segunda-feira, janeiro 06, 2014

Segunda

Nova semana, que se inicia neste dia de Reis.... a vontade para trabalhar continua a ser pouca ou nenhuma! No actual contexto em que me vou sentindo tão isolado e solitário, ainda vou tendo a notícia duma saída que ainda me vai deixar mais sozinho, mas que, infelizmente, compreendo porque continua a haver uma incompreensão e uma falta de discriminação positiva. Que faz toda a diferença....
Não há nada pior do que a indiferença ou o não reconhecimento do que é feito, havendo pessoas que nunca estão satisfeitas ou agradadas com o que se passa, não vendo as suas limitações e até, olhando apenas e tão só para o seu próprio umbigo.
Mas há coisas que nunca poderei alterar e apenas tentar minimizar danos e efeitos colaterais que vão havendo e certamente que assim continuará, visto que é impossível  fazer entender coisas que são por demais evidentes.
Sinto-me perdido neste mundo e neste contexto actual, duma insensibilidade enorme e permanente, com cada qual apenas preocupado com o seu próprio umbigo e necessidades, sem atentar no que o rodeia e liga aos outros.
Desde que tomei consciência real e sentida da minha forma prepotente e (quase) ditatorial de me relacionar com determinadas pessoas, tenho feito um enorme esforço para refrear essas atitudes e tentar perceber que todos têm direito à sua maneira e forma de estar, desde que isso não implique invadir a liberdade do outro.
Estou bastante preocupado com a evolução deste presente que temos, em que parecemos estar num plano inclinado em direcção a um abismo desconhecido e sem se conseguir visualizar seja o que for. Ainda por cima, tendo em conta os factores e as pessoas presentes e em causa que pouco ou nada acham que devem e têm que mudar.
Estou ansioso por recomeçar as minhas sessões analíticas, porque este sentir-me perdido também tem a ver com a falta de orientação e de compreensão mais profunda e orientada. Felizmente que amanhã recomeçamos a nossa terapia e muito tenho para contar, perceber, assimilar e transformar, compreendendo cada vez melhor o significado de que é em nós mesmo que se dá a verdadeira mudança, bem como termos de nos reencontrar para que consigamos transformar e sentir a mudança.
Ontem durante o almoço, verifiquei a existência de laços profundos e de verdadeira Amizade que, felizmente, nós envolvem apesar das distâncias. Sempre tive uma relação especial com a minha irmã mais velha que se tem mantido ao longo de todos estes anos, com a franqueza e a sinceridade familiar que temos. Também o meu sobrinho é uma pessoa muito especial, que na sua maneira reservada, consegue mesmo assim demonstrar a sua estima e carinho por todos. São laços familiares e de Amizade que me orgulho de ter e de manter. Espero e desejo que estes laços se reforcem e que no futuro permaneçam mais sólidos e firmes. Em relação aos sobrinhos que vivem fora, este é aquele que tem o cuidado de fortalecer estes laços, de se deslocar a Portugal e de se mostrar verdadeiramente interessado. São coisas que ficam registadas no coração e nos sentimentos das pessoas.
Felizmente que quando uma janela ou porta se fecha, outras se abrem e nos dão outras perspectivas e ideias para que que, consigamos, manter o nosso SORRISO e coragem para enfrentar cada um destes dias que passa.

Sem comentários: