quarta-feira, março 25, 2015

Aniversário

Mais um aniversário... um dia diferente dos outros e em simultâneo igual a tantos outros. Diferente porque estamos mais velhos e mais avançados na idade, apesar de não me importar muito com esse avanço na medida em que considero que já realizei muito do que queria e ainda mais do que pensava.
Igual aos demais dias porque o fazermos anos não faz com que o mundo gire doutra forma ou doutra maneira, mas sim igual a si mesmo e apenas tentamos fazer diferente do costume.
É um dia em que somos lembrados por muitos; uns duma forma sincera e sentida, outros duma forma esfusiante e outros ainda por dever cumprido, tendo que saber distinguir o trigo do joio. E com o aparecimento do FB as felicitações são mais do que muitas... e sabe sempre bem.
O meu analista diz "divirta-se com a vida" e nesta pequena frase pode estar contido o significado da nossa vida e dos nossos dias. Tenho ainda pensado bastante na questão da narrativa, dos argumentos e das possíveis desilusões ou alegrias relacionadas com esse aspecto, como ainda hoje e agora constatei.
Às vezes "escrevo" um guião que quero que exista e nem sempre a realidade é conforme a isso mesmo, pelo que, caso não se concretize o que pensei, fico ou sinto-me frustrado e insatisfeito, não me apercebendo que apenas posso contar comigo mesmo e com a minha identidade. Nunca conseguirei "controlar" os outros, a sua maneira de agir e de pensar porque é mesmo impossível.
O melhor que tenho a fazer é mesmo viver comigo e para mim, deixando que as coisas corram e fluam normalmente sem expectativas elevadas ou impossíveis. Claro que posso sonhar ou desejar algumas coisas, mas não posso, de forma alguma, ficar frustrado ou triste se essas mesmas coisas não se concretizam ou correm de forma distinta.
Há, nitidamente, uma dificuldade em adaptar-me a certas realidades, bem como a perceber atitudes, gestos e acções deste nosso quotidiano sobretudo das pessoas que me estão próximas e que me são queridas. Penso (quase) sempre que poderia ser diferente e que o esforço para haver uma boa interacção deveria ser conjunto e não apenas da minha parte.
Tenho vindo a constatar que a minha sensibilidade vai aumentando na proporção directa com a minha análise, se bem que, neste momento, me pareça ter mais mecanismos de defesa e sobretudo compreender melhor as ocorrências. Sem me deixar levar pelas frustrações, pelas reacções ou pelas minhas (ex)impulsividades, se bem que tenha plena consciência de falhar muitas das vezes. Sobretudo e principalmente com os que me são mais próximos.
Tudo se prende com as minhas expectativas e a minha vontade de que o "meu" guião seja seguido e o que se passa é que nem sempre pode ser assim, porque cada qual tem a sua identidade e idiossincracia, fazendo muitas vezes o seu próprio caminho e trajecto. Se bem que se possa sempre tentar conciliar as coisas e fazer de modo a que tudo funcione.
Mas hoje, dia 25 de Março, é um dia diferente, nem que não seja por estar de férias e nada ter para fazer sem ser ir passear por este Portugal e esvaziar a cabeça destes últimos tempos e dos sucessivos factos ocorridos. Quero, preciso de relaxar, descansar e fazer com que tudo pareça fazer sentido na certeza de que também terei que fazer um esforço para que assim seja.
Vou tentar divertir-me com a vida e fazer com que essa mesma vida seja a realização dos meus sonhos e dos meus desejos, sendo, contudo, verdade que já não tenho grandes sonhos ou vontade de grandes realizações. Apenas estar bem comigo e com os que Amo e estimo, bem como seguir um caminho de aprendizagem e de realização para encontrar a Felicidade, o bem estar e a harmonia que quero ter dentro de mim.
Com muitas felicidades, aqui fica um SORRISO especial por este meu dia e por ter aqui chegado desta forma mais saudável e silenciosa.
PS: tive uma serigrafia de presente que andava a "namorar" há muito dum jovem que, para mim, tem um enorme talento e um traço lindíssimo e bastante delicado.

Sem comentários: