segunda-feira, janeiro 13, 2014

Pensamentos

Recomeço de semana...   Semana mais curta por não trabalhar na quarta-feira, por causa da minha colega MC ocupar o gabinete com os seus/meus doentes de Ortodoncia. Mas evidentemente que tenho à mesma o meu horário em Lisboa.
O fim de semana passou-se pacatamente, tendo feito o treino no domingo e nada mais se fez até porque lá por casa havia uma preguiçite aguda que, se me faz confusão, tenho que a aceitar... preciso de recorrer bastante ao pensamento e aos "ensinamentos" que vou tendo, na medida em que sinto que, neste momento, estou a fazer um caminho que nem sempre é correspondido da mesma forma. Ou seja, há momentos em que penso dever ser "recompensado" pelos progressos evidentes existentes, com a aceitação de determinadas sugestões e ideias, se bem que é lógico que cada qual tem direito às suas vontades e factos, podendo contudo haver uma tentativa de aproximação de vontades. Nem tudo nem nada, mas um meio termo.
Sei que todos temos direito ao descanso e dai ir buscar ao pensamento e à compreensão dos factos, o entendimento da situação. E ainda não poder estar a impor ou a querer sempre que a minha vontade seja feita.
Estas simples noções devem ser cada vez mais internamente percebidas, para poderem ser entranhadas, fazendo parte do comportamento normal do dia a dia, sem provocar ondas e muito menos tempestades. Mas ainda custa perceber determinadas coisas e adequar a acção ao pensamento, algo a que não estava habituado.
É curioso ter (re)descoberto o prazer em trabalhar; melhor ainda,a entre prazer em planear tratamentos, explicar as hipóteses e interagir da melhor forma com os pacientes. Li no outro dia um artigo dum colega, por acaso presidente do CD da OMD e recém casado com uma grande ex-amiga, no qual salientava a importância da primeira consulta. Nesta consulta não só devemos fazer o diagnóstico e o plano de tratamento, como principalmente cativar a pessoa que temos diante de nós para cumprir o que propomos.
Nem sempre conseguimos criar a empatia necessária e suficiente para termos sucesso, mas, felizmente, na maioria dos casos conseguimos fazer o que propomos e assim levar por diante o plano que idealizamos.
É preciso sobretudo gostarmos do que estamos a fazer, termos a noção de que neste ambiente de crise devemos ser realistas e ainda tentar fazer o nosso melhor e prevenir as situações de risco. Bem como termos um ambiente positivo e luminoso, o que nem sempre se consegue por motivos vários.
No plano interno, da minha aprendizagem e conhecimento, penso que estou num caminho de progresso e de consolidação, pelo que será de continuar nesta rota, para que consiga perceber e compreender cada vez mais e melhor o que sou, como sou e transformar várias das minhas "perturbações" em mais valias e em diferenças evidentes, sem aquele permanente sentimento de culpa e de remorsos que parecia ter (quase) sempre ou que procurava consistemente introduzir no meu comportamento e interligação aos outros e sobretudo aos que mais Amo e Estimo. 
Mas a verdade é que também necessito de afectos, carinhos e de me sentir "recompensado " apesar de saber que tudo se deve fazer sem esperar prémios ou reconhecimentos, mas quem é que não gosta de ser valorizado, nem que seja com um SORRISO sentido e positivo.

  

Sem comentários: