sexta-feira, janeiro 31, 2014

Morte

Quase em fim de semana, faltando apenas umas horas para o habitual descanso semanal. E esta semana sem trabalho ao sábado.... apenas ginásio, volta pelas lojas, à procura das minhas galochas que tanto quero e jantar de amigos, provavelmente no "Moules & Beer".
Ontem foi um dia tranquilo, pacífico mas bem preenchido, tendo começado pelas dez e pouco da manhã e terminado pelas sete e pouco as consultas, com o habitual compasso de  almoço.
Segui para Lisboa para a minha sessão analítica, ontem especialmente focada na relação analista versus analisado, com a compreensão dessa mesma interacção, bem como a lógica adjacente a esse mesmo facto. Tudo pela aceitação pelo AA do meu pedido de amizade no Facebook. Pensei que não iria aceitar, mas deu-me a explicação que eu também dei a mim mesmo para o abrir aos meus doentes e conhecidos. Quem não deve não teme e tendo já um determinado estatuto e forma de estar na vida, nada temos a temer ou a esconder. Quem gosta, assim continuará e quem não gosta, também nada modificará.
Mas foi uma sessão interessante, na medida em que cada vez mais se aprofunda o nosso conhecimento interno e a nossa inter-relação com os objectos externos vão melhorando e seguindo num bom caminho.
Começo também a ter a noção de que o relacionamento com os outros depende bastante da minha postura e respeito, visto, que, mesmo podendo ser hierarquicamente superior, devemos liderar para mandar e não impor para o fazer e sobretudo devemos dar o exemplo e fazer com que tudo se faça duma maneira correcta e simples.
Tive que ir depois a um velório do Pai do compadre da minha Fernandinha, que faleceu vítima duma série de problemas e que, com 68 anos, terminou a sua missão na terra. O filho e a nora são dos meus relacionamentos há muitos anos e sempre me ajudaram e fizeram parte do meu universo. Aliás ajudaram-me bastante na altura da mudança de casa quando me divorciei em 1999.
Ainda no ultimo sábado estivemos à conversa na consulta, tendo sido referido a operação, o que tinha acontecido e a esperança dum bom desenlace. Mas a vida é assim mesmo e devemos estar preparados para aceitar e integrar a morte.
Sempre tive uma grande dificuldade em lidar com a Morte, não só pela perda da pessoa, mas também e bastante pelo clima negativo, pelo dramatismo envolvente e pela imensa dor existente.
O meu ultimo grande embate foi com o meu Pai, falecido em 16 de Março de 2008, em que o choque e o desgosto foi imenso como comentei e bastante neste blogue. Ainda hoje há uma sentida saudade... sobretudo por tudo aquilo que nunca dissemos, nem falámos!
A única coisa que temos a certeza na vida é que no parto e na morte somos todos iguais e todos nós nascemos e morremos, podendo ou não ter mais mordomias ou qualidade, mas o efeito final será o mesmo... para quem acredita em Deus, será o lugar no Céu e na ressuscitação, enquanto que para outros poderá haver outras vidas e outras aventuras terrenas e outros ainda acreditam que tudo acaba e finaliza com a nossa partida.
Eu acho e penso que o tempo terreno que passamos é demasiado curto para ser apenas e tão só pelo que acredito na eventualidade de haver algum seguimento após a nossa morte física.
Um grande SORRISO para os muito poucos que me lêem e sobretudo uma palavra de coragem e de força para todos os que perdem ou perderem entes queridos e amados. Acredito que enquanto nos lembrarmos dessas pessoas, elas continuarão sempre vivas no nosso espirito e no nosso Universo.

Sem comentários: