domingo, janeiro 19, 2014

Família

Continua a ser-me extremamente difícil entender alguns comportamentos e factos de cada um, porque colidem com o respeito pelos outros e pela liberdade individual, que é onde precisamente deve começar o respeito em qualquer relação afectiva, familiar ou social.
Quando se pensa ter sempre razão e não se consegue mudar o discurso ou narrativa, nem tão pouco analisar o próprio comportamento, maneira de falar ou agir, então é porque há algo que está profundamente errado, devendo ser analisado e trabalhado.
Sem uma interacção correcta, nem uma alteração de discurso e de registo, nunca se conseguirá seguir outros caminhos, por muita boa vontade existente... felizmente que a realidade se altera e se vai modificando, tendo cada um de nós que perceber e aceitar esse facto. Ainda mais quando se está em pleno processo analítico e de conhecimento interno.
Hoje fomos tomar café com uma "velha" amiga, para darmos apoio, bem como ouvirmos outras versões e histórias, tendo chegado à conclusão que há sempre dois lados da mesma verdade e que ambas podem estar certas, visto que quando se está em rotas de colisão tudo pode ter um fim ou justificação.
De qualquer forma, há determinados limites que não devem ser ultrapassados ou superados, porque são incompreensíveis, desumanos e extremamente injustos para todas as partes, levando a acções e a factos muito lamentáveis. Havendo pontos comuns do que se ouve das partes, chega-se à conclusão que, na verdade, as pessoas não são o que nós sempre pensámos e que, talvez, consigam ter comportamentos anómalos.
Há atitudes que definem por completa uma pessoa e recentemente, envolvendo ainda neste processo, um desses mesmos comportamentos deixou-me com a certeza de que talvez nada ( ou tudo) fosse como me era contado, pelo que resolvi mesmo ouvir a outra parte.
E estou surpreso, confundido, alarmado e até um pouco chocado, na medida em que não conseguiria proceder dessa forma e já tendo havido algumas conversas que me deixaram espantado pela frieza e crueza dos sentimentos, fiquei com sensação de que na verdade nunca conhecemos totalmente as pessoas, mesmo as mais próximas.
Mas é a vida e a realidade que temos é esta mesmo, pelo que devemos seguir em frente com o nosso melhor SORRISO, e com a vontade de sermos o melhor que pudermos e conseguirmos.... vou meditar enquanto faço a minha sesta habitual dos domingos e talvez ainda volte hoje a este blogue.

Sem comentários: