sexta-feira, março 13, 2015

Sorriso

Sexta-feira... não o último dia de trabalho, visto que sábado também é dia de trabalho mas estamos perto de finalizar a semana.
Hoje estou a ler e reler alguns artigos acerca de inlays/onlays para recomeçar a fazer visto que era uma técnica que utilizava bastante e que deixei de o fazer sem motivo nenhum em especial. E quero, preciso de começar a inovar e a fazer coisas diferentes....
Na verdade, sinto que me deixei acomodar um pouco e sinto que está na altura de "abanar" um pouco o status quo e posicionar-me novamente na linha da frente, como sempre fiz no início da minha carreira. De repente e sem motivo aparente, parece-me que deixei de me interessar e de fazer coisas diferentes. Mas esse aspecto vai mudar...
Há assuntos e abordagens de assuntos e conceitos que variam de pessoa para pessoa e nem sempre se consegue atingir o que a(s) outra(s) pessoa(s) querem ou precisam de ouvir ou sobretudo desejam entender e compreender.
Perante perguntas aparentemente simples como qual o grau dos sentimentos existentes ou a definição dos mesmos nem sempre se tem a resposta pretendida ou desejada, mas antes algo enviesado e diferente do esperado, se bem que as atitudes e o modus operandi sejam indicativos dos sentimentos e da interligação que se quer ter.
Pode ser difícil, por vezes, a demonstração dos sentimentos ou a sua consciencialização mas a verdade é que, para mim, é mesmo necessária não só a demonstração prática e real, como a sua verbalização... por medos ou fantasmas antigos, parece ser uma necessário esse reforço verbal e até gestual para que consiga ter a tranquilidade de espírito e de estar.
É por demais evidente para mim e neste momento que tudo está relacionado com os processos analíticos que estamos a fazer e a atravessar, bem como aquela sensação meia estranha que por vezes tenho duma certa divergência de objectivos ou diferença na forma de estar e de se expressar.
Também é verdade que sinto de novo uma certa inutilidade no meu processo analítico visto que parece nada adiantar ou alterar substancial ou visivelmente. Claro que já sei e tenho consciência da morosidade deste processo e da sua lentidão que, muitas vezes, é demasiado para mim.
É algo que tenho vindo a interiorizar e a tentar compreender na sua totalidade, para conseguir prosseguir este caminho e tirar a máxima rentabilidade deste processo em que estou envolvido. Curiosamente hoje não me sinto "assustado ou ameaçado" como me senti nestes últimos dias, talvez pela acção positiva e acolhedora que ontem recebi e tive à noite. Muitas vezes um abraço ou um beijo carinhoso e sentido faz toda a diferença e pode mudar completamente um certo mal estar interior que se possa sentir. 
Por isso e na gênese deste blogue está a importância do SORRISO no convívio entre as pessoas visto que representa um sinal de atenção e de cuidado para com os outros. Recordo ainda hoje o dia e a situação em que tive, pela primeira vez, essa percepção e feedback porque  na verdade também eu necessito, e muito, desses gestos carinhosos e de manifestação de afecto, desses SORRISOS e atenções na altura e momento certos.
Sinto que se estivermos atentos às necessidades de cada um e em especial às dos que nos rodeiam, que estimamos e amamos ( ou gostamos muito ) cada momento tornar-se-à mais fácil e mais positivo, com a consciencialização de que apenas uma interacção positiva e real entre as pessoas pode ter bons resultados.
É sempre com aquele SORRISO que esteve na origem deste blogue que funciona quase apenas como o meu diário e que já vai quase nos 2600 comentários e no seu sétimo ano de existência. Será possível que o tempo passe tão rápido ?? 
PS: espero que consiga cumprir um dos meus objectivos que é de mudar um ínfimo grão de areia nesta engrenagem da vida e do Universo.

Sem comentários: