terça-feira, março 17, 2015

Projecções

Às vezes apetece-me mesmo dar um murro na mesa para que se perceba que os factos ou acontecimentos podem ter diversas explicações e de não ser constantemente acusado das mesmas coisas e de tudo e mais alguma coisa que possa acontecer. E até começo a acreditar parecer haver a vontade de alguém para que as coisas aconteçam,...
Hoje na habitual "conversa" matinal com a AA apareceram factos engraçados e constatações evidentes acerca de várias problemáticas actuais. Ou seja, a vontade (in)consciente de projeção para o exterior das minhas próprias dúvidas ou falências, das minhas resistências ou aparente falta de vontade de mudança. 
Se eu tenho a consciência de que poderei ter bastantes coisas para estar bem, porque teimo em resistir a essa evidência e em querer culpar os outros por factos meus ou não aceitar aquilo que tenho?
Preciso de acreditar em mim, ter confiança e saber mesmo que os comportamentos desviantes ou menos saudáveis são completamente contra- producentes e que não conduzem a nada, até pelo contrário. Acreditando mais em mim, talvez também acredite mais nos outros e principalmente naqueles que me interessam e fazem parte da minha vida e do meu dia a dia.
Só assim é possível que tudo funcione e faça sentido... Não posso estar nesta contradição permanente nem nesta negação constante visto que apenas me faz ficar insatisfeito e não aproveitar o que tenho.
São reminiscências do passado, são influências de toda uma vida vivida desta forma ou são chamadas de atenção permanentes e constantes que eu pareço precisar. Ou seja, determinados comportamentos são elaborados de maneira a que as pessoas se concentrem em mim e me prestem a atenção que eu quero e gosto de ter.
Mas a verdade é que não deveria sentir essa necessidade de ser acarinhado ou querido com estas chamadas de atenção que são condicionantes da minha performance. Sei que, muitas vezes, o meu humor e forma de estar é modificada quando acho que não me prestam a atenção devida. E também sei que é algo que está em mudança e evolução.
Ao ter a consciência desse facto, talvez consiga emendar esse tipo de comportamentos e aceitar que não tenho que ser o centro do mundo, nem as pessoas têm a obrigação de assim procederem. Mas a minha insegurança e o meu medo de não conseguir levam a determinados comportamentos que terei de emendar.
A grande diferença está entre o que se sabe e o que se faz, entre o pensamento racional e consciente e os impulsos do inconsciente, entre ser-se uma criança ou um adulto com a sua maturidade e o seu crescimento eficaz; é algo que devo trabalhar cada vez mais e aceitar os factos como eles são, bem como a realidade que tenho.
E felizmente que tenho muitos motivos para poder ser feliz e estar de bem comigo e por consequência com os outros. Acreditando nas pessoas e nas suas motivações, não querendo negativar quando tudo pode estar bem e positivar quando me parece estar a perder a pessoa ou pessoas. Ou seja, aceitar a realidade duma forma saudável e concreta, sem "filmes" ou projecções inconsequentes e sem a devida ligação à terra. 
Na verdade, as mexidas no nosso mundo interno, no nosso inconsciente é e deverá ser sempre uma incógnita, por muito que se tenha a mania de se perceber ou compreender mas duvido que alguém se consiga analisar a si próprio sem erros ou faltas, visto que apenas com orientação e ajuda se consegue caminhar na identificação dos nossos problemas e na sua resolução. Processo lento, moroso e às vezes bastante sofrido, ainda por cima criando uma dependência muito grande e uma ligação intensa a quem nos faz essa mesma análise. 
Também por isso se tenha, por vezes, sentimentos antagônicos em relação a essa mesma pessoa que desconstroi aquilo que nos parece ser a verdade ou realidade e que depois nós é demonstrado ser diferente ou apenas e tão só fruto das nossas vivências, recalcamentos e frustrações.
É a vida e "apenas" temos que viver com um SORRISo e duma forma positiva, aceitando o que temos, acreditando no que somos e no que temos, porque apenas assim se consegue ser, de alguma forma, feliz e realizado. Assim seja e assim consiga seguir estes pensamentos e está forma de estar mais saudável é positiva.

Sem comentários: