que apenas demonstram a mesquinhez de quem as toma, como ontem ficou evidente. Até se sujeitam ao ridículo de serem depreciados pelos seus próprios funcionários....
Felizmente que para a semana estaremos uns dias de férias, fora deste ambiente, deste dia a dia e destes pequenos ( e ridículos) factos a que, por vezes, estamos expostos. Preciso desse interregno e sobretudo num sítio que não os mesmos de sempre, porque, para mim, férias ou tempo de lazer tem de ser fora dos nossos locais habituais. Ou a passear por países ou paisagens ou culturas diferentes e que nos tragam uma mais valia.
Já tenho um bom curriculum de viagens, de passeios e de conhecimentos variados que me dão um know-how e uma bagagem razoável. Evidentemente que ainda me falta muito para percorrer e que  talvez não consiga ir a todos os locais aonde gostaria de ir, mas pelo menos vou tentar ir ao máximo de países possível e diversificar o que puder.
Acho que ainda terei muito tempo à minha frente e espero estar em condições de ainda poder viajar bastante, quer em forma física, quer com possibilidades econômicas. Nem sempre se consegue conciliar uma coisa com outra, mas neste momento uma das coisas que me dá prazer é escolher programas de férias, organizar esses mesmos programas e ir escolhendo hotéis, aviões, excursões e tudo o que envolve uma viagem. Bem como uma parte essencial que é a componente gastronômica das viagens.
Adoro mesmo pesquisar tudo o que diz respeito ao destino escolhido e se tudo correr como espero, este ano iremos fazendo ao longo do ano, uns programas engraçados e variados. A começar já para a semana, com a ida a locais onde não vamos há muitos e bons anos e que serão excelentes para descansar, relaxar e usufruir de nós mesmos. É isso é bastante importante e construtivo.
A verdade mesmo é que a vida se faz vivendo e o caminho que escolhemos se faz também caminhando um passo de cada vez, firmes e convictos de que estamos no sentido certo e adequado.  Posso ter dúvidas e muitas interrogações, posso, às vezes, sentir-me desorientado e perdido no meio do nada ou do tudo, mas tenho que confiar em mim e ter a integridade da minha identidade, controlando a minha impulsividade e as minhas compulsões. Felizmente estou a conseguir alterar comportamentos patológicos e a seguir caminhos mais saudáveis e compensadores não só para mim mas também para aqueles que verdadeiramente interessam.
Numa das sessões desta semana, retive algo de muito importante; fixar-me nas boas memórias que tenho e tê-las sempre presentes de modo a conseguir ultrapassar os tais factos e/ou acontecimentos negativos ou destruidores, bem como dar um sentido diferente e mais positivo ao nosso dia a dia e à nossa vida. 
Assim seja sempre com aquele SORRISO que vamos construído cada vez com mais autenticidade e força para que a vida seja aquilo que nós queremos mesmo e desejamos para nós mesmos mas também para todos os que nos rodeiam, nos Amam e estimam. Que a vida mereça ser vivida duma forma saudável, fluente e nos traga a felicidade é tudo aquilo que é importante para o Ser Humano.



Sem comentários: